sexta-feira, junho 9

2 EPOCAS - 2 NAVIOS

O lugre ANA MARIA, de 40 metros e 270 toneladas de arqueação. Trazia 5.000 quintais de peixe. O BISSAYA BARRETO, já a motor, com 51 metro de comprido e 712 tons; Veja-se a diferença; Cerca de 11.000 quintais, à descarga.

O LUGRE BACALHOEIRO - ANTES E DEPOIS DA CAMPANHA

Pelas fotografias, muito antigas, percebe-se que numa, está de largada, a reboque. e na outra está a atracar, com uma bateira à popa possivelmente para passar cabos a terra. Lugre com popa de painel, que não sei o nome

terça-feira, maio 30

VARADEIRO IMPOSSIVEL

Barcos de pesca, já de um porte bastante razoável - dá para comparar com o camião ao lado - acabadinhos de atravessar a ponte ; POR CIMA!!

MAU TEMPO EM TERRA

Todos nós conhecemos o género; É sempre bonito por mais revisitado que seja o tema; Lembra-me o cais em Ponta Delgada - Açores, durante as tempestades; O navio reforçava ( e muito ) as amarrações , e por lá ficava, ISOLADO, onde nem carros nem peões conseguiam passar, dada a violência da vaga; A estiva também não trabalhava, claro. E era assim naqueles dias, muito que a modos de molhado.

quarta-feira, maio 24

PORCO DE HONRA ??

Eu sei muito bem como estas coisas são; Nem sempre é fácil, outras vezes nem por isso, e algumas vezes há que não senhor..... Eu sei! Aqui temos uma amostra, de um cadáver recolhido pouco antes de " marchar"; Reparem na embalagem e no aprumo da situação.

quarta-feira, maio 10

O MAR E O MAU TEMPO

Cheias de força, esta imagens não são? Enviadas pelo meu amigo Alberto Hélio. Imaginem o cozinheiro e os tachos..... Ou os tachos e o senhor, que não é o mesmo!

segunda-feira, maio 8

BRILLIANCE OF THE SEAS

Ei-lo que se vai, orgulhoso do dever cumprido; Conseguiu vir a Lisboa!! É maciço , recortado na costa; Mas bonito

DRAGÃO DE CASCAIS

Estavam cá fora, estas criaturas...

CASCAIS COM SINTRA AO FUNDO

Perdi o enfiamento por pouco..... Torre do Museu Conde Castro Guimarães pelo Farol de Santa Marta .

COMPANHIA

Fomos sempre acompanhados; Umas vezes a andar mais, outras menos, que as barcoletas são mesmo assim; Todas iguais todas de frente. Ontem estava para as pesadas; 20 Nozes estabelecidos, o que é uma maravilha.....

LISBOA - CASCAIS

Ontem, Domingo, a maré ajudou a ir a CASCAIS.... É sempre muito bonita , esta viagem... E deu até para mais, para uma bordada mais larga,sempre com bom tempo e bom vento.

NO CAMINHO CERTO

Somos constantemente bombardeados com o facto de Lisboa ter o maior numero de visitas de cruzeiros; É capaz de ser verdade.... Mas se até os abastecimentos vêm de ESPANHA e ALEMANHA , conforme os carros que estavam a abastecer este naviozito..... repare-se no tamanho do navio de abastecimento a vermelho ( GALPA MARINE cento e tal metros...); Que se há-de fazer? Valha-nos Deus, que pelos homens....

A PLAISANCE

Para os Franceses, a verdadeira plaisance começou aqui; E para os outros também.....

AVEIRO PELO A.HÉLIO

O crico de Aveiro......

segunda-feira, maio 1

ENTRE IGUAIS

Sempre desconfiei que havia uns mais iguais do que outros; Resolvido! Esta fotografia, juntamente com o Mr Ham, são do A.Hélio, lá das Longínquas Terras das Gafanhas de Ilhavo......

O TRIUNFO DOS PORCOS

De férias nos mares do sul, ei-lo a retemperar os presuntos... P.S. Não consegui embarcar o bicho......

quarta-feira, abril 26

AO LARGO

Já não posso dizer bonito, bonito, que levo logo com os ditos, mas reparem que assim, tudo a voar , é como as barcoletas querem andar.... E é .... coiso!
Até à proxima.

S.JULIÃO DA BARRA E A PRAIA DE CARCAVELOS

Tudo à pinha, tudo cheio, ontem....

PAREI O VENTO

Sem palavras

A BELA

È nisto que somos bons..... Lisboa, a capital Atlântica com maior numero de paquetes em visita..... Quem me dá outra capital ??

PORTO DE LISBOA

Poucos mas bons... É o mesmo, primeiro a ser amansado pelos rebocadores ; Depois, já calmo , a descansar bem amarrado, não vá o diabo tecê-las....

segunda-feira, abril 24

A partir deste ano vão começar alguns projectos como a reabilitação da Doca de Pedrouços e a reconversão da Doca do Jardim do Tabaco. Na primeira está prevista a instalação de uma marina para iates de grandes dimensões, aliada a projectos imobiliários na área do lazer, o que resultará num investimento entre os 200 a 300 milhões de euros, adiantou Manuel Frasquilho, presidente da APL.
Em relação à Doca do Jardim do Tabaco, em Santa Apolónia, será construído um novo terminal de cruzeiros e uma área de comércio e serviços, avaliados em 45 milhões de euros.
Alcântara e Doca de Santo Amaro serão outras zonas que irão sofrer alterações profundas, com o intuito de melhorar a evolução previsível de tráfego. Só no primeiro trimestre deste ano, o Porto de Lisboa aumentou 133 por cento o embarque e desembarque de passageiros. No total, a APL prevê investir mais de um milhão de euros, só em 2006. O projecto terá a sua versão final em Novembro, quando será apresentado ao Governo, e incluirá a participação de várias entidades, concessionárias e municípios.
~Desconfio que vamos ter mais contentores na Av. de Brasilia....
E o turismo a adorar o exotismo, ao ser descarregado em paletes, por cima dos contentores; Isto com os bares e discotecas no meio ( dos dito).

sexta-feira, abril 21

DESERTAS

O “Desertas” era um cargueiro ex-alemão, de nome “Hochfeld”, de 3700 tons e 112m de comprimento, que fora apresado no Funchal, onde se refugiara quando Portugal era neutral. Estes e outros apresamentos idênticos foram um dos motivos que levaram à declaração de guerra da Alemanha a Portugal, em Março de 1916. Depois do encalhe, não tendo sido possível safar o navio para o mar, foi decidido realizar um trabalho que teve tanto de complexo como de... insólito: abrir um canal com 900m de comprimento entre o mar e a ria, rebocar o navio ao longo dele e continuar o percurso até à Barra, mediante dragagem do que ficou a chamar-se “canal do Desertas”. Tudo isto foi uma odisseia que se prolongou até 1920 e ficou na memória das populações ribeirinhas durante duas gerações. Posteriormente, em 1921 foi comprado pela Companhia Colonial de Navegação, passando a chamar-me “ MENDES BARATA”, 1927 sucata. Este navio representa de certa forma, a participação das gentes de Aveiro na 1ª Guerra, pois consta (?) que o DESERTAS foi bombardeado, por um submarino alemão, com tiros de canhão; A resposta foi dada pela Aviação Naval Francesa, ao tempo aquartelada em S. Jacinto; Mas claro, de verdade , verdade, só o DESERTAS mesmo. Na outra fotografia, alguns tripulantes do navio, parecendo-me o Cap. o primeiro.