terça-feira, julho 2

MAR SEGURO




Não acreditamos que esteja por aqui o mal.
Há que ir mais fundo, à raiz deste problema. Os países ribeirinhos, são por definição, os da borda de água. E os marinheiros, estão, sem excepção , por lá. O resto, é conversa fiada.

The Philippines has failed the first stage of the EU’s European Maritime Safety Administration (EMSA) audit of the country’s maritime training, education and certification system conducted last April.

The unsatisfactory audit result has raised fears that the EU could withdraw recognition of Filipino seafarer certificates.

“The continued employment of Filipino seafarers by EU-flagged merchant vessels may consequently be terminated,” Philippine Foreign Affairs Secretary Albert Del Rosario said.

Affected would be 80,000 Filipino crew who comprise 47 per cent of non-EU seafarers on board EU-registered ships.

quinta-feira, junho 27

MOL POPA AO FUNDO

 
 
Cerca de 1700 contentores afundaram-se com esta secção do navio; No caso, creio que a popa .
 O que quer dizer que os cerca de  1500 tons de Fuel  (?) a bordo estão em risco.
 
 
 
 
Esperemos pelos inquéritos.
MAIB.
 
 

NAVIO MOL EM AGUA DURA......



Já conhecido. Partiu . Ficou em 3 postas.



Porventura os próximos navios serão assim, construídos às postas, por forma a deixar as cargas e respetivas postas a descarregar nos portos, passando depois a recolher os sobejos...
Engraçado se compararmos estes navios, por exemplo, com o Costa Concórdia......


 

SEAFARER TODAY

Celeste Ann 1

20 de Junho
O  offshore supply vessel Celeste Ann , colidiu com uma plataforma de petróleo no GOM.
Não houve perdas humanas a lamentar.
Poluição , a normal...... Coisa que a bactéria não se delicie....

 

quarta-feira, junho 26

A LUA E NÓS


Igualmente para a vida selvagem (?), as coisas não devem ter sido fáceis. Que o diga esta popa que gastou uma tarde a alindar-se para a noite....


Ou estes pardais que já não conseguem reprimir os seus impulsos.....

ESTAMOS NA LUA.


 O antes, no dia aprazado, cheia de luz, a sugerir outras  grandezas.



Mais pálida, cansada de brilhar, no dia seguinte.

Deu mais de 3,5 metros de amplitude de maré, em Lisboa.
Aguas vivas, portanto.
 

terça-feira, junho 11

GORÉE


Bucólico, estas paisagens de pastoreio.
Normalmente com o jornal do dia, ficam satisfeito(a)s


Canhão de 27 cm de calibre (?), disparado uma única vez , e com sucesso, ressalve-se, ao afundar um navio de guerra que não devia cair nas mãos dos nazis.


Portão da passagem dos abastecimentos de material de guerra, que deveria vir do subsolo mais acima.
Linha de caminho de ferro dedicada.


 Homenagem ao LOCAL DE NÃO RETORNO. Este portão simboliza a partida definitiva de Africa.





Pardais atrevidotes. Bicos de lacre, talvez. Não sei desta matéria. Mas eram mais que muitos.


Casas que se presumem ter pertencido aos compradores de escravos, ou à tal aristocracia que falei acima. Das signares....


Mais um exemplo do mesmo teor. Claro que a diferença é notória.


Balde do lixo elétrico e goto local.

SENEGAL - DAKAR - GORÉE


          The island of Gorée lies off the coast of Senegal, opposite Dakar. From the 15th to the 19th century, it was the largest slave-trading centre on the African coast. Ruled in succession by the Portuguese, Dutch, English and French, its architecture is characterized by the contrast between the grim slave-quarters and the elegant houses of the slave traders. Today it continues to serve as a reminder of human exploitation and as a sanctuary for reconciliation.
 
 
          Entre 1500 e 1800 cerca de 20 milhões de Africanos passaram por aqui; pelas piores razões.
A "casa dos escravos", tal como existe, foi construída pelos Holandeses, que desde 1580 nos faziam a vida negra.
Aqui, e com o relacionamento típico dos Portugueses de então com as jovens escravas, deixamos a palavra "signare", corruptela de "senhora", pois a jovem escrava gravida ganhava a liberdade nesta ilha de Gorée. Acabaram por ser a classe dominante da ilha. Engraçado, não é?? Imagino muitas gravidezes.....




Apesar de tentar ver estes factos com os olhos de 1440, tenho dificuldades.



 

PERSEVERANÇA



Não terá sido nada feliz, esta semente, quando aterrou neste calhau enorme. Mas soube vingar.
Arvore e rocha em ALPALHÃO.


 
Apesar das dificuldades, mesmo retorcida, lá está, como que a dizer: reparem como se faz.

segunda-feira, junho 10

RESISTENCIA


Esta fotografia foi tirada após um forte bombardeamento nazi a Londres.
Entre  mortes, feridas e entulhos , deixa a  mensagem: Estou cá!
Precisamos de gente desta, digo eu

domingo, junho 9

TALVEZ RADAR, SEI LÁ


Sabemos que o radar deu em micro ondas, para nosso gáudio.
Mas pasmem, que antes de ver as coisas ( radar) tentaram ouvi-las. No começo da II Grande Guerra ( Mundial), ainda se escutava o ar, para localizar a aviação inimiga.
 

sexta-feira, junho 7

SAUDADES


Foi em 10 de Junho , do ano da graça  de 2008.
Nestes dias de largueza, encontrei o armador que não podia estar mais feliz por o possuir.


Tivemos uma velejada fabulosa, de Peniche à Berlenga, a proporcionar imagens como esta, do MAIÃO.


Nós, fazíamos o que podíamos, para navegar bonito e bem.


Navegava-se folgado, para algum conforto.

TEMPESTADE CASEIRA

 
Chuva e relva, dão nisto.
Que saudades deste cantinho.

Vou voltar.

sábado, dezembro 15

PORTA CONTENTORES


Mon compagnon de route.


Abana mais do que eu. O que prenuncia contentores vazios.


Ao por do Sol, ficam douradinhos....


Mais crus por vezes.

O Douradinho, em tons de verde.....

quinta-feira, dezembro 13

ALERTA TINTO

 
Ilhavo, A Grande, deverá estar por esta altura a iniciar os procedimentos para entrar em ALERTA TINTO, o segundo mais grave na escala unitária da Boavista. Prevê-se aliás que rapidamente proceda para o ALERTA BRANCO, quiçá mais grave ainda, deixando o ALERTA ROSÉ para mais tarde e outros voos

O fim de semana será de alerta amarelo, Superbock talvez, sendo que destilada,  poderá acontecer o milagre do puros maltes, ao borralho.

Nós por cá todos bem, em ALERTA TINTO SHIRAZ - Stellenbosh, variedade Spier



Aspecto do rio Boco sob a Ponte da Gafanha.
Yupiiii, tenho um gafanhão comigo!!!!

BAÍA DE LUANDA

 
 
 
 
 
Aí Vêm os carrinhos novos, prontos para defrontar as picadas urbanas.
 

 E claro, o correspondente combustivel para os carrinhos novos, também chega cá.


O Montevil, que chegou  há dois anos, a navegar nas águas de Luanda. Era de Lisboa.
Foi uma viagem tremenda. 18 dias para chegar . Deu para ver uma depressão tropical a nascer. Ganhou nome, e pude acompanhá-la, no seu caminho.


quarta-feira, dezembro 12

CAPE DISPATCH



 Com a famosa nortada do sul.



Com menos vento. Bonito palhabote. Escuna para estes fulanos. Mesmo sem o traquete artilhado.

CAPE DISPATCH 13THDEC12


Estivemos juntos em Algeciras....

É bom ver-se terra, quando se vem do mar. Percebê-la e finalmente tê-la. É quase um acto de posse, a
aterragem

45 nós de vento. Veja-se o ferro deste.

Vindo de 10 diazitos de mau tempo, ou pelo menos tempo menos bom, a ter de ouvir a RADIO NACIONAL DE ESPANHA  para tentar saber as noticias do canto luso. Ainda não me conformo, como diria a minha avozinha. Não me conformo, não senhor.
E também não me canso de tentar perceber como é que se chega a este estado de inacção, quase coma , que a nossa gente apresenta.


2 dias à espera de poder atracar. precisava de 35 nós para a manobra. MSC SINFÓNIA,  em linguarejar de cá.

Mas à frente, que a vida não vai parar. E se todas as estradas vão dar a Roma, alguma há-de passar pela lucidez.
Mas que se registe ´: Ouve-se a radio espanhola, para as parcas noticias que entendem que merecemos.
Entretanto, vou fazendo croché ( é assim que se escreve?), enquanto espero pelo noticiário em espanhol, e vou vendo os infelizes, imbecis que ainda têm marinha; Doidos, serviços, lotarias e afins é que está a dar: No nosso caso, para o torto.