segunda-feira, novembro 14

TROFÉU S.MARTINHO/LINDLEY - CASCAIS,

Desde o inicio que eu tinha uns maus presságios com esta regata; Muito principalmente pela falta de um cozinheiro.... De facto, foi ( ou seria) a primeira vez que faço uma regata sem cozinheiro embarcado. Mas comecemos pelo principio:
Sexta feira à tarde, bem à tarde, às 1630 sharp, fui buscar o Afonso à escola, em Cascais, e daí, directo a Lisboa, à Doca do Espanhol foi um pulinho de 30 minutos; Despachamos o toldo , amarrações e bote em 15 minutos, e ei-nos no meio do rio, com um ventinho que apetecia; Vela grande no ar ( um trabalhão, porque tem reguas completas), genoa a esparair, motor em baixo e aí vamos nós a apanhar o resto da vazante. Infelizmente, foi sol de muito pouca dura, pois, e irónicamente, após contactar o controle de Lisboa ( vhf 74) , o vento esmaiceu ( é assim que se diz??) e tive de recorrer ao bom volvo de 3 cilindros, fumarento mas sempre fiel, para chegar a Cascais às 2030, pela Barra Norte, com o enfiamento da Guia e Sta marta bem visivel, 285º verdadeiros... Até que não estava frio, e navegar de noite é sempre um prazer redobrado, apesar de tão perto da costa, a iluminação dar para ler o jornal ao leme ( quase....)
Depois foi a cenaça do costume ,recepção fechada, vhf ninguém atende, e recurso ao telemóvel para marcar alguém que nos atenda. Amarrados ao cais de espera, há que voltar a lisboa e trazer o carro, coisa que foi feita na hora a seguir e que deu para estar em casa de volta dfas castanhas às 2145, com a patroa a olhar para nós ( o Afonso e eu) de lado.
No outro dia , sábado, levantar cedo e arrancar cedo para a marina, pois havia o compromisso com a marinheiro de sair do cais de recepção `as 0900; E de facto, eram 1030 e chegámos a Cascais, que isso de puxar por alguém de 12 anos a um sábado não é pera doce....
Enfim , após estes e outros preparativos, e com uma sandocha a ajudar, lá saímos para o mar, sem cozinheiro, como já disse; O Blue Moon I, apesar da sua graciosidade, não deixa de ser uma barcoleta pesadita, com uma vela grande muito grande, e muito trabalhosa; Nos procedimentos da largada, decidi colocar 2 risos na grande, pois o vento já era de 25 nozes; Enfim, ao minuto aproximamo-nos da linha de largada, directos para a boia de desmarque, e tentámos o que me pareceu melhor, que era passar muito próximo do barco da Comissão de Regata, para assim fazer o minimo de piscinas até a bendita da bóia; Eis senão quando, vindo de um outro planeta, aparece-me um Ketch (up) , a fazer praticamente o mesmo, só com a variante de nos apertar comtra o barco da C.R.; Genoa e grande mais caçadas, gritos ao Afonso para o leme - Orça, orça, aguenta que passamos, e coisas do género , na mais pura tradição marinheira, e que podem ser TODAS aqui ditas , ( para não ferir a (o) nossa (o) anónima (o) ); Mas o que aconteceu foi o Sr. Afonso ceder à pressão, e arribar a toda a força, tendo mesmo assim eu que abrir o pano ( genoa) para se passar ( demasiadamente próximo) o barco da C.R. por fora da linha.
Nestas andanças, a arribadela deu para o grosso, passou a viranço forte, levei com o carro e com o moitão do dito na carro, ( foi um belo murro) que me atirou para o lado contrário com toda a força para cima do molinete de BB. Agora imaginem o que é, o meu corpinho danone, todo bonitinho, a cair em cima do molinete; Pobre o molinete, e pobre das minhas costeletas flutuantes, que hoje ainda não me deixam respirar findo, guiar carros, etc. - Estou que nem posso.....
A juntar ao trambolhão, a escota da genoa saltou, a genoa dava a volta e ensarilhava-se toda, como eu nunca tinha visto ( só em spis, claro!!); Só havia que por à popa, rumo a Marruecos, e deixar passar; Assim se fez, para tentar enrolar a genoa, que não resultou, claro! Então cortei as escotas à navalhada, passou-se a proa da barcoleta pelo vento, soltando a genoa e ligou-se o motor; Aproou-se então, arriou-se a grande, ammarou-se a genoa como calhou, e fez-se o terrivel comunicado à C.R. - DESISTÊNCIA do Blue Moon I.
Lá se foi mais uma hipótese de ir ao pódio!!!! E tudo porque não tinha cozinheiro.....
Hoje ando ( por acaso não ando que não posso) todo torto, só consigo fazer curvas para a direita, à la Socrates, não consigo tossir, nem rir, nem fungar, nem comer direito.... Quanto ao resto, nem pensei nisso.... E porque o cozinheiro não.....
Agora o palhabote que nos fez esta malandrice, não conseguiu mais do que andar atrás da rapaziada toda.... Mas da próxima canto-lhes o fado......

3 comentários:

Anónimo disse...

assim ainda mais culpado me sinto, nem baiona e volvo ocean race, nem regata feita ao fogão....
sorry zezinho, para a proxima estou contigo

Anónimo disse...

Atão e cá o "JE"?
MBAS

Jose Angelo Gomes disse...

Pois, para o JE ( e para a história), ficam o orgulho amassado, bem como duas(?) costeletas a doer como tudo; Creio que me pode medicamentar; Agora quanto às escotas da genoa para trocar e o barquito parado em Cascais, a aguardar tripulação; Que faço, hem?
Não saio sem cozinheiro, pronto!