Blog da Barcoleta BLUE MOON I, dos seus acontecimentos e da sua tripulação;Também vai servir de Repositório Nacional do Receituário Culinário Embarcado , RNRCE, com a colaboração de todos , espera-se .
Foi assim que chegou a neve que tem teimado em cair nas praias portuguesas, com certeza devido a alguma deficiente instrução do S.Pedro aos seus aguerridos funcionários.
Nesta precisa ocasião, a neve aguardada a descarga.....
É de uma beleza aterradora, esta imagem.... É o mesmo navio, a navegar à popa, provavelmente com a maquina reduzida; E mesmo assim é o que se pode ver!! E não é nada pequeno, o navio; Imaginem só as nossas barcoletas, a padecer isto.... No Blue Moon, era bar aberto, de certeza.....
Depois , muito depois, e quando já ninguém se lembra da tormente, há estas coisas para nos recordar da relatividade dos tamanhos.... Navios grandes, mas....
Todos nós, temos lido e ouvido que os navegantes, ( mais os grandes pro, que dos outros não reza muito a história) de vez em quando, lá dão uma trombadinha em coisas que não se vêem.... Baleias e afins arcam com as culpas, mas a GRANDE MAIORIA das ocasiões, são estas coisas tortas , que caem ao mar às centenas todoas os anos, e ficam por ali a boiar em meia água, até desaparecerem.....
É nestas condições , meus amigos, que a maioria grita pelos respectivos gregórios - que não é vergonha nenhuma PARA NINGUÉM - com toda a força das suas almas, até à prostação....
Sei que é muito feio, mas sempre me ri de todos quanto enjoavam, até há pouco, quando subitamente me juntei a essa maioria silenciosa; Agora sou um feliz "enjoante" , e de cada vez que apanho um pouco mais de mar, ( nem é preciso muito) lá estou eu entregue às minhas novas atribulações. Para gáudio de muitos , diga-se!!
Ainda da mesma fonte, o que poderia ser uma fotografia tirada do navio anterior, desta vez do acolhedor aconchego do seu interior; Creio que é de um navio de cruzeiro, ou de um ferry, esta proa.
Fantástica sequencia de fotografias, enviadas pelo meu amigo e colega(ão) Zé Serra, de um navio a caturrar com mar grosso de proa.
Para todos os amantes de CRUZEIROS e passeatas a bordo dos luxuosos , eis uma imagem cada vez mais rara de ver, um navio de cruzeiro com mar forte, e a insistir
Não recrdo já se era à saída do inverno, se à entrada; Sei , pela cor das fotografias, que era por lá... Muitos ferries, tudo muito bonito, mas o dia tem este aspecto....
Pois é, tudo serve para transportar tudo; E não são camiões, pasmem.... Estes barquitos, correm aquela miriade de braços de rios em quantidades que assustam ( as vezes, claro).
Esta é a versão que os fulanos tem do barco dos pilotos, onde passam creio que 7 dias, a fazer serviços de entrada e saída; E algumas vezes com mar à séria....
Que não foi o caso deste , que saiu todo bem disposto, e a dizer-me até breve.....
Numa das passagens pelo Kiel , reparei nisto ...
Foi só chapa, como se costuma dizer...
Mas foi susto, com certeza; Tanto o capitão como o segundo piloto estavam na ponte, naquele momento; E foram os camarotes deles que andaram.....
Como não podia deixar de ser, os nosso amigos Espanhóis, sempre atentos a tudo, não deixaram escapar esta oportunidade; E lá estavam eles a relatar o evento; Um barquito feito` " taylor made" na Argentina, para a equipa de regatas QUEBRAMAR; É de notar que vái fazer o campeonato em Espanha.....
Mais duas imagens do Norte da Europa, muito possivelmente de THORSHAVEN, nas Ilhas Faraoé, por cima das Shetlands, onde durante a guerra ( e agora) se encontra(va ) a Base Naval de Skappa Flow; Também nesta zona encontramos a Merry men of mey, que é uma corrente de maré, bastante forte, de que dou esta imagem retirada de Wikipedia:
- The Merry Men of Mey’. Forms off St John’s point in the west going stream and extends as the tide increases NNW across the firth to Tor Ness. The worst part is over a sand wave field about 3 ½ miles west of Stroma. The waves formed by this race form a natural breakwater with relatively calm water to the east of it, particularly noticeable when a westerly swell is running. Tides in this area can exceed 10 kts.
Para se navegar à vela, como se pode constatar, só com continhas bem feitas, e uma boa dose de " self discipline", qu é o minimo.
Mariners are advised that text and photos are the sole property of Blue Moon I. Any use of these pictures and or text without the express permission of the Blue Moon I, is forbidden.
AVISO AOS NAVEGANTES
Avisa-se toda a navegação neste blog que texto e fotografias são propriedade do Blue Moon I, excepto com indicação contrária . Fica restringido o seu uso sem permissão.