terça-feira, agosto 1

A DIMENSÃO HUMANA

Para se juntar ao post seguinte, e só para se reparar com atenção na dimensão que os navios tomaram, ou como somos sempre iguais....

VALHA-ME DEUS!!!!!

Por acaso, e como passei muito próximo deste bisonte ( ou o contrario) , reparei que o calado médio era cerca de 8,5 metros; Repare-se na altura do menino, e digam-me lá se não há-de andar muitos dias com o motor desligado.....
Também por acaso, são dois já os casos que conheço de navios destes que se deitam; Ora não sendo daquela terrinha, porque será???

REGATA À MADEIRA

Não sei o que era, mas ouvi que era a largada

de uma regata até à Madeira ; A armada estava lá

para os acompanhar; Estranhei serem tão poucos.

Provavelmente são bons.

segunda-feira, julho 24

O PORTO DE LISBOA E A TALL SHIPS RACE

Todos colocaram, na água e navegaram o que a sua imaginação ditou; Uns com mais , claro... O Porto de Lisboa ( o tal da contentorização da zona de Alcantara) ganhou largamente distanciado.

OS GRANDES NAVIOS EM LISBOA

Estamos na era dos gigantes do mar, com algumas centenas de metros de comprimento; Estes têm no maximo cento e poucos ( muito poucos) metros; Não impressionam menos; Antes pelo contrario; Enchem o horizonte e a nossa imaginação

LARGADA

Ainda sem palavras

O VERONIQUE KING SIZE

Se alguma vez o nosso querido Veiguinha quiser fazer um " jumboizing " ao seu barquinho, aqui tem a imagem final.....

LISBON TALL SHIPS RACE - A LARGADA

De todos os tamanhos, desde os grandes veleiros como o Americo Vespuci até aos 10 metritos de um sloop que estava na festa, de tudo Lisboa viu. Não me lembro de ver Lisboa tão mexida como desta vez; O ser " á borlíu " também deverá ter contribuído para o sucesso da iniciativa. Estão todos de parabens!

sexta-feira, julho 21

VAN DE STADT

Imagens copiadas da revista Espanhola " SKIPPER", onde se relata a verdadeira EPOPEIA desta barcoleta - a CAVATINA" que, andava a passear no mar da Tasmânia; Trata-se de um Van de Stadt 34 ( olha para mim todo inchado) com 2 tripulantes a bordo, e tem , nesta pernada , 1.562 milhas em 13 dias no log, o que dá a bonita média de 120 milhas de singradura, ou 5 nózes à hora; para 10 metritos - (ainda estou todo inchado, e nem me deve passar tão cedo....)

Vela grande com 3 rizes, permitiu aguentar ventos de 35 / 40 nós ( as nossas nortadas - alízeos caseiros - são dessa ordem de grandeza) e mar de cerca de 5 metros e 12 centimetros; Eu já tenho um 4º rizo , para o mar de 5 metros e 15 centimetros..... BOA VDS

LORD NELSON

Bem amarelado, o que neste caso até é bom sinal.

LISBON TALL SHIPS RACE III

Continuo sem palavras

O QUE É NACIONAL É BOM

É sim senhor.....

LISBON TALL SHIPS RACE II

Sem palavras

LISBON TALL SHIPS RACE

Não devo enganar ninguém, se disser que o Blue Moon tem a companhia dos melhores e talvez (quiçá'??) mais bonitos veleiros do MUNDO.
A quem se apresente na DOCA DE ALCANTARAQ - Doca do Espanhol, na zona de Conde de Óbidos, parece ter viajado no tempo, para trás, tal é a profusão de velas, cabos, baleeiras e até piratas, que ajudam a imaginação a fervilhar.
O Vespucci, Talvez o mais bonito ( o maior navio presente, em tonelagem) enche o olhar de todos quantos passam; A sua tripulação, vaidosa, mostra isso mesmo. Temos Também navios Polacos, Noruegueses, Irlandeses, quada qual mais bonito que o vizinho.
O Blue Moon está como quer....

quinta-feira, julho 20

CAPITÃO FERREIRA - A PESCA

Aqui o CApitão Ferreira durante a campanha de pesca ,mostra o paninho de tempo, que lhe permitia manter a proa ao vento e possivelmente manter-se atravessado à ondulação, ganhando assim espaço para mais uns quintais preciosos de peixe, que era daí que vinha o salário de todos.
Fotografia rarissima do navio, MAIS do que SOBRECARREGADO, ( com muito peixe), o que levou a que o Comandante TAVARES de ALMEIDA , na altura a comandar o GIL EANES e com autoridade sobre todos os navios portugueses na pesca do bacalhau, a proibir o navio de continuar a pescar, e a só regressar a PORTUGAL se acompanhado por outro navio; Eram assim aqueles dias ; Era assim a nossa raça.
Repare-se no bordo livre ( a madeira que fica fora de água, no convés).
Tenho um filme, perdido na TERRA NOVA ( 8 mm) , que mostra isto em cores e com a agua a saltar lá dentro; O RAULZINHO TAMBÉM terá, creio eu!!!!
Modernamente, o navio não sairia de Lisboa, pois os bacalhaus com toda a certeza que se recusariam a saltar para o bordo, para o sal; E o sal tinha de vir embalado, em saquetas de quartinho, para não estragar as mãos e não ser pesado.
Ou então já teria bandeira ESPANHOLA!!!!!!