domingo, dezembro 31

LUZ DO SAMEIRO

Aconteceu ontem : Naufragou uma embarcação de pesca ao largo da Nazaré. Perderam-se seis homens, seis pescadores marinheiros. Tenho ouvido as noticias com o cuidado que lhes é exigido; Seis homens morreram JUNTO – a 50 metros, dizem – a uma praia da Nazaré. Parece que os populares viram a tragédia, como se de um folhetim da TV se tratasse; Foram morrendo, um a um, até que as AUTORIDADES COM COMPETENCIA se resolvessem, como disse a minha mãe em frente da televisão também ela. E também desde há muito habituada ao luto do mar. Salvou-se um, emigrante, se calhar marinheiro de circunstancia, mas foi mais forte que os outros e de que a morte.
Tenho ainda presente, muito novo e funcionario da ECONAVE, o acompanhamento que se estava a dar a um pedido de socorro de um navio com um trupulante com uma mão decepada, a perder muito sangue e sem outros meios que os do “ medical Chest”. A resposta a este pedido, via Lisboa Rádio ao que julgo , veio atraves do telefone de uma base aérea: O oficial de dia não se encontra. Foi algo no género, mas que me deixou impressionado; Tão impressonado que sempre pedi a Deus, que se tivesse de me acontecer algo, que fosse lá mais para o Norte, onde não havia oficiais de dia de folga, e as despesas estariam com toda a certeza já orçamentadas, e não transformadas em borregos.
Já lá vão perto de 30 anos. E não se aprendeu nada.

8 comentários:

Anónimo disse...

É o Portugal que temos por nossa própria culpa !!!!!

Por sermos de Brandys costumes limatamo-nos a lamentar !!!E tudo continua como dantes !!!
Começa no Café quando a bica vem fria !!!" Estava fria mas deixe lá !!! " No Restaurante "O bife estava mal passado mas deixe lá !!!" etc...etc...
Pra não nos chatearmos vamos sempre colaborando com a IMCOMPETÊNCIA!! Portugal é o País onde há menos reclamões formalmente apresentadas!!!
Ora é exactamente nestes actos tão simples que começa a germinação da aceitação geral da MEDIOCRIDADE que gera esta TOTAL IMCOMPETENCIA NACIONAL.
Infelizmente morreram mais seis homens do Mar á vista de Terra como morreram outros dois nos calhaus de Leça á vista de todos e outros e outros...e vocês sabem poquê???
A culpa é sempre do mexilhão que não estava no telefone pois tinha ido comprar tabaco pro Comandante !!!!
Curiosamente quando há acidentes graves ,duas ou três horas depois aparecem sempre oficiais da Marinha,do Exército,dos Bombeiros,do Governo etc....etc...impecávelmente vestidos garantindo que todos os esforços foram feitos e que tudo funcionou como mandam as NEPF (Não É Pra Funcionar) !!!
Como me arrepia o sofrimento dos que foram ... estraçalhados por dentro...pelo turbilhão da água...pela angustia dos últimos pensamentos nos filhos...pelo último pensamento na mulher... Dá-me vontade de chorar como estes familiares estarão a fazê-lo agora...
E os "comandantes" de todos os Organismos que deviam ter pensado,imaginado,treinado,enfim ter tornado possível este salvamento e todos os outros de que nos iremos lamentar ...apenas assinaram o RELATÓRIO e mandaram abrir o INQUERITO. Enquanto os familiares das vítimas choram,esses "comandantes" desses "organismos" que não funcionam por GERAL IMCOMPETENCIA NACIONAL...lá irão vestidos a rigor para a Festa do Fim de Ano.
Que DEUS guarde os mortos porque os vivos que ficaram ainda têm muito que sofrer até se desenganarem de vez com as falsas promessas de ajuda !!!!

Mas porque é que eu tanto sofro com este País de que tanto gosto ?????

ZURK

Jose Angelo Gomes disse...

Somos de facto o país da bica fria; e do laisser faire, enfim disso tudo o que diz e mais: do LAXISMO, que foi cultivado ( ainda o é ?) e que grassa por todos nós. Mas as coisas não aparecem de repente; deixe-me dar uma ideia do que se passou ( passa???) na minha terra adoptiva, que é Sintra.:
Um vizinho meu, não muito satisfeito com uma obra que estava a ser feita junto à sua casa , decidiu apresentar uma reclamação por escrito à Câmara Municipal; Até aqui, estamos em casa. De seguida, o que a Câmara fez, além de dizer que estava tudo bem, na ordem, aprovado, etc, e que provavelmente o Sr. é que não percebia nada daquilo, foi investigar a vida autárquica deste meu vizinho. Foi maçado, esteve em tribunal, etc.... passou as passas do Algarve, gastou o que não devia, enfim, todo um ror digno de filme.
No meio, quem investigava ( da CMS) repetia para todos ouvirem, que era assim que se fazia - SEMPRE,

Ora aqui está mais uma bica, que a ser servida fria, teria poupado uns bons contos de réis a todos; Ao meu vizinho, e ao erário público, que somos nós que abastecemos.

Mas é claro que tem TODA A RAZÂO, e isto só foi um desabafo.

Eugénio disse...

"Salvou-se um, emigrante, se calhar marinheiro de circunstancia"
... Foi durante 20 anos mergulhador profissional lá pelas Ucraneas, talvez por isso se tenha safado, muita experiência, e muito habituado aos mares menos temperados que os nossos.
Morrer a 100 metros da praia. São os meios que nós, país de marinheiros, temos. Que todos os santos nos valhem de nunca nos suceder o mesmo nas nossas andanças junto à costa. Já que das autoridades marítimas nada vamos esperar.
O meu sincero pesar aos familiares que sofrem.

Raquel Sabino Pereira disse...

E assim começa mais um ano.

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

É uma tradição portuguesa , esta de ver os naufrágios ali mesmo à boca da praia.
O mais mediático destes acidentes, foi a tragédia do vapor PORTO, em Março de 1852, quando o navio encalhou na Pedra do Touro, morrendo os 50 passageiros e 13 dos 24 tripulantes, porque à data não havia Socorros a Náufragos no Douro. Foi preciso morrerem de uma só vez 105 pescadores da Afurada e da Póvoa em Fevereiro de 1892 para que nesse ano fosse criado o REAL INSTITUTO de Socorros a NÁUFRAGOS...

Eugénio disse...

Hoje, no noticiário das 20 horas na SIC ouvi da boca dum funcionário público (Comandante da marinha) defender o seguinte:
- a culpa também é dos pescadores que não souberam dizer exactamente onde tinha corrido o naufrágio.
- a 250 milhas da costa é mais fácil resgatar náufragos, do que a 50 metros da praia.
- que não podiam confiar muito nas rádio-balizas, porque 90% eram alarmes falsos (sic)
Para mim, ele unicamente defendeu a burocracia, e como está bem constituída. Nem sequer defendeu o inquérito que foi aberto, como uma maneira de punir presumíveis culpados, mas sim, que foi aberto um inquérito para se apurar os factos tal qual aconteceram!!!
Ah povo de marinheiros, o que vos espera!!!!!

Anónimo disse...

A todos os que comentaram este fatídico acidente:

Para mim tinha um relatório de não sei quantas páginas a descrever o acontecimento.
Culpas, actuações, prácticas e responsabilidades seriam de todos os lados.
Como seria muito o que haveria para dizer prefiro continuar a falar e pensar sòzinho com os meus botões.
Não quero ser muito duro.
Haja paciência para tanta ignorância.
Os meus mais sentidos e sinceros pêsames às famílias das vítimas, é o mínimo que se pode dizer.
Viva Portugal dos navegadores.

Anónimo disse...

Estou farto de ouvir comentários sobre esta verdadeira tragédia em todos os meios de comunicação social, lidos e ouvidos.
A questão é muito simples e resume-se assim:
LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA.
A PESCA DO "R O B A L O"