domingo, abril 24

RIO DOURO AO TELEFONE

Conhecendo eu ( nós) a vocação lusa para capar rios e quejandos, registo com agrado o Rio Douro e as sua navegabilidade.


Crestuma-Lever ,Carrapatelo ,Régua ,Valeira e Pocinho  são as eclusas que vencem os largos 125  metros de diferença, de cá de baixo até lá arriba, a Barca de Alva,já com cheiro a Espanha.




O Carrapatelo, construído nos idos anos de 1970 e 71, vence um desnivel de 35 metros, sendo por isso , dita das grandes.
Crestuma Lever, a ultima a ser construída, vence 13, 9 metritos, coisa de somenos portanto. Mas que fez toda a diferença.
Aliás, podemos dizer que o Rio de Ouro, ou  Rio Duro, começou a  "suportar" navegação em 1791, com a eliminação do CACHÃO DA VALEIRA,  permitindo assim aos RABELOS o transporte do tão necessario vinho.Só em 1986, com a inauguração da eclusa de Crestuma Lever, ficou o projecto de navegação concluído (?).

As imagens são do telefone ( lamentável), mas em trabalho nem sempre há lugar para a máquina fotografica.


Da imagem,ressalta o espaço livre entre as pontes e os navios, nalguns casos, cerca de 90 centimetros . Muito bem medidos sempre.
Aqui a passar por  sob uma das pontes.

A vida de marinheiro,  também tem as suas surpresas.

Uma das eclusas.
Desta passagem, recordo o cinzento omnipresente, e a grandiosidade das obras, se as situarem em 1971.
Bordo do Douro Spirit, Abril de 2011

5 comentários:

Eugénio disse...

Gostei.

Jose Angelo Gomes disse...

Só trabalho, meu querido, só trabalho.....

barconauta_ disse...

Tripulante do Douro Spirit, agora?
Abraço

Jose Angelo Gomes disse...

Não, nem tanto; Tive a sorte de fazer parte de uma equipe que ENTREGOU EM 4 MESES 3 NAVIOS NOVOS.
Construidos em Portugal (de cima), por técnicos portugueses. A NavalRia S.A., construiu de facto 3navios, e o ultimo dos quais em 9 meses. É este das fotografias, o Douro Sirit. Qualquer deles, fazendo corar de vergonha os "nossos" mercantes de hoje.
Abraço

barconauta_ disse...

Yeap e de referir que os outros dois foram o Lisbonense e o Almadense! Parabéns à navalria. Quando um regresso ao Tejo, para os navios de bancas? Isto agora anda cá uma confusão, que nem sei qual deles está cá, hoje estavam 3! Vemaoil XIV, Whitstar e Bahia Tres...grande confusão mesmo...O Onyx para onde foi?