sexta-feira, fevereiro 9

TERRA NOVA

Fotografia " surripiada" . Impressionante! A vista é a que terá alguém numa plataforma de prospecção. Nas minhas viagens por lá, conheci e privei com o capitão de um destes S.V. que fazia estação em St. Johns. Era Americano e estava tão desterrado como eu. Vi muitos filmes ( super 8) que ele fazia, e todos tinham o mar medonho, enorme a que nós fugíamos... Muitas vezes, chegávamos para fugir ai tempo, e lá ia ele, a sair. Força 10, e sempre em frente.

9 comentários:

LisbonGirl disse...

Meu Deus que borrasca!!!!!! estive eu a ler o conto Saga de Sophia de Mello Breyner, hoje de manhã e impressionei-me com as descrições das tempestades em Vig!...
Com mil milhões de flibusteiros, nem Em Perdidos no Mar, do Hergé!...

A VER NAVIOS disse...

Está um osso duro de roer!
Capa rigorosa e tudo bem peado a bordo.
Estes navios são construídos para isto mesmo.

A VER NAVIOS disse...

Olha-me uma falha de máquina ou de leme...
Vai tudo para os anjinhos (paiol grande).

Luis Daniel Vale disse...

Olá,
As ondas podem atingir de facto alturas impressionantes no mar, com as últimas medições científicas a comprovar os 30 metros. Esta fotografia, que tem corrido o mundo, é no entanto uma montagem como se pode ver aqui:
http://www.btinternet.com/~derek.mackay/offshore/images/vessels/vessels01af.htm

O curioso é que está de tal maneira divulgada que já apareceu num artigo científico de um professor física de Harvard...

Luis Daniel Vale disse...

http://www.btinternet.com/~derek.mackay/offshore/images/vessels/vessels01af.htm

Luis Daniel Vale disse...

Resto do link :

/offshore/images/vessels/vessels01af.htm

Luis Daniel Vale disse...

E desculpem os 4 comentários seguidos mas não saía...

Jose Angelo Gomes disse...

É isso. Eu sempre disse que não há mãos que cheguem, quando o temporal aparece. Segurar, equilibrar, andar e outros “......ar” que agora não aparecem, são tarefas dificílimas. As canetas no chão, o livro da secretaria que já apanhamos 3 450 vezes só naquela noite, a caneca do café partida no chão, ao lado da miriade de cacos de plástico do que já foi o pote, também de café; Quem não se lembra? Ainda há tempo para as fotografias bonitas??
Só falta aparecer o super homem, numa destas imagens.
A imagem que me é mais recorrente: - Passarinho a pousar na asa da ponte. Onde é que está a máquina? Procura, agarra, liga, foca, volta atrás e corrige os ASA, que sempre que pegamos na máquina giramos aquele botão estúpido; foca novamente. Agora tem a abertura, procura a agulha; gaita sobe a velocidade; agora baixa a abertura, ok. Foca de novo. Então e o passarinho, onde está??
Era assim, eu tinha uma ZENITH, que fui forçado a comprar na Ex União Soviética ( era uma das fontes de sustento das gentes dos portos, este negócio de maquinas e lentes), com lente de 200 ( entre outras) que dava para umas coisas – poucas. Os parafusos que sustinham o aro onde enroscava(??) a lente, eram pelo menos M5 , e desapertavam-se com as trepidações e sacões do balanço.

garina do mar disse...

por acaso até achei a foto que deu origem a esta (link deixado pelo malheiro do vale) mais impressionante, com o navio a enfiar a proa na onda.. esta acaba por ter tanta informação que perde o impacto que a outra tem pela simplicidade