domingo, março 18

YESTERDAY NIGHT - DAILY CAPE DISPATCH


O mar e a serra estão sempre presentes.



 Assim com a roda. Olha-se e vê-se, de todo o lado


Os restaurantes


E a rodinha.Marca a cidade

O dia de ontem, foi de celebração de St. Patrick. Deve ter alguma coisa a ver com a cerveja, a julgar pelo que vi. Felizmente.


Também alguns rapazinhos casadoiros, foram obrigados pelos amigos ( e não só) a tudo o que se possa imaginar... De mau.


 Particularmente estes reinavam e reinavam Deviam ter muito treino!
A esfera de ferro era pesadissima. Perdi o rasto.


E claro tudo se passou neste lugar de Irlandeses irredutíveis....

sábado, março 17

sexta-feira, março 16

CAPE NEWS


Vindos não sei de onde. Atracam aqui perto. Quando estão todos juntos, recordam-me a nossa frota em St. Johns,NFLD.



Caça submarina masterizada. Diverte-se enquanto trabalha. E aplaude

quarta-feira, março 14

NAVIOS ESPECIAIS


 Não sei o que hei-de dizer.
Se calhar não digo nada.


Povos que encontram no mar algo mais que o molhado nas virilhas, ou na falta delas.



O Porto de Cape Town  é fertil nestas imagens.


Pode ser que ainda apareça alguém com as virilhas secas, e consiga convencer  que o caminho até à vitoria final, é em frente.





O PORTO À NOITE




Ou parte dele, pelo menos.
É o porto de Cape Town, e é engraçado que de noite é igualzinho ao que é de dia; Só que com lampadazinhas....

O HOMEM E O PAU



Sabe-se desde tempos imemoriais da relação do homem com o pau, e do pau com o homem.
É uma relação bívoca, e inequívoca.
Ora desta relação bívoca. o homem e o pau, fica-nos sempre a ideia do homem agarrado ao pau, e da interdependencia do pau.
No caso em apreço, é o pau que segura o homem, não fazendo  contudo regra tal afirmação. Sabe-se, ou devia-se saber, que nem tudo o que é de pau bulha.....

terça-feira, março 13

O SENTIDO DA RAZÃO

É-se grande até ao dia que se não é.
Este companheiro olha espantado para a escala de calado deste navio, que mais parece a muralha da china.
Eu também.

sábado, março 10

O GASOLINEIRO


Está em todas!  Gasolineiro

HANSE EXPLORER


O Hanse Explorer, classificado como recreio, faz uns cruzeirinhos de se lhe tirar o chapéu. 12 passageiros e 13 tripulantes.
Pode-se ver em ( clique aqui)



Não foi das melhores imagens que passou. Foi à 5ª tentativa que atracou.

CAPE DISPATCH


Saldanha, quando cá chegou, só parou na mesa- Table Mountain .


Exactamente o que se faz ainda hoje

quinta-feira, março 8

A SUBISTENCIA DAS ESPÉCIES


 Apesar do seu aspecto brincalhão e mansarrão, estes animais têm na agilidade e rapidez de ação a sua maior arma




Nadam de costas também....


E se a coisa já não estava facil para os peixarocos, eis senão quando ums segunda bestialidade, vinda não se sabe de onde, investe com apetite voraz que dilacera o cardume.


São engraçadas

A CAÇA DA SARDINHA


Não é todos os dias que se é surpreendido pela animação de uma foca ( leão marinho?) a divertir-se e a atestar a barriguinha de sardinnhocas do Atlântico Sul.


O cardume bem que se defendeu, mas foi magistralmente encurralado , ficando reduzidissimo ao final de uns poucos minutos.
As fotografias deixam adivinhar um navio de 3 eixos, e com pneus muito mau recauchutados.

terça-feira, janeiro 31

A REBOQUE E COM TIMOR NA PROA



É o que nos dia a fotografia de ontem. O barquito é o Antares.


Ficheiro:Scorpius constellation map.png






CAPE TOWN DISPATCH


Vamos à doca.






E o gosto das panoramicas.....


É um dos maiores navios postos " a boiar" pelo homem.
Rachou e pouco faltou para se afundar com 400.000 tones de minerio de ferro. Para a China, pois claro. Que também o construiu. E só navegou cerca de 4 meses.

The Vale Beijing is part of Vale’s plan for  a fleet of 35 mega-ships.

Comparativo do menino.
Tudo isto se passou no Brasil. Imaginem se tem ido para o charco, teria tramado o segundo maior porto do Brasil. Só!
Razões para tal acidente?? As rachas são semdúvida sinal de deficiente construção, má qualidade da supervisãso e pior ainda dos materiais.




domingo, janeiro 29

 
Um rebocador com 95 metros, mergulhado 7,5 metros, tem de ser coisa séria.
Depois,  não estranhamos as 180 toneladas de tracção, tão pouco os seus mais de 20 nós.



Operação  / Vel.   Consumo         Permanência             Alcance

Navegar

Velo. Max
(20+ nós)                 42 Ton/dia        38 dias                18,240 Nm
Economical Speed
(13 to 15 nós)         22. 5 Ton/dia     70 dias                23,520 Nm

Com Reboque

Plataforma ou
similar
(4 to 5 Knots)          40 Ton/dia        40 dias                 4,320 Nm

Navio
FPSO
(6 to 7 Knots)         40 Ton/dia        40 dias                 6,240 Nm

Assim se faz no cú do mundo, onde deixamos outrora uma pegada de gigantes.


Os navios que escalam os portos de África, são, sem excepções de monta, navios extraordinarios. Alguns pela longevidade alcançada, fazem-se notar, nunca nos portos da África do Sul.
Outros, é pelo aparelho, pela forma, ou até para o que são concebidos.


No ultimo caso, este exemplo marcante de tractor dos mares. Lavra, ara, e colhe.
No caso, diamantes marítimos.

sexta-feira, janeiro 27

SUNDOWNER REGATTA

 Os Capetonians, com tanto mar e tanto vento, claro que tinham de acabar a regatear. São muitos, os que ao final do dia ( 4 da tarde) se encontram no meio da baía para umas bananadas de gozo e de chorar por mais.
Se bem que o vento por aqui, sopra com bastante intensidade - nortada do sul, já aqui referida - e 4o nozes são vulgares, como os nossos 20 ou 25.Frescos portanto.

Algumas vezes, alguns mais brincalhões aproveitam o remanso do porto para umas acelaradelas de jeito.
Para consolo dos olhinhos do escriba.

quinta-feira, janeiro 26

GUESS WHO



Com a fardinha da noite, brioso. Para os UK é briosa.


Os navios têm alma,  normalmente são teimosos e só fazem o que lhes apetece; são pois  , para os ingleses., do sexo feminino.

quarta-feira, janeiro 25

SIPPING NEWS


Todos os dias somos surpreendidos pelas maravilhas que a técnica traz até nós.

O shipping, não sendo uma área que ocupe um lugar de destaque nas nossas atarefadas vidas, não deixa por isso de ser menos entusiasmante, para os mais atentos. Para os outros será uma forma de assobiar.

Veja-se na fotografia " supra" ( é assim que se diz??) o novo tipo de navio graneleiro para canais mais estreitos.  E repare-se também na facilidade com que este gigante, atraca numa qualquer curva de um porto. E não é só.

Como todos os gigantes dos mares, neste caso, dos caneiros, tem as suas limitações, mas que o não tornam menos atractivo para armadores mais ambiciosos, como os portugueses.

E o interesse do navio começa no facto de  este grande navio estar projectado para os canais a construir em Portugal entre Ílhavo e Penalva do Castelo com  as empresas da área M Engil e Cia  se encontrarem já em fase de projecto para este canal só com as ditas curvas para a direita.

Claro que ainda sobra a questão do regresso, só com curvas para a esquerda, mas para isso fazem-se mais navios, desta vez curvados para outros lados.