sábado, setembro 23

CABO ESPICHEL

Já há algum tempo que o tinha no horizonte, e preparava-me para passar próximo dele, para entrar em Lisboa com a maré e alguma folga, por forma a não ter de andar “ `a carreira” para fazer as coisas da chegada. Por estas alturas começo a ouvir no VHF os avisos à navegação, que ao contrario do que muitos ainda pensam, talvez ajudados pela forma como são lidos e pouco divulgados , são importantíssimos para as gentes que fazem do mar a sua vida, ou o seu prazer. Depois de passar ao Ch 11, lá sou confrontado com o aviso de fogo real à volta do Cabo Espichel, requerendo-se para isso um resguardo apropriado ( 3,5 mi). Ora, não creio que o exercício de tiro tenha sido combinado depois do café da manhã, que a Armada ainda faz as coisas como deve ser ( algumas, claro, fogem a tudo). Nem que se tenha pensado que o cabo iria estar vazio à hora do almoço. Isto apesar de ser SEGUNDA FEIRA. Vindo eu de Sines, saído de Madrugada, creio que deveria ser afixado de forma bem visível - a chamar a atenção - os benditos avisos, o que permitiria fazer as pernadas de outra forma; Creio que não estão afixados, pelo menos de forma a serem facilmente consultados; Na ocasião cruzou-se ( alcançou-me, melhor dito) o GALP MARINE, a caminho de Lisboa para abastecer os paquetes, que referiu não haver no NAVTEXT informações sobre o tal exercício; De forma que solicitou uma moratória de 20 minutos, começando a guerra com este atraso.Também outras embarcações – recreio e pesca – fizeram o que eu fiz: navegar para fora, chegar às 4 mi e continuar por fora do circulo de resguardo. O que poderia ter sido feito e preparado atempadamente ,na devida ocasião, evitando o “ falatório” e atrasos na guerra, sempre tão incovenientes.

3 comentários:

NYC TAXI SHOTS disse...

HAPPY SAILING

Jose Angelo Gomes disse...

Thank you; Still dark night??

Anónimo disse...

Xávega:
É à portuguesa.
comentários para quê!