terça-feira, janeiro 9

VERA CRUZ - A GRANDE VIAGEM

Imagem da caravela Vera Cruz, em viagem de Aveiro - Ilhavo para Lisboa doca do Espanhol ( sem H). Na imagem , o JFMV ao leme de esparrela, num dos poucos momentos em que se julgava o vento estaria de feição. Logo apos esta fotografia , a tripulação terá reparado que estavam a rumar para Norte ( veja-se a fotografia), e por isso retirado o JFMV do leme de esparrela, que a todo o custo tentava levar a caravela de volta a Ilhavo: É minha, só minha, e muito minha, dizia, numa clara alusão a uma cachopita conhecida.
Fez o resto da viagem amarrado ao mastro grande, a sandes e água.

segunda-feira, janeiro 8

CAIMENTO A RÉ

Limpeza da primavera. MAs que não é fácil......

GUADALQUIVIR

Ia para seguir rio acima até Sevilha,
mas bateu no fundo...... à entrada .

A VERA CRUZ

Todo o pontão vibrou com as noticias: A caravela Vera cruz, que à falta de fotografia apresentamos o seu desenho de projecto, vem aí..... Escuta permanente ao rádio, quartos dobrados, tudom se fez em terra para haver uma recepção condigna; ainda para mais, sabendo que vinham de Ilhavo e Aveiro ( aquela territa lá ao pé) uma duzias de talegos, paraajudar ao governo ; da Vera Cruz, entenda-se.... que ao outro já temos e já sabemos o que é.....
Bom, apesar de tudo, saiu gorada a expectativa, e a caravela conseguiu chegar sem 0ser avistada antes. Do nevoeiro, com toda a certeza.
Perdeu-se a festança.
Já à guiza de finados, deixem-me só descarregar a minha raivinha no culpado: O JFMV pois então, que a meio de um vómitozito mais prolongado, lá engoliu o telemóvel, deixando-nos a todos sem mais noticias do que aquelas que a TV transmitiu: nadinha.
Acabou-se o pigafeta, diziam....

quarta-feira, janeiro 3

LUZ DO SAMEIRO

Inevitavel este regresso:
A Convenção Internacional de Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Convenção SOLAS) obriga a que todos os navios sujeitos a esta Convenção estejam dotados de equipamento GMDSS (Sistema Mundial de Socorro e Segurança Marítima) após de 1 de Fevereiro de 1999. Apesar de não serem navios solas, as embarcações de pesca , estão obrigadas à utilização do sistema selectivo digital.
As autoridades responsáveis pela segurança da navegação e pelas operações de busca e salvamento continuam a ter de garantir a assistência tanto a navios SOLAS como a embarcações não convencionadas, mantendo em operação os dois sistemas de socorro e segurança marítima durante o período de transição.
Apesar de não “estar fresco” nesta matéria, tenho a ideia que o período de transição já terminou, e que neste momento, o sistema digital está implementado; Ora, quer isto dizer que ao ser actuado, o sistema dispara o alarme nas autoridades; Os epirbs, já percebemos todos que o granel está generalizado, pela quantidade de alarmes falsos. Quanto ao VHF – ZONA 1 – a coisa está pior, pois os alcances são curtos e Portugal NÂO DISPÕE do sistema digital. Quer isto dizer, que, na hipótese do mestre do Luz do Sameiro ter levantado a tampinha vermelha e premido a tecla por debaixo, só os navios ao alcance VHF ( nas proximidades, muito próximas) terão escutado o sinal, que deu a posição ( ao contrario da epirb da televisão ) o nome e características da embarcação. Acredito que , dadas as datas , a zona geográfica do acidente, e a altura a que estaria a antena de VHF, o sinal tenha sido perdido.
Não aconteceria se houvesse escuta digital ( 70) no nosso querido país;Dá para perceber porque foi mais fácil o navio a 300 milhas dos Açores ser acompanhado e ter recuperado náufragos, não dá?? Foram navios a fazer a coordenação. Necessariamente. O que está bem, para o largo ( zona 3) mas e para nós como ficamos????

domingo, dezembro 31

LUZ DO SAMEIRO

Aconteceu ontem : Naufragou uma embarcação de pesca ao largo da Nazaré. Perderam-se seis homens, seis pescadores marinheiros. Tenho ouvido as noticias com o cuidado que lhes é exigido; Seis homens morreram JUNTO – a 50 metros, dizem – a uma praia da Nazaré. Parece que os populares viram a tragédia, como se de um folhetim da TV se tratasse; Foram morrendo, um a um, até que as AUTORIDADES COM COMPETENCIA se resolvessem, como disse a minha mãe em frente da televisão também ela. E também desde há muito habituada ao luto do mar. Salvou-se um, emigrante, se calhar marinheiro de circunstancia, mas foi mais forte que os outros e de que a morte.
Tenho ainda presente, muito novo e funcionario da ECONAVE, o acompanhamento que se estava a dar a um pedido de socorro de um navio com um trupulante com uma mão decepada, a perder muito sangue e sem outros meios que os do “ medical Chest”. A resposta a este pedido, via Lisboa Rádio ao que julgo , veio atraves do telefone de uma base aérea: O oficial de dia não se encontra. Foi algo no género, mas que me deixou impressionado; Tão impressonado que sempre pedi a Deus, que se tivesse de me acontecer algo, que fosse lá mais para o Norte, onde não havia oficiais de dia de folga, e as despesas estariam com toda a certeza já orçamentadas, e não transformadas em borregos.
Já lá vão perto de 30 anos. E não se aprendeu nada.

sexta-feira, dezembro 29

LEMBRAM-SE DELE ?

O Torrey Canyon, FOI construído nos USA em 1959, com uma capacidade para carga de 60.000 tons. Foi aumentado no Japão para 120.000 tons (!!) passando a medir cerca de 1.000 pés de comprimento; Quase o mesmo que o Blue Moon, sem gurupés. Este JUMBOIZING fez com que o Torrey Canyon fosse ( e seja) encarado como o primeiro dos Super tanques . Em 1967era propriedade da Barracuda Tanker Corp., do grupo Union Oil Co. of California. A 18 de Março do mesmo ano, enquanto em viagem de Al-Ahmadi, Koweit, para MILFORD HAVEN, no SW do País de Gales, em charter para a British Petroleum , um erro de navegação (??) fez com que embatesse a cerca de 17 nós de velocidade nas denominadas Pollard’s Rocks, rasgando 6 tanques, originando o primeiro desastre ecológico de grandes proporções .A mancha resultante atingiu 700 Km2 , e o navio foi considerado perda total.

CP VALOUR O FINAL

Os últimos momentos do navio a afundar-se , no dia 20 de Setembro , cerca das 2015 horas a 25 milhas a NW do Faial.
Na ultima imagem, segundo os marinheiros , o navio exala o ultimo suspiro; e que é o ar a ser expelido das bolsas do interior pela pressão da água que entra.

E VAMOS ASSIM????

Parece o que é; dificuldades extremas, e muito, muito susto.

quarta-feira, dezembro 20

BALEIA EMPALADA

No navio tinha-se notado uma quebra ligeira na velocidade, sem correspondencia na máquina; continuou-se a viagem até ao porto de destino, onde, à chegada se deparou este quadro. A baleia já estaria morta há algum tempo, aquando do choque. Pesava cerca de 18 tons.
Lembro-e de um pancada forte, a bordo do Hermenegildo Capelo, durante uma viagem de Rotterdam para Cape Town, ( já não recordo em que zona do globo ) que se julga ter sido uma situação proxima desta da fotografia ; à chegada não havia avarias visiveis. Eu estava em baixo, de forma que não dei por nada; Só na rendição do quarto soube.

OLHA-M' ESTE

Creio que temos aqui a razão de haver tanta oposição aos novos submarinos.
Imagine-se isto aqui no rio????
No caso esta-se no mar Baltico.

sexta-feira, dezembro 15

O CAIS DO SODRÉ

Précurem bem, e vejam se se lembram destas imagens do cais do sodré....
E assim passamos os 10 tons ....

sexta-feira, dezembro 8

NÃO FOI CÁ

Estranhamente

SIZE MATTERS

Claro, claro que sim!

MAR DE PROA

Sem palavras....

NURAGHES E MOBY FANTASY

Para que não se pense que os acidentes maritimos são coisas do passado, estas imagens são " fresquinhas" , datando de 24 de Setembro deste ano. A ultima fotografia é do outro navio que chocou.

UNION STAR

Na noite de 19 de Dezembro de 1981, o salva vidas Solomon Browne, foi lançado na tentativa de ajudar o navio Union Star, em dificuldades com o mau tempo. Todos os tripulante do salva vidas morreram na tentativa , bem como os do Uniun Star, somando 16 vidas perdidas.O que restou do Uniun Star vê-se na fotografia.