quinta-feira, setembro 14

LUAR AO SOL

O Sol levantava-se com a preguiça da manhã, e a Lua teimava em ficar de pé; São ambientes quase mágicos, estes . Nesta noite tinha tido a companhia de umas dezenas, largas, de golfinhos, que fizeram as delicias do Afonso ( até à exaustão) e as minhas, claro. Também desisti, de brincar com eles; Fizeram cerca de 1 hora a roçarem no barquito, como a querer brincar. Fantástico.

PEQUENO ALMOÇO

Bacon, ovos e queijo, foi a receita deste dia; Não muito bem apresentado, é certo, mas o balanço ditava as suas leis; Por outro lado, o Afonso tinha acabado de acordar, e como sózinho tinha de cozinhar e manter o quarto, o " pôr a mesa " ficou relegado para segundas núpcias. Não é grave, não é bonito, mas é prático.

quarta-feira, setembro 13

QUARTO DE VIGIA

Deve ser assim a cara que se faz, quando se olha para o relógio e se vê o tempo parado.... São 13 anos, claro, mas o entusiasmo , sempre que solicitado é o mais genuíno que possa haver. Tenho um grande companheiro para as minhas viagens ( zitas).

SINES

"D. Pedro pela graça de Deus, Rei de Portugal e do Algarve A quantos esta carta virem faço saber que os Homens Bons de Sines me enviaram dizer que se fosse minha mercê de os fazer isentos da sujeição de Santiago do Cacém cuja aldeia era e que fosse vila per si que eles se queriam cercar e fazer aquele muro que ora começaram por si E pediram-me por mercê que os quisesse isentos e livres da dita jurisdição e lhes outorgasse que esse lugar de Sines fosse vila per si e houvesse jurisdição de si e juízes para fazerem justiça e direito (...) E eu vendo o que me rogaram e analisando os prós e os contras da situação geográfica desta minha terra porque aquele lugar está em aquela costa de mar E porque estando assim descercado podia por aí a minha terra recear grande dano. E querendo fazer graça e mercê aos ditos lugares de Sines Tenho por bem e mando que o dito lugar de Sines seja isento da sujeição de Santiago do Cacém cuja aldeia era e que seja vila per si."
Sines é o ÚNICO porto de recreio, com condições para receber as embarcações provenientes do norte, entre Lisboa e Lagos, no Algarve; Sem ser muito distante, é-o em demasia; Lamento este ano, e se calhar porque era 2ª feira, não encontrar restaurantes abertos.... Na ida para almoçar; E na volta para Jantar! Está a acontecer o Campeonato do Mundo de Caça Submarina, deixando por isso, muitos de boca à banda, e sem compreender como é que é possível.

O SOL

O nascer do Sol, será talvez o momento mais marcante de qualquer viagem por mar.... Raramente , se tem , em terra, a sorte de o ver nascer do horizonte, ou porque á mais luz, ou porque há obstáculos, ou até não se está a pé normalmente a esta hora ( disponibilidade).Para mim sempre o foi; Embarcado como imediato , muitos e muitos anos, tinha a meu cargo ver se o Sol se levantava bem, conferir erros das agulhas com a ajuda dele, e mais tarde ter uma recta de altura, para preparar a posição do meio dia; Também, se fosse caso disso, fazia uma rectas para a velocidade e o abatimento.

DIAS DE SETEMBRO

Começou desta forma o dia 4 deste mês; Já levava toda a noite a navegar, pois tinha saído de Lisboa ( Alcantara) no dia anterior; Pouco vento, e com os dias contadinhos - 1 semana - para férias, vamos com o pano e o motor reduzido, mas a ajudar; A genoa , quando bate, enrola-se um pouco; se mesmo assim não dá, ficamos só com a grande; Rizada, que a prudencia e a pouca tripulação aconselha. Pouca mas excelente, diga-se; O Sol aparece-nos assim, lá para NE; Um Sol paneleiro, como diria o Xico Corte Real, nas madrugadas da Terra Nova, à espreita de sinais do Céu, para a sua pesca.

terça-feira, agosto 29

O ERNESTO E O JOHN

Até que pode ser um bom rapaz, mas vem danado com a vida....

E todos os que fazem do mar a sua vida, ou a sua paixão, temem estes encontros, que normalmente são únicos . Nesta imagem o caminho esperado; Mas não se pense que estas coisassó acontecem no Atlantico e nas Caraíbas; Lá ao lado, do outro lado da lingua de terra, a mesmissima coisa, só que lá já vai no (J)OHN , 11 E.

Vejam lá essas gentes, como vivem....

segunda-feira, agosto 28

O REGRESSO

E como tudo o que é bom acaba depressa e a a saladinha de ovas com azeite transmontano e vinagre do pingo doce também estava a dar as ultimas, despachámops as ultimas cervejinhas geladinhas, e vai no ir para lisboa , a aproveitar alguma agua ( muito pouca, de facto).

DELMAR CONDE

O Delmar Conde , há muitos anos a fazer barcoletas, fantásticas para a Ria de Aveiro, ( digo eu ,que sou de lá), os DC /$=, o que com a tecla Caps Lock em baixo dá 740 , construiu este 12 metros , embarcação rapidissima ( nas popas é demais, segundo dizem), que ele e os filhos , e com a ajuda de alguns amigos , tripulam de forma brilhante; Desta vez, e, Cascais, a coisa não terá corrido tão bem, mas já não tem de demonstrar nada, especialmente, quem vem das classificações da regata à Madeira e de Lagos.
Parabéns!!!!!

O DC 1200, foi desenhado também por Delmar Conde. Há já uma versão de grande turismo (?), passe a publicidade.

domingo, agosto 27

OS DRAGÕES DE CASCAIS

Roupita de inverno, pois claro!

AO LARGO DE CASCAIS

Mais vento houvera, mais vento levara.....

AO LARGO DE CASCAIS

QUEBRAMAR - CHRYSLER - 27AGO06

Eu já não via tanto vento junto, desda a ultima nortada do leste, que apanhei no sul de Espanha..... Bolas

QUEBRAMAR - CHRYSLER

Os AMIGOS do Quebramar Cidade de Lagos, desta vez bateram o pé e ficam em segundos, encostadinhos ao primeiro; MAs ainda lá vão. A tarde esteve especialmente ventosa, o que fez uns escaldões dos tesos; 3o nózes, e sempre bem acima dos 25. Mas as imagens dizem mais

quinta-feira, agosto 17

BARCAÇAS VOLTAM AO TEJO- Mas ainda não sabem....

"Sempre existiram barcaças no Tejo, só que alguém achou que não interessava e deixou-se cair o trafego de barcaças"

"! Se não existirem interessados para para a exploração deste tipo de transporte, a A.P.L. está disponivel para o fazer....."

" ... O projecto ainda não foi apresentado ao sector.... " "... faz parte do plano estratégico para o Porto de Lisboa..."" " Já há interessados no negócio...."

Isto , encontra-se na imprensa ;Po rtuguesa, pelo menos; Preocupa-me o facto da APL ter um plano estratégico, que só por si é mau; Com toda a certeza que a quebra do tráfego dos batelões, foi um plano estrtégico, só que de outra "avis rara", aterrada no mundo portuario; Agora temos estratégia mas ninguém sabe..... BOA! Cada tiro, cada melro. Mas já há interessados ; Quem perguntam vocês???

O Harry Potter, o Capitão America, O Super Homem, e mais alguns super heróis e mágicos reconhecidos ; BOA!!!!

Lisboa, com os seus paquetes, ( mais do que Madrid, segundo dizem) a serem abastecidos por fornecedores espanhóis e holandeses, com alemães e belga à mistura; Éstratégia, diriam uns conhecidos meus.....

quinta-feira, agosto 10

A " NOVA" TRANSAT JESTER CHALLENGE

Incomodados com o facto de não poderem participar na Transat dos nossos dias, um grupo forte de marinheiros de varios países decidiram continuar com o espirito que em tempos norteou a OSTAR ( Observer Single Handed Trans-Atlantic Race); Assim surge o Jesper Challenge, com saida de Plymouth e chegada a Rhode Island. Isto tudo tem de ser feito numa barcoleta de 30 pés no maximo.
Em 1960 , na primeirissima OSTAR, 5 embarcações partiram e cinco chegaram, sendo que quatro delas tinham à volta de 8 metros ( 26 pézes), sem a sofisticação dos dias de hoje. Acreditam que todos têm o direito de navegar e atravessar o atlantico , sem terem de se submeterem a regulamentos. É uma opinião; Mas já sairam, já estão no BIG BLUE´. A peça mais elaborada que estas barcoletas têm, é , pasmem, o leme de vento; Basta dizer que usam normalmente uma só bateria, um painel solar, e 3 leds de navegação ( faróis de) . Largaram 10 de 13 inscritos , 7 Britânicos, 1 Francês, 1 Australiano ( Have a foster, mate....) e um Keniano. A barcoleta maior é um BENETEAU FIGARO 1 de 30 pézes.
Texto vergonhosamente copiado e horrivelmente mau traduzido da revista PRACTICAL BOAT OWNER ^de Agosto