quinta-feira, março 8

MIGHTY SERVANT 3

6 de Dezembro de 2006.
Comunicado da Docwise Corp. para a imprensa:
Breda, The Netherlands, December 6, 2006
"Earlier this morning, the semi submersible vessel M/V Mighty Servant 3 developed a list and sank after the offloading of the drilling platform GSF Aleutian Key. The vessel is resting at the sea bottom in approx. 62 meters of water.
The drilling platform did not sustain any damage and is underway to its drilling location. All of the 21 crew of the vessel have been taken of the vessel and are on their way to the Port of Luanda on board of one of the supporting vessels on stand by during the offloading. The 83 crew of the drilling platform were all safely on board the drilling platform at the moment of the incident.
The vessel is approximately one mile off the North Angolan coast and very close to the entrance of the port of Luanda.
Local authorities have been informed and are assisting in the response effort. The cause of the incident is not known at this time, but is being investigated. The 27,720 dwt. vessel is Dutch flagged and sails with a combination of Dutch and Filipino crew. Families of the crew members have been informed. Crew members will be repatriated to their home destinations as soon as possible."
Dockwise Corp.

sexta-feira, março 2

DO PRINCIPE AO ULTIMO PORTO

Ainda deu tempo para as fotografias da praxe. A ponte abre e fecha, e o passeio para abrir os apetites.
BOA VIAGEM, Rafael, que seja uma boa viagem

RAFAEL SILVA ARMADOR CAPITÃO

Levados pela conversa, atravessamos a ponte móvel que abriu par nós....
Depois lá fomos ao Ultimo Porto, lugar que esperamos nunca o seja.
O Rafael é rapaz para não se envergonhar defronte de umas iscas bem condimentadas.
Nós não parámos.
Ficou-me a preocupação de não ter visto a COZINHA DO NAVIO. Como é que ele quer ir a CASCAIS sem cozinha????

A VIAGEM DO PRINCIPE

Hoje tinha agendada uma reunião de trabalho em Lisboa - by- the- sea. Como sempre, tentei levá-la para junto do rio, tentando assim acalmar a alma com as diabruras do coração; E assim se fez: à hora ( com a atraso académico de 10 minutitos), lá estava o meu interlocutor preparado para a altercação; Por outro lado, eu contava já o tais minutitos em amena cavaqueira com o Rafael Silva, e deliciava-me com uma visita ao navio, passando pela ponte, camarotes e salões. E foi o que me valeu, o que vi até ali.... Não é que o meu encontro era com, imagine-se, um amigo de escola do Rafael, que me confessava: Eu conheço este gajo!!!! Bom ficou a reunião para trás, que eles ignoraram-me completamente

SIGA A MARINHA

Dá que pensar: Mais de 90 % do trafego de mercadorias, a nível mundial, é feito por navios. Mais de 40 % do trafego comunitário de mercadorias é feito por navios. Mais de 40% da tonelagem mundial é controlada por armadores Europeus. Cerca de 5% , é o que representa o sector no P.I.B. Europeu. 30% das tripulações são Filipinas 10 % dos oficiais de mar são Filipinos Sómente 30 % dos navios Europeus, tem uma única nacionalidade a bordo.

quarta-feira, fevereiro 28

sexta-feira, fevereiro 23

O BACALHAU

Para dar um empurrão ao João, hoje apetece-me falar do bacalhau; do COZINHADO, claro, que do outro já temos que nos baste. Este que trago comigo, embora necessite de aguas mansas, não demora muito, e precisa de algo que nos barcos normalmente não há: uma frigideira, sertã ( na minha terra) ou equivalente. depois é como segue: 4 - Postas de bacalhau demolhado 4 - Batatas grandes em rodelas 2 – Cebolas em rodelas 4 - Dentes de alho laminados 1 - Folha de louro 2 - dl de Azeite - Farinha, pimenta e salsa picada p.b. 1 – Jorro de vinagre 1 – Colher de sopa de colorau doce Confecção : Passe o bacalhau demolhado por farinha e frite em azeite.Retire e reserve ao calor. No mesmo azeite, aloure a cebola em rodelas, os alhos e a folha de louro. Junte o vinagre, a pimenta e o colorau. Deixe ferver Deite a mistura sobre o bacalhau. Rodeie com as batatas fritas em rodelas grossas. Polvilhe com salsa picada e sirva. Bom apetite. Por cá, creio que o vou experimentar hoje. Com um vinho do FUNDÃO de se lhe tirar o chapéu.

A PONTE DA MALHADA

Não podia deixar de me associar à homenagem, singela, á dita ponte , e mostrar com a vi da ultima vez em 180606.

quinta-feira, fevereiro 22

GALLANT LADY

É mais do que certo que se refugiou aqui para escapar à forte ondulação que é esperada para a nossa costa;
Pinas coladas e daiquiris em Alcantara -by- the- sea! Olari ló lelas.
Dourados na proa.

quarta-feira, fevereiro 21

TYPHOON FAVIO

É uma depressão Tropical, que dá origem a estes fenómenos destruidores ; Este, que nesta zona do globo fica com o nome de tufão, vai a " navegar" a ENE, para terra portanto, e vai-se encaixar na zona da BEIRA, bastante mais fraco do que se apresenta hoje, espera-se : ventos de 125 nós , rajadas de 150 a 175 nós, e levanta mares de perto de 12 metros.
Muito de tudo, portanto. Antecipam-se umas sandoxas para quem navega na zona...

segunda-feira, fevereiro 19

O MAR - VISTO DE TERRA

São muito poucos os marinheiros que conheci que não gostassem de olhar o mar; muitos até afirmavam que era muito bonito, o mar. Embora alguns acrescentassem :
- Visto de terra.....
Imagem da Praia Grande, proximo do local de encalhe do navio ANGRA.
De facto à porta do restaurante com o mesmo nome....
Lá se foi o romantismo!!!!!

sábado, fevereiro 17

CARRARIA

Esta vida de marinheiro..... Trá lará lará lará....
Do nosso incansável amigo Eng. Batel, estas imagens

O BEIJO

Associando-se ao espirito festivo dos outros blogs com esta imagem de “ beijo envergonhado “, o Blue Moon deseja as maiores realizações ao Ships and Sea, que tantos e tão bons momentos nos vem oferecendo. Falta talvez um pouco de champã, e um porquito, não era, para a coisa se compor.... Será que posso deixar a ideia no ar?????

quarta-feira, fevereiro 14

O " SON OF A TOWN HALL"

Navio feito a partir de tudo o que possamos imaginar, e mais essas que pensou agora.
Com 50 pézes de comprimento e 12 de largura ( boca), cala 1,6 pézes ou 6, consoante tem uma prancha metida na água ou não; Navega, ou faz por isso; inafundável , graças á muita quantidade de espuma de poliuretano que possue.
Navegou dos USA ( Maine) para a terra Nova em 41 dias, e depois durante 60 dias até atravessar o Atlantico Norte, tendo aterrado em Castletownbere.
Daí passou para França e mais tarde, através do sistema de canais interiores ( UMA MARAVILHA; ABOLUTAMENTE A VER) chegou ao Mediterraneo.
Em Janeiro de 2005, õs proprietários tentavam oferecer o navio (?), em vão.
Estava na ocasião no Mediterraneo, França.

segunda-feira, fevereiro 12

LIMPEZA

Não, não é só o convés a andar limpo. Também se limpam camarotes e outras areas da tripulação.
A separação das peças é fundamental, para uma limpeza a fundo.
O meu compadre , hoje em águas mais calmas, na pilotagem da barra de Lisboa, vai gostar de ver. Parece o camarote do Navegante.

DE LADO

Esta fotografia do Sr.J.J.Pronk, revela sem a espectularidade do que aqui tem aparecido, algo que os marinheiros vivem no seu dia a dia: O desconforto do balanço, mesmo quando o tempo não é muito mau. Algumas vezes, até bom.... Neste caso, parece que há vento

domingo, fevereiro 11

A ESCUNA MÁGICA

Ou como como o sal faz falta .... à vida Esta escuna, que aqui aparece deitada, ia carregada de sal até embater num outtro navio, causando o seu afundamento, ao largo da costa da Carolina do Norte. Nada de novo. O bonito foi que a escuna re-apareceu a flutuar passados uns dias, permitindo a sua recuperação. O sal tinha-se dissolvido, sendo esta uma das razões porque a água do mar ( e o bacalhau do João) são tão salgados. Bom domingo

sábado, fevereiro 10

A TEMPESTADE PERFEITA

Perfeitamente! Mas já não digo nada..... Mesmo estando com o vento nas costas, devia haver mais poalho.....