domingo, setembro 11
BOLA DE CARNE DA PRIMA MANELA - O segredo dos Vitorinos
Esta receita, revela-se muito importante por ser fácil e rápida de preparar, aliando a isso um resultado fantástico para as jornadas de mar.
Queria ler aqui o resultado que obtiveram os meus amigos da Confraria do Mar.....
O que é preciso
3 chávenas de farinha
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
6 ovos inteiros
2 colheres de chá de fermento ROYAL.
Sal - pouco
Bater tudo bem.
untar tabuleiro com Margarina e polvilhar com farinha
colocar depois 1/3 da massa
a seguirjuntam~se as carnes que se quer com queijo , salsa, pode ser fiambre, pedaços de presunto, etc tudo muito bem oartido aos bocadinhos.
acabar de juntar a massa, sempre intercalando.
Forno quente durante cerca de 20 minutos
O resultado é uma delicia
sábado, setembro 10
sexta-feira, setembro 9
Instituto Português de Navegação
O Instituo Português de Navegação, existe para que se aprofunde o conhecimento da navegação, quer seja maritima, aérea, terrestre ou até a espacial; Para isso tem-se desenvolvido uma serie de actividades, em conjunto com a SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA, que tem colhido alguns frutos; A imagem que apresento hoje, é referentre a uma palestra do Eng. Pedro Rosa e sobordinada ao tema " Céu Europeu : Único" e " Céu Único : A Volatilidade das Instituições ", tendo como moderador o General Lemos Ferreira, Presidente do Inst. Port. de Navegação.
Vamos iniciar uma campanha para sócios, de que darei noticias brevemente.
quinta-feira, setembro 8
Navio ARGUS, a operar na POLINÉSIA
Aqui está, um parente do Sta MAria Manuel e do Creoula, a operar ( ainda!!!) na área dos cruzeiros `a vela; Hoje chama-se Polynésia, e felizmente, conta, atrvés de sinalética, a sua historia de Navio da Terra Nova e dos Grandes Bancos; O Santa MAria Manuela, em Aveiro, poderá escapar ao desmantelar da sucata, através da Fundação com o seu nome, e que deverá ser acrinhada por todos os Portugueses; Pelo menos pelos que gostam do mar...
Bonita imagem do Lugre Santa Maria Manuela, possivelmente a deixar o cais em St. John's, na Terra Nova, porto de escala para a grande maioria dos nossos pescadores.
Quando estes navios se encontravam em porto, geralmente atracados de bralo dado aos 3 e 4, a população de St. John's deliciava-se com a vista, e não era raro alguns dos nossos homens ganhar alguns dólares envergando alguma vela, ou subindo pelas enxarcias...
CARAPAUS ALIMADOS - A verdade nua e crua
O Blue Moon I, inicia aqui a publicação das receitas praticadas a bordo , nas nossas pequenas (?) viagens e empreendimentos ; Iniciamos a publicação com o querido José Silva Pereira - armador do FINO III - a mostrar que também tem a carta de patrão de fogão e forno, e dela faz uso....
ò Zé, depois disto não vais estragar o quadro, pois não ???
Repare-se que a receita só é válida para pessoas normais; Requerem-se portanto as necessárias adaptações ustedes , claro.....
Para 4 pessoas normais
800 grs. de carapaus médios ou pequenos ;
2 dl de azeite ;
1 dl de vinagre ;
2 dentes de alho ;
oreganos;
sal grosso q.b.
Como fazer:
Amanhar os carapaus em cru, tirando-lhes a serrilha, a espinha do
umbigo, as tripas e a cabeça. Lavar bem em água. Em seguida,
salgam-se, utilizando o sal grosso, colocando os carapaus em camadas
alternadas com sal e perpendiculares entre as camadas.
Deixar repousar cerca de 24 horas. Retirar o sal aos carapaus e lavar
em água fria.
Levar um tacho com água do mar ao lume. Deitar dentro os carapaus e
deixe cozer. Depois de cozidos, metem-se em água fria. Limpar as
peles, as escamas e algumas espinhas da barriga, ficando com uma carne
dura e de bom aspecto.
Colocar os carapaus na travessa onde vão ser servidos, regar com
azeite, alho picado e o vinagre. Polvilhar com oreganos.
Truque: Os carapaus a utilizar deverão ser do tamanho médio e estão
cozidos quando o rabo, vulgo barbatana caudal, se parte ao pegar.
Borboleta
NOVIDADES (?)
terça-feira, setembro 6
O CREOULA NOS MARES DA TERRA NOVA
Quem não é para comer, não é para trabalhar.....
Viagem México - Filipinas
segunda-feira, setembro 5
Será que os merecemos??
O O porto de Lisboa, bem como todas as administrações e direcções portuárias, deviam incentivar, os armadores das embarcações históricas e ou com passado, a mantê-las em estado de navegar, por forma a preservar uma parte da nossa história colectiva de que tanto gostamos de nos vangloriar......
Na doca do Espanhol, o BLUE MOON conhece embarcações com 60 ou 70 anos, conservados com dificuldades pelos actuais armadores, e que , pelo interesse demostrado, tudo leva a crer desaparecerem aquando dos seus proprietários.....
Esplendor passado - Margem Sul
Torres em Lisboa
O Homem do Leme
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