sexta-feira, abril 21

DESERTAS

O “Desertas” era um cargueiro ex-alemão, de nome “Hochfeld”, de 3700 tons e 112m de comprimento, que fora apresado no Funchal, onde se refugiara quando Portugal era neutral. Estes e outros apresamentos idênticos foram um dos motivos que levaram à declaração de guerra da Alemanha a Portugal, em Março de 1916. Depois do encalhe, não tendo sido possível safar o navio para o mar, foi decidido realizar um trabalho que teve tanto de complexo como de... insólito: abrir um canal com 900m de comprimento entre o mar e a ria, rebocar o navio ao longo dele e continuar o percurso até à Barra, mediante dragagem do que ficou a chamar-se “canal do Desertas”. Tudo isto foi uma odisseia que se prolongou até 1920 e ficou na memória das populações ribeirinhas durante duas gerações. Posteriormente, em 1921 foi comprado pela Companhia Colonial de Navegação, passando a chamar-me “ MENDES BARATA”, 1927 sucata. Este navio representa de certa forma, a participação das gentes de Aveiro na 1ª Guerra, pois consta (?) que o DESERTAS foi bombardeado, por um submarino alemão, com tiros de canhão; A resposta foi dada pela Aviação Naval Francesa, ao tempo aquartelada em S. Jacinto; Mas claro, de verdade , verdade, só o DESERTAS mesmo. Na outra fotografia, alguns tripulantes do navio, parecendo-me o Cap. o primeiro.

1 comentário:

Raquel Sabino Pereira disse...

Pois é... De facto, não fui eu quem deixou o comentário anterior! É muito estranho, pois estou registada como Sailor Girl desde 2005!

Beijinho!!!