domingo, junho 25

O REPOUSO FINAL

Inglorio, reconheçamos, mas creio que pouco se poderia fazer; O Capitão Ferreira estava fora de todos os contextos; Era um anacronismo a boiar; Ele e o seu armador, que teimavam em tratar os navios como naves extraterrestres ; Acabou como acabou, no Rio Judeu, esventrado e carcomido; Centenas de marinheirosmpassaram metade das suas vidas entre estas madeiras agora apodrecidas.
Uma ultima observação: Era um navio bom para o mar; Como todos os navios da pesca, tinham excesso de estabilidade ( à semelhança das barcoletas à vela) e por isso daval muito balanço ( rolo) lateral; Aguentava bem o mar, mas metia medo.....

NA PESCA - A ARRIAR LANCHAS

Enviada por Cmdt. João Marques, o João David, pois então, amigo pessoal e colega, tantos anos afastado, mas não esquecido, entretando arribado graças ao BLOGDOBARCO; Aqui o Capitão Ferreira deverá ter chegado a um local de pesca ( pesqueiro) e começou a colocar na água( arriar ) as suas cinco lanchas - todas com um arrais ( mestre) e três pescadores - que com os novos meios de comunicação e de sonda, representavam para os pescadores portugueses um grande salto qualitativo na pesca; Fundamentalmente na sua segurança, isto apesar de se pescar com condições mais degradadas do que com os botes. Todos os navios tinham o seu canal VHF " privado", que era escutado avidamente por TODOS os outros navios, a espera de informações dos varios locais da pesca; Na prática, ninguém admitia, mas todos sabiam a vida de todos; Isto apesar do códigos tão ensaiados entre lanchas e navios.....

sexta-feira, junho 16

CAPITÃO FERREIRA

O Naviozinho,a ser feito e já no bota a baixo; Foram feitos 2 iguais: O Cap. Ferreira e o João Costa, sister ships, como se dizia, e diz....

ANA MARIA

Eram assim, os nossos lugres a navegar, com os seus 40 metros... É uma pena as fotografias que consigo serem tão velhotas; Leva o pano do tempo, de certeza.

quarta-feira, junho 14

A ARTE DE BEM FICAR

É, há que mandar ver o fundo ( se o há), depois

é largar o ferro e preparar a ventilação forçada do interior; Imprescindével em dias de calor; E então com o fogão a trabalhar que nem um doido, nem se fala!!!

De seguida sentamo-nos e esperamos , verificando alguns enfiamentos ou alinhamentos por terra; Convém que estes estejam parados, a bem do descanso futuro.

Com tudo isto feito, só há que descer e pedir para acordar há hora da refeição! Nunca antes, que dá azar.

MATING SEASON

Estas Imagens deram-me que pensar; Dá ideia dos navios estarem enroscados um no outro, não?? É a epoca

terça-feira, junho 13

ALBERTO - O PRIMEIRO

É a primeira Depressão Tropical da época; Cedo, para muitos; A haver pescadores portugueses nos bancos da Terra Nova, já estavam a fazer contas de cabeça, por forma a estar a salvo se a coisa piorasse; O Caminho previsto para este era na mouche! Felizmente para todos , não tem grandes ventos associados. Claro que ainda os pode vir a ter; O combustivel, ( calor e vapor de agua) está lá. Wait and see.

segunda-feira, junho 12

FRANGO À CERVEJA

Creio que já temos uma receita destas; Pelo menos é um prato muito falado ; Pudera! È facilimo de fazer..... Aqui têm os precisos, mais ou menos, na ordem em como entram no tacho, já com o banhinho tomado claro!!!! Frango aos pedaços, as partes(?) que gostarem mais; Por mim venham os peitinhos, que fui desmamado muito cedo! quantidade a olho; Quanto mais melhor.... 1 Embalagem de sopa de cebola da maggi, ou knorr; Isto para 4; Mas dá até 6, ou 8. 1 Cerveja ( ou mais, consoante a que beberem durante o acto) de forma a tapar o dito franguito no tacho. Não convém misturar com outras bebidas, até à hora de por os pézinhos debaixo da mesa; Depois, toda a força avante e fé no criador! 1 embalagem de natas. E a feitura do fulanito é mais ou menos assim: Tacho ao lume, que tenha com um bom pontal, não vá algum balanço mais inusitado ( do cozinheiro, pois claro) atirar borda fora alguma coisa: A seguir deita-se o frango ( com o banhinho tomado, que às vezes vem muito abadalhocado) no tacho; Ajunta-se a cerveja que sobrou; Tem de abrir outra, paciencia! frango tapado ;Mistura-se o caldo de cebola; Nada de sal; Deixar cozer ( é assim que se diz???) em lume brando, para apurar; Quando estiver pronto, juntar as natas e deixar apurar, o tempo de beber outra cerveja; Podem fazer como o Veiguinha, rezar umas ladaínhas e passar por cima do tacho com a lata da dita, mas sempre de oeste para Leste, para empurrar a marzia para terra dentro, Isto acompanha-se com um puré de batata, que se compra congelado, e é só juntar um bocado de leite; Também o há em pó, mas congelado é melhor. Creio que é tudo; Podemos em seguida abrir um bom vinho lá de baixo, das cavernas, e voilá, o frango está pronto! O melhor disto é que não suja muita loiça. Bom apetite

PANDORA

Ali há sempre aquele galear, com o vento do SW. Nada que as barcoletas não façam com alegria; Até se vê.....

BAÍA DE CASCAIS

Com os seus habitantes, na modorra do meio dia;
Os maiores são de arribação; Chegam com os primeiros calores; Depois seguem a rota da mateiga, que, como diz o meu amigo F.Grego, basicamente consiste em colocar um pacote de manteiga em cima de uma mesa e rumar ao Sul; Sempre ao Sul; QUANDO A MANTEIGA COMEÇAR A DERRETAR, está na hora de pôr a proa para Oeste.

PRAIA DA AZARUJINHA

As escadas matavam, ao final de um dia ( manhã) na areia e no mar; Poderia ser uma jóia, mas....

QUANDO O CALOR APERTA, TUDO DESPERTA

Neste sabado, tudo veio para a água, pois o tempinho obrigava; Tiraram-se das garagens barcos e barquinhos, guarda sóis e todos os outros artefactos próprios da época. E vamos que se faz tarde....

O FORTE SALAZAR - S. JOAO DO ESTORIL

sexta-feira, junho 9

A PESCA - 2 CONCEITOS

Por estas alturas pescava-se de 2 formas : De arrasto ou com anzóis ( à linha) e os navios retinham essa denominação - Navios de linha ( S.Ruy e Inacio Cunha) ou de arrasto ( Senhora das Candeias).S. Ruy - 1939 de 61 metros, 1050 tons 15.000 quintais ; Ainda me fez companhia, na Terra Nova. Tinha o Salão de Oficiais mais bonito que se possa imaginar !
Inácio Cunha - 1945 , 53 metros 775 tons e 11.000 quintais; Não era a BOTA DA TROPA que ressalta da fotografia; Eram airosos, sem ser bonitos, este navios.
Senhora das Candeias - O único arrastão deste lote . ( lateral, porque na altura não se fazia mais nada) 1948 , 72 metros, 1-215 tons e 20.000 quintais.
Para se ter uma ideia do que se pescava, em termos médios, por viagem :
Navio de linha: 1387 Tons de peixe
Arrastão lateral : 1774 Tons de peixe
Redes de emalhar: 1192 tons de peixe.
Arrastao de popa: 2426 tons de peixe
Os navios de redes de emalhar, são os navios de linha transformados para as redes e que basicamente consistia em acrescentar um convés por cima do convés anterior, ligando os dois castelos, e criando simultaneamente um piso para colocar as lanchas de pesca e um resguardo para se tratar do peixe ao abrigo do tempo;

LUGRES

O Senhora da Saúde, com 48 metros e 426 tons; 7.000 quintais. O Creoula, 58 metros ,e 670 tons e 9.000 quintais - Um naviozão;

2 EPOCAS - 2 NAVIOS

O lugre ANA MARIA, de 40 metros e 270 toneladas de arqueação. Trazia 5.000 quintais de peixe. O BISSAYA BARRETO, já a motor, com 51 metro de comprido e 712 tons; Veja-se a diferença; Cerca de 11.000 quintais, à descarga.

O LUGRE BACALHOEIRO - ANTES E DEPOIS DA CAMPANHA

Pelas fotografias, muito antigas, percebe-se que numa, está de largada, a reboque. e na outra está a atracar, com uma bateira à popa possivelmente para passar cabos a terra. Lugre com popa de painel, que não sei o nome

terça-feira, maio 30

VARADEIRO IMPOSSIVEL

Barcos de pesca, já de um porte bastante razoável - dá para comparar com o camião ao lado - acabadinhos de atravessar a ponte ; POR CIMA!!

MAU TEMPO EM TERRA

Todos nós conhecemos o género; É sempre bonito por mais revisitado que seja o tema; Lembra-me o cais em Ponta Delgada - Açores, durante as tempestades; O navio reforçava ( e muito ) as amarrações , e por lá ficava, ISOLADO, onde nem carros nem peões conseguiam passar, dada a violência da vaga; A estiva também não trabalhava, claro. E era assim naqueles dias, muito que a modos de molhado.

quarta-feira, maio 24

PORCO DE HONRA ??

Eu sei muito bem como estas coisas são; Nem sempre é fácil, outras vezes nem por isso, e algumas vezes há que não senhor..... Eu sei! Aqui temos uma amostra, de um cadáver recolhido pouco antes de " marchar"; Reparem na embalagem e no aprumo da situação.

quarta-feira, maio 10

O MAR E O MAU TEMPO

Cheias de força, esta imagens não são? Enviadas pelo meu amigo Alberto Hélio. Imaginem o cozinheiro e os tachos..... Ou os tachos e o senhor, que não é o mesmo!