Blog da Barcoleta BLUE MOON I, dos seus acontecimentos e da sua tripulação;Também vai servir de Repositório Nacional do Receituário Culinário Embarcado , RNRCE, com a colaboração de todos , espera-se .
quinta-feira, julho 12
O BARRIL
AVERNAVIOS, Não eras tu que dizias que o Barril, para além de outras coisas, se usava para marcar o pesqueiro?? Então aqui o pessoal está a torná-lo mais " manobrável" , será??
Não, não ficou a ver navios. O barril é muito grande e deve estar cheinho de vinho do porto, carregado no Douro com destino ao Brasil. Este navio é de carga e não de pesca. LOL!
Já repararam no tamanho dos copos dos meninos??? Copos de 2 almudes, mais coisa menos coisa... Tive um conhecido, que olhava para os tanques do navio e dizia extasiado: As garrafas de litro haviam todas de ter este tamanho!!!!
Devem estar a pôr o "batoque"(furo), não sei se é assim que se chama, para abastecerem o garrafão. Era cá um aviamento! Esta pipa deve ter sido gamada à carga, depois de vazia, lá foi outra vez para o porão e antes da chegada a porto protesto por suposição de avarias na carga, pois!
Não,o batoque,não era o furo,o batoque era o que tapava o furo da Pipa ou Barril, normalmente era de cortiça mas por vezes tambem era de madeira e forrado com uma "capela",(folha da espiga do milho).Ainda hoje se fazem batoques de cortiça para os pipos e pipas, muitas dessas pipas são e eram fabricados em Esmoriz,perto de Ovar e os batoques na zona de Sta.Maria de Lamas ,Paços de Brandão e Lourosa, os maiores centros mundiais de fabricação de produtos de cortiça.JC.
Mariners are advised that text and photos are the sole property of Blue Moon I. Any use of these pictures and or text without the express permission of the Blue Moon I, is forbidden.
AVISO AOS NAVEGANTES
Avisa-se toda a navegação neste blog que texto e fotografias são propriedade do Blue Moon I, excepto com indicação contrária . Fica restringido o seu uso sem permissão.
8 comentários:
LOL!!!!!! (O Amigo A ver Navios ficou... sem resposta??)
Não, não ficou a ver navios. O barril é muito grande e deve estar cheinho de vinho do porto, carregado no Douro com destino ao Brasil.
Este navio é de carga e não de pesca.
LOL!
Já repararam no tamanho dos copos dos meninos??? Copos de 2 almudes, mais coisa menos coisa...
Tive um conhecido, que olhava para os tanques do navio e dizia extasiado: As garrafas de litro haviam todas de ter este tamanho!!!!
Devem estar a pôr o "batoque"(furo), não sei se é assim que se chama, para abastecerem o garrafão. Era cá um aviamento!
Esta pipa deve ter sido gamada à carga, depois de vazia, lá foi outra vez para o porão e antes da chegada a porto protesto por suposição de avarias na carga, pois!
Não,o batoque,não era o furo,o batoque era o que tapava o furo da Pipa ou Barril, normalmente era de cortiça mas por vezes tambem era de madeira e forrado com uma "capela",(folha da espiga do milho).Ainda hoje se fazem batoques de cortiça para os pipos e pipas, muitas dessas pipas são e eram fabricados em Esmoriz,perto de Ovar e os batoques na zona de Sta.Maria de Lamas ,Paços de Brandão e Lourosa, os maiores centros mundiais de fabricação de produtos de cortiça.JC.
Quando faltam os lápis, vai com o "tinteiro"...
Sede a bordo, nunca . . .
Celta Morgana:
Então como é que se chama aquele furinho pequenino no "painel" só para se tirar um copito?
Era a este que eu me queria referir.
O furinho pequenino é o "espiche"
Enviar um comentário