Esta fotografia estava esquecida, por aqui...
Tem o carro das lanchas, e está fundeado para ir docar, ou vindo de docar.. Não me lembro do ano.
O A Ver Navios ficou de certeza a ver navios
Fotografia de
Luis Miguel Correia
Roidinhos de inveja, os nossos amigos ilhéus, sem delongas ou lengalengas premonitórias, avançam com este ataque ao “ nosso “ Blue Moon I., copiando das suas amuras o tão bonito ( até dói) nome; Mas como sempre, e porque a pressa não é a melhor das companheiras, esqueceram-se do “ I “, transformando este barquito num capado; Sim senhor.
O comité de nomes da IMO já tem uma deliberação pronta para evitar situações como a presente no futuro .
Barca, construção em metal. O maior navio de vela na época ( 1890) e o primeiro 5 mastros.
Sofreu um violento temporal, ao largo da América do Sul, ( Pacifico) tendo a carga corrido e naufragado a seguir.Carregava cerca de 6.000 tons nos seus 110 metros de comprimento por 15 metros de largo, empurrados por 4.700 m2 de velas.
Inevitavel este regresso:
O Torrey Canyon, FOI construído nos USA em 1959, com uma capacidade para carga de 60.000 tons. Foi aumentado no Japão para 120.000 tons (!!) passando a medir cerca de 1.000 pés de comprimento; Quase o mesmo que o Blue Moon, sem gurupés.
Este JUMBOIZING fez com que o Torrey Canyon fosse ( e seja) encarado como o primeiro dos Super tanques .
Em 1967era propriedade da Barracuda Tanker Corp., do grupo Union Oil Co. of California.
A 18 de Março do mesmo ano, enquanto em viagem de Al-Ahmadi, Koweit, para MILFORD HAVEN, no SW do País de Gales, em charter para a British Petroleum , um erro de navegação (??) fez com que embatesse a cerca de 17 nós de velocidade nas denominadas Pollard’s Rocks, rasgando 6 tanques, originando o primeiro desastre ecológico de grandes proporções .A mancha resultante atingiu 700 Km2 , e o navio foi considerado perda total.