quinta-feira, junho 27
NAVIO MOL EM AGUA DURA......
Já conhecido. Partiu . Ficou em 3 postas.
Porventura os próximos navios serão assim, construídos às postas, por forma a deixar as cargas e respetivas postas a descarregar nos portos, passando depois a recolher os sobejos...
Engraçado se compararmos estes navios, por exemplo, com o Costa Concórdia......
SEAFARER TODAY
20 de Junho
O offshore supply vessel Celeste Ann , colidiu com uma plataforma de petróleo no GOM.
Não houve perdas humanas a lamentar.
Poluição , a normal...... Coisa que a bactéria não se delicie....
quarta-feira, junho 26
terça-feira, junho 11
GORÉE
Bucólico, estas paisagens de pastoreio.
Normalmente com o jornal do dia, ficam satisfeito(a)s
Canhão de 27 cm de calibre (?), disparado uma única vez , e com sucesso, ressalve-se, ao afundar um navio de guerra que não devia cair nas mãos dos nazis.
Portão da passagem dos abastecimentos de material de guerra, que deveria vir do subsolo mais acima.
Linha de caminho de ferro dedicada.
Homenagem ao LOCAL DE NÃO RETORNO. Este portão simboliza a partida definitiva de Africa.
Pardais atrevidotes. Bicos de lacre, talvez. Não sei desta matéria. Mas eram mais que muitos.
Casas que se presumem ter pertencido aos compradores de escravos, ou à tal aristocracia que falei acima. Das signares....
Mais um exemplo do mesmo teor. Claro que a diferença é notória.
Balde do lixo elétrico e goto local.
SENEGAL - DAKAR - GORÉE
The island of Gorée lies off the coast of Senegal, opposite Dakar. From the 15th to the 19th century, it was the largest slave-trading centre on the African coast. Ruled in succession by the Portuguese, Dutch, English and French, its architecture is characterized by the contrast between the grim slave-quarters and the elegant houses of the slave traders. Today it continues to serve as a reminder of human exploitation and as a sanctuary for reconciliation.
Entre 1500 e 1800 cerca de 20 milhões de Africanos passaram por aqui; pelas piores razões.
A "casa dos escravos", tal como existe, foi construída pelos Holandeses, que desde 1580 nos faziam a vida negra.
Aqui, e com o relacionamento típico dos Portugueses de então com as jovens escravas, deixamos a palavra "signare", corruptela de "senhora", pois a jovem escrava gravida ganhava a liberdade nesta ilha de Gorée. Acabaram por ser a classe dominante da ilha. Engraçado, não é?? Imagino muitas gravidezes.....
Apesar de tentar ver estes factos com os olhos de 1440, tenho dificuldades.
segunda-feira, junho 10
domingo, junho 9
sexta-feira, junho 7
SAUDADES
Foi em 10 de Junho , do ano da graça de 2008.
Nestes dias de largueza, encontrei o armador que não podia estar mais feliz por o possuir.
Tivemos uma velejada fabulosa, de Peniche à Berlenga, a proporcionar imagens como esta, do MAIÃO.
Nós, fazíamos o que podíamos, para navegar bonito e bem.
Navegava-se folgado, para algum conforto.
sábado, dezembro 15
quinta-feira, dezembro 13
ALERTA TINTO
Ilhavo, A Grande, deverá estar por esta altura a iniciar os procedimentos para entrar em ALERTA TINTO, o segundo mais grave na escala unitária da Boavista. Prevê-se aliás que rapidamente proceda para o ALERTA BRANCO, quiçá mais grave ainda, deixando o ALERTA ROSÉ para mais tarde e outros voos
O fim de semana será de alerta amarelo, Superbock talvez, sendo que destilada, poderá acontecer o milagre do puros maltes, ao borralho.
Nós por cá todos bem, em ALERTA TINTO SHIRAZ - Stellenbosh, variedade Spier
Aspecto do rio Boco sob a Ponte da Gafanha.
Yupiiii, tenho um gafanhão comigo!!!!
BAÍA DE LUANDA
Aí Vêm os carrinhos novos, prontos para defrontar as picadas urbanas.
E claro, o correspondente combustivel para os carrinhos novos, também chega cá.
O Montevil, que chegou há dois anos, a navegar nas águas de Luanda. Era de Lisboa.
Foi uma viagem tremenda. 18 dias para chegar . Deu para ver uma depressão tropical a nascer. Ganhou nome, e pude acompanhá-la, no seu caminho.
quarta-feira, dezembro 12
CAPE DISPATCH 13THDEC12
Estivemos juntos em Algeciras....
É bom ver-se terra, quando se vem do mar. Percebê-la e finalmente tê-la. É quase um acto de posse, a
aterragem
45 nós de vento. Veja-se o ferro deste.
Vindo de 10 diazitos de mau tempo, ou pelo menos tempo menos bom, a ter de ouvir a RADIO NACIONAL DE ESPANHA para tentar saber as noticias do canto luso. Ainda não me conformo, como diria a minha avozinha. Não me conformo, não senhor.
E também não me canso de tentar perceber como é que se chega a este estado de inacção, quase coma , que a nossa gente apresenta.
2 dias à espera de poder atracar. precisava de 35 nós para a manobra. MSC SINFÓNIA, em linguarejar de cá.
Mas à frente, que a vida não vai parar. E se todas as estradas vão dar a Roma, alguma há-de passar pela lucidez.
Mas que se registe ´: Ouve-se a radio espanhola, para as parcas noticias que entendem que merecemos.
Entretanto, vou fazendo croché ( é assim que se escreve?), enquanto espero pelo noticiário em espanhol, e vou vendo os infelizes, imbecis que ainda têm marinha; Doidos, serviços, lotarias e afins é que está a dar: No nosso caso, para o torto.
terça-feira, outubro 23
SORLANDET
É um full rigged ship, de três mastros. Clipper também para os anglo-saxónicos. Nós somos mais elitistas, e às tantas sulistas.Chamamos-lhe Galera, e que tem a vestimenta como se mostra abaixo.
Os dados sobre o Sorlandet, que é uma das regiões meridionais da Noruega ( se é que as há), estão neste link.
Está fretado a uma fundação canadiana, e por isso mostrava a bandeira de registo, tendo ainda envergada ao lado a bandeira do Canadá.
COSTA CONCORDIA TITANIQUIZADO
O Capitão Schettino está em
tribunal, já culpado e ainda não acusado, da perda de 32 vidas e, igualmente,
da perda do seu navio. Isto , para além da destruição do ambiente marinho,
porventura o mais caro às noticias.
O Capt. Schettino, como todos os
capitães, tem um conjunto de oficiais em quem delega responsabilidades, nas
respectivas funções. Esses oficiais, ao contrario do que se possa pensar, não são escolha do Capitão, antes impostos
por conceitos economicistas difíceis de entender.
Modernamente, nem o armador sabe
quem tem a trabalhar para si.
Hoje em dia, é vulgar verem-se
perfeitos lavradores, titulados pelos mais variadíssimos certificados,
embarcados e embasbacados, a desempenharem
as mais variadas funções de forma normalmente pouco ou nada eficaz.
Provêm normalmente de países sem contacto com
o mar, ou então com muito pouca tradição marítima.
Pelo contrario, em países ribeirinhos,
tradicionalmente marinheiros, são desincentivadas todas as profissões ligadas
ao mar, com a excepção, como tenho referido, da versão lusa da arte de vender BOLAS DE
BERLIM, ao sol de verão.
Talvez seja esta, uma das
principais razões da subida do numero de acidentes, e igualmente do incremento
da gravidade dos mesmos. Tem-me sido referido por observadores mais atentos, que apesar do
menor numero de navios que sulcam os mares, da maior panóplia de novas
tecnologias, e de uma suposta melhor ( ??) formação de todos os intervenientes,
os acidentes acontecem com demasiada frequência.
Provavelmente o COSTA CONCORDIA
será um dos casos.
Construído para albergar 5 000
almas, deveria ser um dos expoentes da nova construção naval.
Parece que não o foi. Com uma
rasgo “ à la Titanic”, demorou pouco mais
de uma hora a ficar com está, e, não fora o facto dos fundos serem baixos, teríamos
porventura algo de diferente , para muito pior, como tema de conversa.
A industria do turismo embarcado
movimenta muito mais dinheiro do que o que está agarrado à simples venda dos
bilhetes.
Talvez por isso se fale tão pouco
deste caso, e haja tantas desculpas para explicar o inexplicável. Por isso
também deixo cair o caso, mas nada satisfeito.
Registo contudo, que o Capt. Envolvido,
fruto talvez do seu desvairo,(?) não deverá ser ilibado, mas se o
condecorassem, não viria grande mal ao mundo.
A INDUSTRIA assiste a este
desenrolar impávida e sereníssima. As administrações, igualmente, ao confiar
cegamente em nomes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)