segunda-feira, fevereiro 22

O HIPER CLISTER DO MAR

A União Europeia tem mais mar do que terra e possui a maior superfície marítima do mundo. Tem 1200 portos e a maior frota mercante do mundo. Cerca de 90% do comércio externo e 40% do comércio interno realizam-se por via marítima.




As regiões costeiras, que abrigam 50% da população da União Europeia, representam mais de 40% do seu produto interno bruto (PIB). A economia marítima representa cinco milhões de empregos. Cerca de 5% do PIB provém directamente das indústrias e dos serviços do sector marítimo. Esta percentagem é muito superior se forem tidas em conta as contribuições indirectas de outros sectores, como o turismo.

 
O Grande Clister
 
 
          É com enorme prazer que Portugal recebe, aqui em Lisboa, esta «Conferência Ministerial sobre uma Política Marítima para a União Europeia».
          E permitam-me que comece por sublinhar a particular sensibilidade de Portugal a este tema.
          Em primeiro lugar, pelo seu histórico e reconhecido pioneirismo marítimo.
         Em segundo lugar, pela sua posição geo-estratégica, pela excepcional extensão da sua Zona Económica Exclusiva e pela relevância estratégica das suas duas regiões ultraperiféricas.
        E, em terceiro lugar, pela responsabilidade acrescida de ter instalada na sua Capital a importante Agência Europeia de Segurança Marítima.
        Conscientes da nossa particular identidade e sensibilidade em relação ao mar, aprovámos uma Estratégia Nacional para o Mar e criámos uma Comissão Interministerial que, no quadro da estratégia europeia que estamos a definir, promoverá uma gestão integrada e sustentável da nossa política marítima no plano dos recursos económicos, do conhecimento e da inovação tecnológica, da preservação e da valorização do ecossistema e, finalmente, da segurança.

E cremos que este é o caminho a seguir pela União Europeia


Estes clisteres dão nisto. Pasmem que já apontamos o caminho á UE .
É disto que o meu povo gosta!!!!!!!

1 comentário:

Clube Europeu ESJAL disse...

Este blog está a ficar um caso sério!!!


Entretanto... quando possa passe lá por aquela minha espécie de blog. OK?