domingo, agosto 27

AO LARGO DE CASCAIS

QUEBRAMAR - CHRYSLER - 27AGO06

Eu já não via tanto vento junto, desda a ultima nortada do leste, que apanhei no sul de Espanha..... Bolas

QUEBRAMAR - CHRYSLER

Os AMIGOS do Quebramar Cidade de Lagos, desta vez bateram o pé e ficam em segundos, encostadinhos ao primeiro; MAs ainda lá vão. A tarde esteve especialmente ventosa, o que fez uns escaldões dos tesos; 3o nózes, e sempre bem acima dos 25. Mas as imagens dizem mais

quinta-feira, agosto 17

BARCAÇAS VOLTAM AO TEJO- Mas ainda não sabem....

"Sempre existiram barcaças no Tejo, só que alguém achou que não interessava e deixou-se cair o trafego de barcaças"

"! Se não existirem interessados para para a exploração deste tipo de transporte, a A.P.L. está disponivel para o fazer....."

" ... O projecto ainda não foi apresentado ao sector.... " "... faz parte do plano estratégico para o Porto de Lisboa..."" " Já há interessados no negócio...."

Isto , encontra-se na imprensa ;Po rtuguesa, pelo menos; Preocupa-me o facto da APL ter um plano estratégico, que só por si é mau; Com toda a certeza que a quebra do tráfego dos batelões, foi um plano estrtégico, só que de outra "avis rara", aterrada no mundo portuario; Agora temos estratégia mas ninguém sabe..... BOA! Cada tiro, cada melro. Mas já há interessados ; Quem perguntam vocês???

O Harry Potter, o Capitão America, O Super Homem, e mais alguns super heróis e mágicos reconhecidos ; BOA!!!!

Lisboa, com os seus paquetes, ( mais do que Madrid, segundo dizem) a serem abastecidos por fornecedores espanhóis e holandeses, com alemães e belga à mistura; Éstratégia, diriam uns conhecidos meus.....

quinta-feira, agosto 10

A " NOVA" TRANSAT JESTER CHALLENGE

Incomodados com o facto de não poderem participar na Transat dos nossos dias, um grupo forte de marinheiros de varios países decidiram continuar com o espirito que em tempos norteou a OSTAR ( Observer Single Handed Trans-Atlantic Race); Assim surge o Jesper Challenge, com saida de Plymouth e chegada a Rhode Island. Isto tudo tem de ser feito numa barcoleta de 30 pés no maximo.
Em 1960 , na primeirissima OSTAR, 5 embarcações partiram e cinco chegaram, sendo que quatro delas tinham à volta de 8 metros ( 26 pézes), sem a sofisticação dos dias de hoje. Acreditam que todos têm o direito de navegar e atravessar o atlantico , sem terem de se submeterem a regulamentos. É uma opinião; Mas já sairam, já estão no BIG BLUE´. A peça mais elaborada que estas barcoletas têm, é , pasmem, o leme de vento; Basta dizer que usam normalmente uma só bateria, um painel solar, e 3 leds de navegação ( faróis de) . Largaram 10 de 13 inscritos , 7 Britânicos, 1 Francês, 1 Australiano ( Have a foster, mate....) e um Keniano. A barcoleta maior é um BENETEAU FIGARO 1 de 30 pézes.
Texto vergonhosamente copiado e horrivelmente mau traduzido da revista PRACTICAL BOAT OWNER ^de Agosto

quarta-feira, agosto 9

O ARCO DA SENHORA DO PRANTO

Estas imagens têm, entre elas, alguns anitos ( bastantes , e não é por acaso); Fizeram o imaginario de muitos durante muito tempo. Mas a sua história: Havia dois: O do Ti Casimiro e o do Ti Barreto; Com a ajuda indispensável da garotada, uns dias antes dos festejos, eram colocados no ar, com grande algazarra e direito a foguetorio e tudo, os dois arcos, que, delimitavam mais ou menos, a zona dos festejos; Eram como Portas da Festa; O Ti casimiro, junto à Capela, colocava o seu; já velhinho, mas sempre muito cuidado; Lá mais rua acima , justamente em CIMO DE VILA, o Ti Barreto também se achava com direito a festança, e por isso vai de encavalitar o seu arco, mais novo mas tão bem arreado como o Ti Casimiro, em dois buracos feitos na estrada, que ao tempo era de paralelos. Era a zona de passeio, onde se davam voltas intermináveis, para a frente e para trás, a parecer sem rumo certo, mas sempre com a mira em alguém do outro sexo; Ainda era assim! Nós, os garotos, éramos os reis da festa, desta nossa, que começava e acabava antes da outra, dos adultos; De manhã, lá pela fresca das 8 horas, já todos esperávamos com uma caneca de “café do saco “ no estômago, e uma carcassa engolida à pressa, que o arco não podia esperar; Suávamos como todos, e no fim ainda tínhamos força para ir correr atrás das canas dos foguetes, muitas vezes com os donos das terras atrás de nós, com uma ameaçadora vara ao alto.

terça-feira, agosto 1

CALDO ENTORNADO

Orça, Orça.... ÓÓÓÓRÇAAAAAA!

A SUSTENTAVEL VERDADE

Pois, para que não digam que a tripulação do Blue Moon só come e dorme, aqui estão duas (2) imagens que provam exactamente o contrario; Aqui está escarrapachado, o preto no branco, ( o branco no preto ???) , que esta valorosa tripulação também se desloca ( e bem ) para os locais onde como e dorme, claro!!!!!

REJUBILEMOS

Esta fotografia torna o facto oficial. Portugal está maior, no caso mais largo, mas isso pouco importa, o que conta é que está maior:
-O que se apercebe na fotografia, é a areia da " ilha do Bugio ", que há uns anos a esta parte tem andado arredia, e de quem já se dizia que tinham sido os espanhóis que a tinham tirado, para assim tornarem o país mais barato e logo mais apetecível a uma futura OPA .

A DIMENSÃO HUMANA

Para se juntar ao post seguinte, e só para se reparar com atenção na dimensão que os navios tomaram, ou como somos sempre iguais....

VALHA-ME DEUS!!!!!

Por acaso, e como passei muito próximo deste bisonte ( ou o contrario) , reparei que o calado médio era cerca de 8,5 metros; Repare-se na altura do menino, e digam-me lá se não há-de andar muitos dias com o motor desligado.....
Também por acaso, são dois já os casos que conheço de navios destes que se deitam; Ora não sendo daquela terrinha, porque será???

REGATA À MADEIRA

Não sei o que era, mas ouvi que era a largada

de uma regata até à Madeira ; A armada estava lá

para os acompanhar; Estranhei serem tão poucos.

Provavelmente são bons.

segunda-feira, julho 24

O PORTO DE LISBOA E A TALL SHIPS RACE

Todos colocaram, na água e navegaram o que a sua imaginação ditou; Uns com mais , claro... O Porto de Lisboa ( o tal da contentorização da zona de Alcantara) ganhou largamente distanciado.

OS GRANDES NAVIOS EM LISBOA

Estamos na era dos gigantes do mar, com algumas centenas de metros de comprimento; Estes têm no maximo cento e poucos ( muito poucos) metros; Não impressionam menos; Antes pelo contrario; Enchem o horizonte e a nossa imaginação

LARGADA

Ainda sem palavras

O VERONIQUE KING SIZE

Se alguma vez o nosso querido Veiguinha quiser fazer um " jumboizing " ao seu barquinho, aqui tem a imagem final.....