domingo, abril 29

O ESTADO DA NAÇÂO

Houve alguém que me confidenciou, que para julgar do estado da nação, bastaria ver o numero de canas de pesca, no rio....
A julgar pelas que vi......

A MARINHA AO DOMINGO

Alguém anotou a saída do piloto, que eu não percebo porque insistem em sair em Belém.... Tenho algum receio que um dia destes se acorde sem pilotagem no rio.... Quando a segurança da nevegação nos DEVERIA obrigar a fazer a barra TODA!!!!!

CACILHEIRO II

Pelo que vi, O MARVILA foi corrido pelo EBORENSE, que é o tal.....

BLUE MOON A VERDADE

Acreditem, que esta é a verdadeira Blue Moon... Em directo para ustedes....

O CACILHEIRO

O mesmo, lá vinha hoje, devagar AV, a gozar o sol da manhã. Apanhei-o no mesmo sitio

A MARINHA MERCANTE E DE PESCA

As que temos; Integram o Ministério "não sei quantos
e das coisas do mar" ; Pois e as coisas do mar, meus
amigos, já foram...
Por obra do acaso, ouvi na rádio o Otelo (esse mesmo!!!) a falar da nossa marinha mercante, ou da falta dela, no nosso caso. Claro que todos sabemos das dificuldades porque as marinhas nacionais da europa passam: à semelhança da deslocalização, as armadoras recrutam fora, mais barato; Há o caso da Holanda, que deveria ser estudado, que anima as coisas, por enquanto. Mas as cargas andam de um lado para o outro, e são, logicamente pagas; Nós não recebemos PÊVA disso!!! Meia duzia de navios são a excepção que confirmam o que digo. E temos a nossa gente sentada, lá nas coisas do mar, à espera da Maré...
O barquito de pesca, tem um numero de telemóvel colado ao vidro...
Já é proibido para os carros, não é??
A outra fotografia é a nossa realidade; Vamos só ver quando é que aparece lá o tal papelito. Isto apesar da falta do vidro, para pespegar o dito.

sábado, abril 28

OBRAS DE SANTA ENGRÁCIA

De tanto que há para se fazer, só a sonda nova é que se deixa ver...
Preguiça e falta de tempo e de gentes para os fabricos, levam a que estas estadias se eternizem desnecessariamente.
A cadela do Paulo Pereira, sempre atenta ao que por lá vai, e basta-lhe um bocado de madeira para ser feliz.... À sua maneira. Não é como o AJJ que a quer toda....
A margem sul, com bote de permeio, e a bandeira do palacio de Belém. Tudo sem sair do sitio.

SABADO DE MANHÃ (ZINHA)

Fui ver as obras do Blue Moon, que
estão como as de Santa Engrácia;
O rio estava assim, visto de Belem....
O cacilheiro, é o do Cais do Sodré.

quinta-feira, abril 26

O OUTROS FANTASMAS

A Greenpeace denunciou recentemente, o estranho facto que é a permanência ao largo da costa ocidental de África, de navios de pesca Chineses, em completo estado de decadência, com tripulações embarcadas durante anos a fio; Isto sem por os pés em terra!!!! Os navios são abastecidos no mar, e as manutenções, quando feitas, são-no em alto mar, também. Mas não há manutenção. Nem docagens... A isto não deverá ser indiferente a possibilidade de fuga das tripulações.Aqui vai o relato do encontro com esses navios fantasmas da era moderna: “....Aproximamo-nos do que parece ser um cemitério de navios a flutuar; O primeiro que encontramos, “ LIAN RUN 02” tem buracos na zona da linha de água. São enormes, tão grandes que consigo passar a minha mão para o interior. Os seus dois tripulantes, são simpáticos, ou estão simplesmente satisfeitos por encontrar caras novas. Há um mês que esperam a chegada de uma nova tripulação. Aproximamo-nos de seguida do “ ZHANG YUAN 15 “ , que tinha um único tripulante (?); Depois de lhe acenarmos um cumprimento, dirigimo-nos para os outros dois barcos nas redondezas, e que estavam com cabos passados, um ao outro. Tratava-se dos “ ZHANG YUAN 17 “ e o “ LIAN RUN 16 “. Ninguém respondeu à nossa chamada no primeiro navio, mas apercebemo-nos de movimento nas parte detrás da ponte: Parecia um gato!! Fomos para o segundo navio, onde um punhado de alegres rapazes, se encontravam sentados no molinete, há dois meses avariado e à espera de peças, bem como da tripulação de substituição; O motor não trabalha, não têm equipamentos de segurança, ou salvamento, e tão pouco rádio. Tem um dessalinizador a funcionar, para consumo. Fiadas de peixe seco estão no convés, mas já não há outro tipo de comida, pelo que passam o dia a tentar sinalizar algum outro navio que passe por perto para pedir ajuda.....”

terça-feira, abril 24

O MARY CELESTE

É recorrente o facto de se encontrarem navios abandonados; Modernamente, serão os veleiros , os mais noticiados; Pelo numero dos que sulcam os mares, diria. Também se encontram corpos a boiar, esses normalmente com uma característica pouco comum: - 99 % desses corpos, apresentam a braguilha aberta ; Não brinco! É o xi-xi da noite a fazer das suas. Um balanço mais forte, é o que se precisa para aparecer nos jornais. Há muito pouco tempo, apareceu ao largo da costa Leste da Austrália, um veleiro – catamaran - sem tripulação: Um barco fantasma, como diriam os nossos avoengos; O Black Pearl a navegar.
A imagem é a que esta em cima; Mesa posta para a refeição, alguns comes e bebes na mesa... Hoje, temos de ponderar as piratarias, muito vulgares novamente, e tão pouco faladas.... Lembrei-me de uma história que tinha ouvido acerca do navio fantasma Português, que até era Canadiano , por nascença: O MARY CELESTE, que era um Half Brigue, para os marinheiros ingleses, e Patacho para nós. O navio apareceu desgovernado a meio caminho da costa Portuguesa e dos Açores, o que o tornou no nosso fantasma. Fiz uma ligeira investigação, mas vou-me socorrer mais da memória do que tinha lido. Tinha começado no Canadá como “ AMAZON”, e como Amazon encalhou, sendo reparado e mudado o nome para Mary Celeste. Como Mary Celeste, e sob o comando de um tal Mr. Briggs, carregou licores e vinhos para a Europa ( Génova). O Sr. Briggs, trazia a Mrs. Briggs com ele, bem como uma filha, creio, ou filho. O navio aparece depois à vista de um conhecido, desgovernado, com o pano içado, e completamente vazio. Seguiram-se as comissões de inquérito das altura, e parece que nunca se descobriu muito: Ou os homens tinham sido raptados por alliens, ou quiseram fundar a colónia da Zambujeira do Mar, e com medo do Mr. IRS, forneceram o alibi do fantasma. Bastante mais tarde, apareceram uns corpos lá pelas Galizas, mas nunca se provou serem os Briggs e Companhia. Nome / Situação / Nacionalidade : /- ---------------- Benj. S. Briggs- Capitão - Americano - / Albert C Richardson- Imediato -
Americano - / Andrew Gilling- Piloto - Dinamarquês - /Edward W Head - Cozinheiro - Americano - /Volkert Lorenson - Marinheiro - Alemão - / Arian Martens - Marinheiro - Holandês - / Boy Lorenson - Marinheiro - Alemão - / Gotlieb Gondeschall - Marinheiro - Alemão - /

quinta-feira, abril 19

DOCA DE PEDROUÇOS DOCAPESCA

Por algum motivo, a Docapesca é hoje em LOURES, tendo os navios que venham descarregar , apanhar o IP17, IP 22, e depois sair em LOURES, Zona do Mercado Abastecedor. Ilustrativo, mesmo para os senhores de Freixo de Espada à Cinta. Por algum motivo, digo eu, porque haver o tal motivo há, mas explicá-lo aos Portugueses é que é obra.... Na Vida Imobiliária, deste mês de Março, aparecem as fotografias que estão acima, com projecções do que poderá vir a ser aquela zona. Bonita por sinal. Bom, e à semelhança dos disparates que têm sido feitos, o Porto de Lisboa vai ( e muito bem) ordenar a área com comercio,habitação e um complexo desportivo, para o qual o João Lagos parece já ter dito adeus... Agora imagine-se a Lisboa ribeirinha, que se quer airosa, com a BOLSA DE CONTENTORES em Alcântara, mais os seus comboios ( a parar o transito) e camiões sem fim....Sou eu provavelmente que não vejo bem.

quarta-feira, abril 18

A HORA H

Valem o dia, estas fotografias....
É o que eu digo, barriguinha cheia, e rabinho sequinho, é vê-los a rir
Na primeira , o momento em que alcançávamos o " inmigo".
A segunda, já à popa, conforme o olhar do Manel traduz.

CASINO LISBOA

Lenta mas constante, o avolumar da distancia, que só com os modernos meios olheiros deixava perceber os traços do outro....
Demos de avanço, né Manel????

AINDA A REGATA CASINO LISBOA

Comêramos, Bebêramos, e só não dançáramos porque o chão já o fazia por nós..... Momentos empolgantes estes , em que se alcançava o navio " inimigo", após o almoço, e em que de mangas arregaçadas, perdemos parte da tarde À procura da bóia CR 3, que o Manel jurava que sabia onde era; E de GPS na mão ( não, não era marítimo) lá fomos nós à emposta... Não fosse a bóia fugir!!! Encontrámo-la onde não deveria estar, (Manel dixit), ou nós estávamos onde não devíamos; O certo é que, apesar destes contratempos, a moral da equipa não podia ser melhor....E não fomos os primeiros dos últimos..... Não senhor! Fomos mesmo os últimos.

terça-feira, abril 17

REGATA DO CASINO ESTORIL

Realizou-se no passado domingo a regata do Casino Estoril. Participadíssima, até o Manel e o Marias foram... Até eu!
Em cima tenho a tripulação atenta e concentrada às manobras e ao leme, o que nos permitiu chegar em penultimo lugar ao Parque das Nações, após uma perseguição inenarrável pela ansiedade criada.
Estão todos de parabéns.

segunda-feira, abril 16

FLEUR DE LAMPAUL

Construído em 1948 para o transporte de carga de e para Inglaterra, faz igualmente o abastecimento das ilhas do Mer d’Iroise. Posteriormente, passa a areeiro, sendo-lhe retirados os mastros e colocado um motor mais forte. Carregava 140 toneladas. Em 1985, é comprado e restaurado, servindo até 1991 como navio escola. . Em 1987 ficou classificado como MONUMENTO NACIONAL. De 1991 até 2001, serve como “navio oceanografico das crianças”, promovendo a ciência e o ambiente, durante as suas viagens , muitas à volta do mundo. De 2001 até agora, pertença da Fundação Nicolas Hulot, tem inúmeros programas sempre com jovens e crianças, em toda a costa Francesa.

PERINI NAVI

No Faial hoje.
Dizem as más linguas que temos dois destes. Nenhum é meu. Infelizmente! 5 Milhões.

STAD AMESTERDAM

Faial hoje.

A VENTOÍNHA

Há uns tempos atrás, um amigo, que não digo o namo, mas que começava por M e acabava em EL e tinha o AN no meio, telefonou-me aflito, que tinha perdido a ventoinha.... Acalmeio, dizendo que a ventoinha não era coisa de se perder, assim como os tostões, ou sei lá, o telefone.
Lá fui encontrar-me como ele, numa das docas de Lisboa, ( essa bela localidade com o seu castelo altaneiro), e encontrei este quadro.: O manel ligava o motor, acelerava , acelerava e nada; Para meu espanto reparei que o barco teve um ligeiro tremor, e disse:
Ó Manel, você está mas é encalhado, carago.... Experimente ligar o motor daqui a umas horas e vai ver que já anda.... Este motor É O TAL RELÓGIO de que aqui já dei conta, eesta foi a primeira grande provação por que teve de passar. MUUUUUUUD!!!
E assim foi para gáudio dos presentes, que puderam navegar de novo; Assim se faz a história trágico maritima desta geração.....
A minha ventoínha, nem picada está, só falta polir....

ZINCOS

Comidinhos , comme il faut ; Super,Hiper , ultra mal tratados, como deve ser... O do veio nem precisava de ir tanto; Nem vestigios, caramba....
O de BB na popa, lá deixou o rasto, e os outros estão assim como se vê. O dedo entrava pelo zinco dentro, como manteiga...
O Chupas do motor, é especial para o meu querido primo Alfredo Vitorino ver; Está ou não está lá, teimosão dum raio??? Ganhei a aposta, já não me lembro a que foi, mas se calhar, ao leitãozito, valha-nos isso.