quarta-feira, novembro 30

O CAPITÂO FERREIRA

Do meu compadre, globe-trotter de serviço e arejador de sotãos neste caso, esta bela fotografia de um verdadeiro navio bacalhoeiro, acabado de chegar, - ou a preparar-se para sair - e atracado na Rocha de Conde de Óbidos, lugar dos paquetes, claro.....
Repararam que a maré está a encher???
Eu sou o 4º a contar da esquerda.

segunda-feira, novembro 28

O EMERDÁRIO

Pois é, Também temos este emissário para o rio; A boia marca o poiso do dito. Fica na ribeira de Barcarena, em Caxias.

domingo, novembro 27

CAPITÃO GANCHO

É dificil passar despercebido, apesar de muito moderno por baixo, por cima é o que é - Brigue, creio eu; Não é escuna porque o mastro de ré..... Já sabem

A PILOTEIRA

Na sua azáfama, sempre no vai vem dos Pilotos, aqui a Ponta do Salmodo a planar; Pena é que faça tanta aguagem

A GUARDA

A luz ao fim do dia. Não há palavras

A VER O RIO

Este é o novo ex-libris de Lisboa; Dá para ver agua em180 graus! Ha por ali bocados que parece do Gaudi, mas não ( creio eu)

PINTADA DE FRESCO

Lisboa engalanou-se, só para nos receber; Saudades com certeza.

Viagem de Cascais para Lisboa

Estava Só com o Xaninha, ( O Afonso baldou-se em grande, a contas com uma constipaçãozita de nada e uma grande dose de sorna) de forma que tinha o tempo todo do mundo e assim, tentámos sempre vir à vela- Muito rizados, que os aguaceiros eram fortes , com muito vento e muito granizo ( Saraivada, para os intimos); Tivemos a companhia durante alguns tempos deste pescadores, - e de um outro veleiro que fez as coisas de outra maneira; Vestiu-se a roupa de inverno ao Blue Moon e assim se veio.

terça-feira, novembro 22

A MAQUINA DE LAVAR

Esta é , meus amigos, a máquina de lavar roupa do Blue MoonI;Pronto, já está !! Tive sempre algum rebuço em falar destas coisas intimas, mas, perante a evidencia esmagadorada fotografia e do texto junto, NÃO, NÃO SOU O ÚNICO..... Ah, a operadora não é nossa, claro!! A senhora do texto, ( presumo eu , não é maldade) diz que aquece sempre a agua para as lavagens, o que julgo ser melhor; Mas como ainda não cheguei a esse capítulo, das cores, conservação, lexivias e afins, lavava sempre tudo a uso e com agua fria; A Agua do mar não resulta, apeasar dos nossos melhores esforços; Agora cuecames e tixârtes, ficava tudo do melhor.... Pode até lavar à noite para vestir de manhã..... E a água residual, (pouca, que é uma das vantagens desta lavadora) sempre dá para lavar outras partes necessitadas, tais como as mãos, os pés.....

quinta-feira, novembro 17

CASCAIS - O INICIO

Estavamos ainda longe de pensar o que teriamos de suportar - Aquele mar enorme, mar oceano, com 46 cms de altura, que destroçava tudo onde tocava, aquele ventão de tantos e tantos nozes, que nos levou quase a Marrocos, -só com bilhete de ida. Amanhã, vamos repor o estado normal, isto é, o Blue Moon vai para Lisboa, com a maré; Devo ir a motor, vou meter gasóleo, que o que anda no deposito ainda não o paguei ao Veiguinha.....

O FINO III

Sai um fino, prá mesa 12; Tremoços e azeitonas em pires separados, c'o cliente é fino.... O Orgulho de um armador meu amigo, que se derrete a olhar para o seu mais que tudo.... Bons ventos Zé

Catering - Black Pearl

PIZA HUT - A qualidade do catering; Não julguem pela fotografia, que as caixas ficam sempre mal, mas o conjunto é por demais agradável.

PDC Pirata das Caraíbas - Black Pearl

Fiquei ontem a saber o que se passou VERDADEIRAMENTE no fatídico sábado dia 12 de S. Martinho, e acreditem, que até me sinto mal, só de pensar nisso.... Não é que eu, na fúria cega dos sentimentos (trambolhão, alma amassada) me fartei de lamuriar, não pensando sequer que as coisas também podiam estar más para mais alguém?? Pois, eu conto: Afinal não foi só o BLUIE MOON a levar com o vento... o Pirates of the Caribbean, também, e o Movistar, quiçá outros mais, que por vergonha não dizem nada..... Telefonou-me ontem um amigo –(Batelzinho ,só para mim) a dizer que o “ Pirates of the Caribbean ” estaria em Cascais; Mas tu tás lóco, ó eng., ou andas a comer caldeiradas a mais....? Esses devem estar a chegar às Canárias, quiçá Cabo Verde. Afinal é Humano pensar que eles andem um bocadinho mais que o Blue Moon I.... Mas não querem lá ver que não, não senhor, não andam?!! Então não é que no Sábado EU já estava em Cascais, muito primeiro que eles.... ANDO MAIS, ando, cheguei PRIMEIRO. Bom, mas esses pobres coitados marítimos, nossos colegas, mas da divisão norte, estavam mesmo em Cascais, não a banhos, mas arribados. O PAUL CAYARD até veio a Albarraque para me pedir uns conselhos, mas eu não estava, e ele teve que ir embora triste, coitado, pagou um dinheirão de taxi.... É claro que com estes acontecimentos todos, apetece-me perguntar: - Será que também eles não embarcaram cozinheiro???? Como diria o amigo gallego do meu amigo de Aveiro João Veiguinha, no mais belo linguajar, fiúxa-xx!!!!!!!

segunda-feira, novembro 14

COVILHÃ - INVERNO 2005

Já é Oficial! O Inverno chegou pintou-se de branco . Do globe trotter de serviço, o Zé Pais, aqui esta imagem da serra, com o cuturuto caiado.

PREVER OS TEMPOS

Passavam-se horas com este papelito em frente a nós, com o radio ligado e um lápis para anotar, em cada zona o estado do tempo e do mar; A partir daí já se podia decidir por onde ir ( isto claro, nos navios pequenos); Não era esta exactamente a que eu usava, visto não ter o mar do norte, que era por onde se andava mais; Mar de Irlanda, Fastnet, hébridas, etc,... Quando tocava para o torto, era uma xatice.... muitas vezes de capa, outras se dava para fugir, lá se ia.... Mas gostei de lembrar.... weather bulletin for Metarea 2, Meteo-France,Toulouse, Monday 14 November 2005 at 09 UTC. - Wind speed in Beaufort scale - sea : total significant -- please be aware, wind gusts can be a further 40 percent strongerthan the averages given here, and maximum waves may be up to twicethe significant height. Part 1 : warning : 509 Part 2 : general synopsis, Monday 14 at 00 UTC Low 1006 near Gibraltar slowly moving northeastward towards westMediterranean basin.Trough with cold front from 50n41w to 40n45w moving northeastward,reaching west of Faraday and Altair later.High 1037 near 46n24w slowly drifting south and weakening, expected1031 43n25w by 15/12utc. Associated ridge extended toward Britishisles, drifting south and weakening. ITCZ axis is centered along 7n12w 8n21w 4n39w. Part 3 : area forecasts to Tuesday 15 at 12 UTC Faraday, Altair :in west : south 4 to 6 occasionally 7, veering mainly southwesterly3 to 5 later.In east : variable clockwise 3 to 5.Moderate or rough temporarily very rough in northwest. Rain in westlater. Romeo :northeast 3 to 5 locally 6 in extreme southeast, backing northwest3 or 4 from north later. Moderate or rough decreasing. Charcot, Josephine :north or northeast 5 to 7 temporarily 8 in east at first,decreasing 4 to 6 in west later. Gusts. Rough or very roughtemporarily high in east at first. Showers locally thundery in eastJosephine. Acores :in west : easterly 3 or 4.In east : northeast 4 or 5.Moderate locally rough in east. Irving :northeast 4 or 5. Moderate locally rough in east. Madeira :northerly 3 to 5 temporarily 6 in extreme northeast. Rough locallyvery rough in northeast. Showers. Pazenn :northeast 4 to 6 temporarily 7 in south, backing northwest 3 or 4from north later. Moderate or rough decreasing but temporarily veryrough in south. Scattered showers. Iroise, Yeu : northeast 4 to 6, decreasing 4 or 5 soon then backingnorthwesterly 3 or 4 later. Moderate or rough decreasing. Rain ordrizzle at end. Rochebonne, cantabrico :northeast 4 or 5 temporarily 6 today. Gusts. Moderate or roughdecreasing but temporarily very rough in west. Rain or showers incantabrico Finisterre :northeast 6 to 8 occasionally 9 in south and near cape, decreasing6 or 7 later. Gusts. Rough or very rough decreasing but temporarilyhigh at first. Rain or showers. Porto :north or northeast 4 to 6 locally 7 in north. Gusts. Rough or veryrough. Rain or showers locally thundery. Sao Vicente :northerly 4 to 6, decreasing 3 to 5 soon then backing northwesterlylater. Severe gusts. Rough or very rough decreasing. Rain orshowers locally thundery. Cadiz :cyclonic 3 to 5, becoming northwest 3 or 4 later. Severe gusts.Slight or moderate. Rain or showers locally thundery. Gibraltar Strait :southwesterly 2 to 4, veering westerly 3 to 5 later. Severe gusts.Slight. Rain or showers locally thundery. Casablanca, Agadir :northwest 4 to 6, decreasing 3 to 5 soon then backing southwesterly2 to 4 later. Gusts. Rough or very rough decreasing. Rain orshowers locally thundery. Meteor :northeast 4 or 5. Locally rough in northerly swell. Isolatedshowers.Canarias :north or northeast 3 or 4. Locally rough in northerly swell.Isolated showers.Tarfaya :northwesterly 2 to 4. Moderate or rough in northerly swell.Cape Verde :east or northeast 3 to 5. Locally rough. Thundersqualls with severegusts, mainly in far southeast.Cap Blanc :north or northeast 2 to 4, occasionally 5 near cape Blanc.Moderate. Cap Timiris :north or northeast 4 to 6. Locally rough in south. Locallythundersqualls with severe gusts.Sierra Leone :east or northeast 4 to 6, locally variable 2 to 4 in far southeast.Moderate or rough. Frequent thundersqualls with severe or violentgusts. Gulf of Guinea :mainly southerly 2 to 4. Slight or moderate. Locally thundersquallswith severe or violent gusts.Pointe Noire :southeast 3 to 5, locally southerly 2 to 4 in east. Moderate.Locally thundersqualls with gusts near coasts.
Part 4 : outlook for next 24 hours : No gale expected.Strong southwest flow in west Faraday.=

TROFÉU S.MARTINHO/LINDLEY - CASCAIS,

Desde o inicio que eu tinha uns maus presságios com esta regata; Muito principalmente pela falta de um cozinheiro.... De facto, foi ( ou seria) a primeira vez que faço uma regata sem cozinheiro embarcado. Mas comecemos pelo principio:
Sexta feira à tarde, bem à tarde, às 1630 sharp, fui buscar o Afonso à escola, em Cascais, e daí, directo a Lisboa, à Doca do Espanhol foi um pulinho de 30 minutos; Despachamos o toldo , amarrações e bote em 15 minutos, e ei-nos no meio do rio, com um ventinho que apetecia; Vela grande no ar ( um trabalhão, porque tem reguas completas), genoa a esparair, motor em baixo e aí vamos nós a apanhar o resto da vazante. Infelizmente, foi sol de muito pouca dura, pois, e irónicamente, após contactar o controle de Lisboa ( vhf 74) , o vento esmaiceu ( é assim que se diz??) e tive de recorrer ao bom volvo de 3 cilindros, fumarento mas sempre fiel, para chegar a Cascais às 2030, pela Barra Norte, com o enfiamento da Guia e Sta marta bem visivel, 285º verdadeiros... Até que não estava frio, e navegar de noite é sempre um prazer redobrado, apesar de tão perto da costa, a iluminação dar para ler o jornal ao leme ( quase....)
Depois foi a cenaça do costume ,recepção fechada, vhf ninguém atende, e recurso ao telemóvel para marcar alguém que nos atenda. Amarrados ao cais de espera, há que voltar a lisboa e trazer o carro, coisa que foi feita na hora a seguir e que deu para estar em casa de volta dfas castanhas às 2145, com a patroa a olhar para nós ( o Afonso e eu) de lado.
No outro dia , sábado, levantar cedo e arrancar cedo para a marina, pois havia o compromisso com a marinheiro de sair do cais de recepção `as 0900; E de facto, eram 1030 e chegámos a Cascais, que isso de puxar por alguém de 12 anos a um sábado não é pera doce....
Enfim , após estes e outros preparativos, e com uma sandocha a ajudar, lá saímos para o mar, sem cozinheiro, como já disse; O Blue Moon I, apesar da sua graciosidade, não deixa de ser uma barcoleta pesadita, com uma vela grande muito grande, e muito trabalhosa; Nos procedimentos da largada, decidi colocar 2 risos na grande, pois o vento já era de 25 nozes; Enfim, ao minuto aproximamo-nos da linha de largada, directos para a boia de desmarque, e tentámos o que me pareceu melhor, que era passar muito próximo do barco da Comissão de Regata, para assim fazer o minimo de piscinas até a bendita da bóia; Eis senão quando, vindo de um outro planeta, aparece-me um Ketch (up) , a fazer praticamente o mesmo, só com a variante de nos apertar comtra o barco da C.R.; Genoa e grande mais caçadas, gritos ao Afonso para o leme - Orça, orça, aguenta que passamos, e coisas do género , na mais pura tradição marinheira, e que podem ser TODAS aqui ditas , ( para não ferir a (o) nossa (o) anónima (o) ); Mas o que aconteceu foi o Sr. Afonso ceder à pressão, e arribar a toda a força, tendo mesmo assim eu que abrir o pano ( genoa) para se passar ( demasiadamente próximo) o barco da C.R. por fora da linha.
Nestas andanças, a arribadela deu para o grosso, passou a viranço forte, levei com o carro e com o moitão do dito na carro, ( foi um belo murro) que me atirou para o lado contrário com toda a força para cima do molinete de BB. Agora imaginem o que é, o meu corpinho danone, todo bonitinho, a cair em cima do molinete; Pobre o molinete, e pobre das minhas costeletas flutuantes, que hoje ainda não me deixam respirar findo, guiar carros, etc. - Estou que nem posso.....
A juntar ao trambolhão, a escota da genoa saltou, a genoa dava a volta e ensarilhava-se toda, como eu nunca tinha visto ( só em spis, claro!!); Só havia que por à popa, rumo a Marruecos, e deixar passar; Assim se fez, para tentar enrolar a genoa, que não resultou, claro! Então cortei as escotas à navalhada, passou-se a proa da barcoleta pelo vento, soltando a genoa e ligou-se o motor; Aproou-se então, arriou-se a grande, ammarou-se a genoa como calhou, e fez-se o terrivel comunicado à C.R. - DESISTÊNCIA do Blue Moon I.
Lá se foi mais uma hipótese de ir ao pódio!!!! E tudo porque não tinha cozinheiro.....
Hoje ando ( por acaso não ando que não posso) todo torto, só consigo fazer curvas para a direita, à la Socrates, não consigo tossir, nem rir, nem fungar, nem comer direito.... Quanto ao resto, nem pensei nisso.... E porque o cozinheiro não.....
Agora o palhabote que nos fez esta malandrice, não conseguiu mais do que andar atrás da rapaziada toda.... Mas da próxima canto-lhes o fado......

segunda-feira, novembro 7

SEABORN SPIRIT

A ousadia ( desespero) dos senhores da guerra aumenta, assim como aumentam as dificuldades de financiamento, como comprova esta tentativa de rapto; Esqueçam os romantismos do " SANTA LIBERDADE" e afins, aqui trata-se de algo bem pior.... "....... Ship escapes seizure in Somalia A luxury ship carrying at least 600 tourists from Europe on Saturday narrowly escaped seizure by gunmen off the pirate-infested Somali coast when it sped off to the high seas amid a trail of gunfire.The vessel was destined to the Kenyan port city of Mombasa, where it was expected to arrive Monday, Andrew Mwangura of the Kenyan chapter of the Seafarers' Assistance Programme (SAP) told AFP."Reports reaching us here this morning indicated that pirates armed with guns in speed boats fired on a cruise ship MV Seaborn Spirit while on its way to Mombasa," Mwangura said.He explained that the gunmen sailing in three boats later abandoned the chase as they could not venture into the high seas and that no one was injured in the botched hijack early Saturday."The captain made a distress call and later switched off the radio communication to avoid being traced by the hijackers," said Mwangura."He told us that they were safe and were sailing to destination." The attempted seizure came two days after the UN World Food Programme (WFP) warned that the increasingly dangerous Somali waters hampered delivery of relief supplies to more than half a million people facing acute food shortage there.Last month pirates in the unpatrolled waters off the 3,700-kilometer (2,300-mile) coastline of the war-torn Horn of Africa country released two UN-chartered vessels, one of which had been seized in June, but several others and their crews remain in captivity."Eastern and northeastern coasts of Somalia are high risk areas for hijackings," said Mwngura."The southern coastline is among the most dangerous in the world." The official said that the SAP would convene Monday to discuss Saturday's latest hijacking attempt, the first on a cruise ship off the dangerous Somalia coast, as it had a potentially devastating impact on Kenyan tourism.At least 23 hijackings and attempted seizures have been recorded off the Somalia coastline since mid-March, according to the International Maritime Bureau (IMB), which has warned ships to stay as far away from the coast as possible.In September, Prime Minister Ali Mohamed Gedi appealed to Somalia's neighbours to send warships and other naval vessels to patrol the country's coast where the pirates have become increasingly brazen.Ship owners are now demanding armed escorts before agreeing to travel through these waters.Somalia, home to nearly 10 million people, has been without a functioning central administration since the 1991 ouster of dictator Mohamed Said Barre rendered the country unstable and overrun by warlords. ....."