quarta-feira, setembro 12

O DIA EM QUE A TERRA PAROU

Tenho uma teoria:

- Como todos nós já desconfiávamos, e ao contrario do que nos querem fazer crer, a Terra está parada, paradinha, há muitos milhões de anos. Chegou a rodar, um pouco, talvez até muito, mas depois, como um pião, foi perdendo a força e deixou de girar.

E só se mantém de pé, direita da silva , graças ao peso do gelo na Antárctica, que é de tal forma enorme, que sustem na vertical , ou quase, a nossa muito amada Terra. Isto tudo me contou a Dª Ana Tólia, senhora de muitas posses, ali para os lados das Espanhas, mas mais à frente. Como as fotografias cabalmente demonstram, o “ deixar de girar “ foi de tal forma violento, que, com a inércia , muita da Terra encaraquilhou, ficando neste estado. Ao mesmo tempo, com a travagem, as águas do Atlântico saltaram, deixando grande parte deste enorme oceano em estado de maré vazia, enquanto a água navegava pelos ares ( para a direita, como o encaraquilhamento) indo aterrar no Mediterrâneo; Felizmente que quando o Atlântico chegou ao Mediterrâneo, este já lá não estava, evitando-se assim uma tragédia sem precedentes. De facto, o Mediterrâneo sob o mesmíssimo efeito, saiu desarvorado, rumo a Leste, indo aterrar mo Mar vermelho, Mar de Aral, Mar Negro, etc.

É essa a verdadeira génese doas mares interiores.

4 comentários:

Laurus nobilis disse...

Ou seja... foi uma travagem violenta!!!

Anónimo disse...

como diria o meu amigo Licas,
"...No Mar Nada, em Terra tudo..."

Luis Daniel Vale disse...

Nobel da geologia/oceanografia já!

Jose Angelo Gomes disse...

Ó JFMV tb há " em terra nada"; Digo eu
A nossa ria também passou por este processo; E ainda hoje, o gajos da boavista andam à procura de quem lhes regou os aidos!!!!!