quarta-feira, setembro 13

O SOL

O nascer do Sol, será talvez o momento mais marcante de qualquer viagem por mar.... Raramente , se tem , em terra, a sorte de o ver nascer do horizonte, ou porque á mais luz, ou porque há obstáculos, ou até não se está a pé normalmente a esta hora ( disponibilidade).Para mim sempre o foi; Embarcado como imediato , muitos e muitos anos, tinha a meu cargo ver se o Sol se levantava bem, conferir erros das agulhas com a ajuda dele, e mais tarde ter uma recta de altura, para preparar a posição do meio dia; Também, se fosse caso disso, fazia uma rectas para a velocidade e o abatimento.

DIAS DE SETEMBRO

Começou desta forma o dia 4 deste mês; Já levava toda a noite a navegar, pois tinha saído de Lisboa ( Alcantara) no dia anterior; Pouco vento, e com os dias contadinhos - 1 semana - para férias, vamos com o pano e o motor reduzido, mas a ajudar; A genoa , quando bate, enrola-se um pouco; se mesmo assim não dá, ficamos só com a grande; Rizada, que a prudencia e a pouca tripulação aconselha. Pouca mas excelente, diga-se; O Sol aparece-nos assim, lá para NE; Um Sol paneleiro, como diria o Xico Corte Real, nas madrugadas da Terra Nova, à espreita de sinais do Céu, para a sua pesca.

terça-feira, agosto 29

O ERNESTO E O JOHN

Até que pode ser um bom rapaz, mas vem danado com a vida....

E todos os que fazem do mar a sua vida, ou a sua paixão, temem estes encontros, que normalmente são únicos . Nesta imagem o caminho esperado; Mas não se pense que estas coisassó acontecem no Atlantico e nas Caraíbas; Lá ao lado, do outro lado da lingua de terra, a mesmissima coisa, só que lá já vai no (J)OHN , 11 E.

Vejam lá essas gentes, como vivem....

segunda-feira, agosto 28

O REGRESSO

E como tudo o que é bom acaba depressa e a a saladinha de ovas com azeite transmontano e vinagre do pingo doce também estava a dar as ultimas, despachámops as ultimas cervejinhas geladinhas, e vai no ir para lisboa , a aproveitar alguma agua ( muito pouca, de facto).

DELMAR CONDE

O Delmar Conde , há muitos anos a fazer barcoletas, fantásticas para a Ria de Aveiro, ( digo eu ,que sou de lá), os DC /$=, o que com a tecla Caps Lock em baixo dá 740 , construiu este 12 metros , embarcação rapidissima ( nas popas é demais, segundo dizem), que ele e os filhos , e com a ajuda de alguns amigos , tripulam de forma brilhante; Desta vez, e, Cascais, a coisa não terá corrido tão bem, mas já não tem de demonstrar nada, especialmente, quem vem das classificações da regata à Madeira e de Lagos.
Parabéns!!!!!

O DC 1200, foi desenhado também por Delmar Conde. Há já uma versão de grande turismo (?), passe a publicidade.

domingo, agosto 27

OS DRAGÕES DE CASCAIS

Roupita de inverno, pois claro!

AO LARGO DE CASCAIS

Mais vento houvera, mais vento levara.....

AO LARGO DE CASCAIS

QUEBRAMAR - CHRYSLER - 27AGO06

Eu já não via tanto vento junto, desda a ultima nortada do leste, que apanhei no sul de Espanha..... Bolas

QUEBRAMAR - CHRYSLER

Os AMIGOS do Quebramar Cidade de Lagos, desta vez bateram o pé e ficam em segundos, encostadinhos ao primeiro; MAs ainda lá vão. A tarde esteve especialmente ventosa, o que fez uns escaldões dos tesos; 3o nózes, e sempre bem acima dos 25. Mas as imagens dizem mais

quinta-feira, agosto 17

BARCAÇAS VOLTAM AO TEJO- Mas ainda não sabem....

"Sempre existiram barcaças no Tejo, só que alguém achou que não interessava e deixou-se cair o trafego de barcaças"

"! Se não existirem interessados para para a exploração deste tipo de transporte, a A.P.L. está disponivel para o fazer....."

" ... O projecto ainda não foi apresentado ao sector.... " "... faz parte do plano estratégico para o Porto de Lisboa..."" " Já há interessados no negócio...."

Isto , encontra-se na imprensa ;Po rtuguesa, pelo menos; Preocupa-me o facto da APL ter um plano estratégico, que só por si é mau; Com toda a certeza que a quebra do tráfego dos batelões, foi um plano estrtégico, só que de outra "avis rara", aterrada no mundo portuario; Agora temos estratégia mas ninguém sabe..... BOA! Cada tiro, cada melro. Mas já há interessados ; Quem perguntam vocês???

O Harry Potter, o Capitão America, O Super Homem, e mais alguns super heróis e mágicos reconhecidos ; BOA!!!!

Lisboa, com os seus paquetes, ( mais do que Madrid, segundo dizem) a serem abastecidos por fornecedores espanhóis e holandeses, com alemães e belga à mistura; Éstratégia, diriam uns conhecidos meus.....

quinta-feira, agosto 10

A " NOVA" TRANSAT JESTER CHALLENGE

Incomodados com o facto de não poderem participar na Transat dos nossos dias, um grupo forte de marinheiros de varios países decidiram continuar com o espirito que em tempos norteou a OSTAR ( Observer Single Handed Trans-Atlantic Race); Assim surge o Jesper Challenge, com saida de Plymouth e chegada a Rhode Island. Isto tudo tem de ser feito numa barcoleta de 30 pés no maximo.
Em 1960 , na primeirissima OSTAR, 5 embarcações partiram e cinco chegaram, sendo que quatro delas tinham à volta de 8 metros ( 26 pézes), sem a sofisticação dos dias de hoje. Acreditam que todos têm o direito de navegar e atravessar o atlantico , sem terem de se submeterem a regulamentos. É uma opinião; Mas já sairam, já estão no BIG BLUE´. A peça mais elaborada que estas barcoletas têm, é , pasmem, o leme de vento; Basta dizer que usam normalmente uma só bateria, um painel solar, e 3 leds de navegação ( faróis de) . Largaram 10 de 13 inscritos , 7 Britânicos, 1 Francês, 1 Australiano ( Have a foster, mate....) e um Keniano. A barcoleta maior é um BENETEAU FIGARO 1 de 30 pézes.
Texto vergonhosamente copiado e horrivelmente mau traduzido da revista PRACTICAL BOAT OWNER ^de Agosto

quarta-feira, agosto 9

O ARCO DA SENHORA DO PRANTO

Estas imagens têm, entre elas, alguns anitos ( bastantes , e não é por acaso); Fizeram o imaginario de muitos durante muito tempo. Mas a sua história: Havia dois: O do Ti Casimiro e o do Ti Barreto; Com a ajuda indispensável da garotada, uns dias antes dos festejos, eram colocados no ar, com grande algazarra e direito a foguetorio e tudo, os dois arcos, que, delimitavam mais ou menos, a zona dos festejos; Eram como Portas da Festa; O Ti casimiro, junto à Capela, colocava o seu; já velhinho, mas sempre muito cuidado; Lá mais rua acima , justamente em CIMO DE VILA, o Ti Barreto também se achava com direito a festança, e por isso vai de encavalitar o seu arco, mais novo mas tão bem arreado como o Ti Casimiro, em dois buracos feitos na estrada, que ao tempo era de paralelos. Era a zona de passeio, onde se davam voltas intermináveis, para a frente e para trás, a parecer sem rumo certo, mas sempre com a mira em alguém do outro sexo; Ainda era assim! Nós, os garotos, éramos os reis da festa, desta nossa, que começava e acabava antes da outra, dos adultos; De manhã, lá pela fresca das 8 horas, já todos esperávamos com uma caneca de “café do saco “ no estômago, e uma carcassa engolida à pressa, que o arco não podia esperar; Suávamos como todos, e no fim ainda tínhamos força para ir correr atrás das canas dos foguetes, muitas vezes com os donos das terras atrás de nós, com uma ameaçadora vara ao alto.

terça-feira, agosto 1

CALDO ENTORNADO

Orça, Orça.... ÓÓÓÓRÇAAAAAA!

A SUSTENTAVEL VERDADE

Pois, para que não digam que a tripulação do Blue Moon só come e dorme, aqui estão duas (2) imagens que provam exactamente o contrario; Aqui está escarrapachado, o preto no branco, ( o branco no preto ???) , que esta valorosa tripulação também se desloca ( e bem ) para os locais onde como e dorme, claro!!!!!

REJUBILEMOS

Esta fotografia torna o facto oficial. Portugal está maior, no caso mais largo, mas isso pouco importa, o que conta é que está maior:
-O que se apercebe na fotografia, é a areia da " ilha do Bugio ", que há uns anos a esta parte tem andado arredia, e de quem já se dizia que tinham sido os espanhóis que a tinham tirado, para assim tornarem o país mais barato e logo mais apetecível a uma futura OPA .

A DIMENSÃO HUMANA

Para se juntar ao post seguinte, e só para se reparar com atenção na dimensão que os navios tomaram, ou como somos sempre iguais....

VALHA-ME DEUS!!!!!

Por acaso, e como passei muito próximo deste bisonte ( ou o contrario) , reparei que o calado médio era cerca de 8,5 metros; Repare-se na altura do menino, e digam-me lá se não há-de andar muitos dias com o motor desligado.....
Também por acaso, são dois já os casos que conheço de navios destes que se deitam; Ora não sendo daquela terrinha, porque será???

REGATA À MADEIRA

Não sei o que era, mas ouvi que era a largada

de uma regata até à Madeira ; A armada estava lá

para os acompanhar; Estranhei serem tão poucos.

Provavelmente são bons.

sexta-feira, julho 28

ADEUS

Há cerca de 300 anitos que vemos esta imagem na barra; Não perdeu nada da sua beleza; Nada....