sexta-feira, fevereiro 23

O BACALHAU

Para dar um empurrão ao João, hoje apetece-me falar do bacalhau; do COZINHADO, claro, que do outro já temos que nos baste. Este que trago comigo, embora necessite de aguas mansas, não demora muito, e precisa de algo que nos barcos normalmente não há: uma frigideira, sertã ( na minha terra) ou equivalente. depois é como segue: 4 - Postas de bacalhau demolhado 4 - Batatas grandes em rodelas 2 – Cebolas em rodelas 4 - Dentes de alho laminados 1 - Folha de louro 2 - dl de Azeite - Farinha, pimenta e salsa picada p.b. 1 – Jorro de vinagre 1 – Colher de sopa de colorau doce Confecção : Passe o bacalhau demolhado por farinha e frite em azeite.Retire e reserve ao calor. No mesmo azeite, aloure a cebola em rodelas, os alhos e a folha de louro. Junte o vinagre, a pimenta e o colorau. Deixe ferver Deite a mistura sobre o bacalhau. Rodeie com as batatas fritas em rodelas grossas. Polvilhe com salsa picada e sirva. Bom apetite. Por cá, creio que o vou experimentar hoje. Com um vinho do FUNDÃO de se lhe tirar o chapéu.

9 comentários:

Eugénio disse...

Ninguém te come(nta) o bacalhau, mas tem bom aspecto. Onde foste buscar a foto?

A VER NAVIOS disse...

Vai ao "Nós e o Mar", vê no post "Os moliceiros" de 14/02/07 o 21º comentário.
Diz calquer coisinha. tem caldeirada de enguias à moda da Murtosa

A VER NAVIOS disse...

Oh Blue, tens de vir cozinhar esse bacalhau a minha casa.
Dou o bacalhau, os temperos e, como não podia faltar o vinho, e do bom!

Jose Angelo Gomes disse...

Ustedes nunca mangiaran una delícia destas outras???
É um bacalhau que se come lá paran o Norte ( Braga e por aí); É nuito bom, apesar dos fritos.

É um pecadito

A VER NAVIOS disse...

Pecar uma vez, a fazer de conta que é inconscientemente, não é pecado.
Com bom azeitinho e um bom binho, atão???
Depois dorme-se a sesta.
Não é pecado.
Há um político famoso portugês, política fora, que sempre disse que todos os dias dorme a sesta.
O que somos nós mais do que ele???

Eugénio disse...

Eu durmo sempre a sesta, quando estou em casa. Não perdoo.
Talvez por isso eu tenha 54 anos e nem sequer cartão do serviço nacional de saúde tenho. E os únicos médicos que conheço são meus amigos que me confidenciam sempre para não me meter com essa classe profissional.
Bacalhau frito em azeite nunca fez mal a ninguém, por isso nem pecado é :)

A VER NAVIOS disse...

Nos meus tempos de embarcadiço, aquela meia horinha depois de almoço, da uma da tarde às três e meia era sagrada!
Bons tempos.
Quando estava em porto, sobretudo no Lobito, e perguntavam por mim, já tinham o cuidado de perguntar se o comandante estava na sua meia horinha de descanso.LOL.!!!

Jose Angelo Gomes disse...

dorminhocos.....

LisbonGirl disse...

Belo bacalhau, sim senhora! Também voto na sesta. Parabéns! É um blog bem interessante!