sexta-feira, maio 18
domingo, março 18
YESTERDAY NIGHT - DAILY CAPE DISPATCH
O mar e a serra estão sempre presentes.
Assim com a roda. Olha-se e vê-se, de todo o lado
Os restaurantes
E a rodinha.Marca a cidade
O dia de ontem, foi de celebração de St. Patrick. Deve ter alguma coisa a ver com a cerveja, a julgar pelo que vi. Felizmente.
Também alguns rapazinhos casadoiros, foram obrigados pelos amigos ( e não só) a tudo o que se possa imaginar... De mau.
Particularmente estes reinavam e reinavam Deviam ter muito treino!
A esfera de ferro era pesadissima. Perdi o rasto.
E claro tudo se passou neste lugar de Irlandeses irredutíveis....
sábado, março 17
DESCASQUE
Dueto , a duas mãos, para o descasque matinal das batatas. Por algum motivo que ainda não se conhece, o cozinheireo conseguiu por o Xô Piloto - Oficial Chefe de Quarto, agora - a descascar as batatinhas. há razões que eu não conheço......
sexta-feira, março 16
CAPE NEWS
Vindos não sei de onde. Atracam aqui perto. Quando estão todos juntos, recordam-me a nossa frota em St. Johns,NFLD.
Caça submarina masterizada. Diverte-se enquanto trabalha. E aplaude
quinta-feira, março 15
quarta-feira, março 14
NAVIOS ESPECIAIS
Não sei o que hei-de dizer.
Se calhar não digo nada.
Povos que encontram no mar algo mais que o molhado nas virilhas, ou na falta delas.
O Porto de Cape Town é fertil nestas imagens.
Pode ser que ainda apareça alguém com as virilhas secas, e consiga convencer que o caminho até à vitoria final, é em frente.
O PORTO À NOITE
Ou parte dele, pelo menos.
É o porto de Cape Town, e é engraçado que de noite é igualzinho ao que é de dia; Só que com lampadazinhas....
O HOMEM E O PAU
Sabe-se desde tempos imemoriais da relação do homem com o pau, e do pau com o homem.
É uma relação bívoca, e inequívoca.
Ora desta relação bívoca. o homem e o pau, fica-nos sempre a ideia do homem agarrado ao pau, e da interdependencia do pau.
No caso em apreço, é o pau que segura o homem, não fazendo contudo regra tal afirmação. Sabe-se, ou devia-se saber, que nem tudo o que é de pau bulha.....
terça-feira, março 13
O SENTIDO DA RAZÃO
É-se grande até ao dia que se não é.
Este companheiro olha espantado para a escala de calado deste navio, que mais parece a muralha da china.
Eu também.
Este companheiro olha espantado para a escala de calado deste navio, que mais parece a muralha da china.
Eu também.
domingo, março 11
sábado, março 10
HANSE EXPLORER
O Hanse Explorer, classificado como recreio, faz uns cruzeirinhos de se lhe tirar o chapéu. 12 passageiros e 13 tripulantes.
Pode-se ver em ( clique aqui)
Não foi das melhores imagens que passou. Foi à 5ª tentativa que atracou.
quinta-feira, março 8
A SUBISTENCIA DAS ESPÉCIES
Apesar do seu aspecto brincalhão e mansarrão, estes animais têm na agilidade e rapidez de ação a sua maior arma
Nadam de costas também....
E se a coisa já não estava facil para os peixarocos, eis senão quando ums segunda bestialidade, vinda não se sabe de onde, investe com apetite voraz que dilacera o cardume.
São engraçadas
A CAÇA DA SARDINHA
Não é todos os dias que se é surpreendido pela animação de uma foca ( leão marinho?) a divertir-se e a atestar a barriguinha de sardinnhocas do Atlântico Sul.
O cardume bem que se defendeu, mas foi magistralmente encurralado , ficando reduzidissimo ao final de uns poucos minutos.
As fotografias deixam adivinhar um navio de 3 eixos, e com pneus muito mau recauchutados.
terça-feira, janeiro 31
Rachou e pouco faltou para se afundar com 400.000 tones de minerio de ferro. Para a China, pois claro. Que também o construiu. E só navegou cerca de 4 meses.
Comparativo do menino.
Tudo isto se passou no Brasil. Imaginem se tem ido para o charco, teria tramado o segundo maior porto do Brasil. Só!
Razões para tal acidente?? As rachas são semdúvida sinal de deficiente construção, má qualidade da supervisãso e pior ainda dos materiais.
domingo, janeiro 29
Um rebocador com 95 metros, mergulhado 7,5 metros, tem de
ser coisa séria.
Depois, não
estranhamos as 180 toneladas de tracção, tão pouco os seus mais de 20 nós.
Operação / Vel.
Consumo Permanência Alcance
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Navegar
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Velo. Max
(20+ nós) 42
Ton/dia 38 dias 18,240 Nm
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Economical Speed
(13 to 15 nós) 22. 5 Ton/dia 70 dias 23,520
Nm
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Com Reboque
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Plataforma ou
similar
(4 to 5 Knots) 40 Ton/dia 40 dias 4,320 Nm
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Navio
FPSO
(6 to 7 Knots) 40 Ton/dia 40 dias 6,240 Nm
|
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Assim se faz no cú do mundo, onde deixamos outrora uma
pegada de gigantes.
Os navios que escalam os portos de África, são, sem excepções de monta, navios extraordinarios. Alguns pela longevidade alcançada, fazem-se notar, nunca nos portos da África do Sul.
Outros, é pelo aparelho, pela forma, ou até para o que são concebidos.
No ultimo caso, este exemplo marcante de tractor dos mares. Lavra, ara, e colhe.
No caso, diamantes marítimos.
sexta-feira, janeiro 27
SUNDOWNER REGATTA
Os Capetonians, com tanto mar e tanto vento, claro que tinham de acabar a regatear. São muitos, os que ao final do dia ( 4 da tarde) se encontram no meio da baía para umas bananadas de gozo e de chorar por mais.
Se bem que o vento por aqui, sopra com bastante intensidade - nortada do sul, já aqui referida - e 4o nozes são vulgares, como os nossos 20 ou 25.Frescos portanto.
Algumas vezes, alguns mais brincalhões aproveitam o remanso do porto para umas acelaradelas de jeito.
Para consolo dos olhinhos do escriba.
Se bem que o vento por aqui, sopra com bastante intensidade - nortada do sul, já aqui referida - e 4o nozes são vulgares, como os nossos 20 ou 25.Frescos portanto.
Algumas vezes, alguns mais brincalhões aproveitam o remanso do porto para umas acelaradelas de jeito.
Para consolo dos olhinhos do escriba.
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