Mais um encalhe com repercursões.
Vamos a ver até quando se mantém
Terá de ser assim, que as perdas humanas são demasiado baratas para pesar....
Há muitos anos, retirei uma cavilha em cobre daqui. Não lhe fez falta, parece...
Roidinhos de inveja, os nossos amigos ilhéus, sem delongas ou lengalengas premonitórias, avançam com este ataque ao “ nosso “ Blue Moon I., copiando das suas amuras o tão bonito ( até dói) nome; Mas como sempre, e porque a pressa não é a melhor das companheiras, esqueceram-se do “ I “, transformando este barquito num capado; Sim senhor.
O comité de nomes da IMO já tem uma deliberação pronta para evitar situações como a presente no futuro .
Barca, construção em metal. O maior navio de vela na época ( 1890) e o primeiro 5 mastros.
Sofreu um violento temporal, ao largo da América do Sul, ( Pacifico) tendo a carga corrido e naufragado a seguir.Carregava cerca de 6.000 tons nos seus 110 metros de comprimento por 15 metros de largo, empurrados por 4.700 m2 de velas.
Inevitavel este regresso:
O Torrey Canyon, FOI construído nos USA em 1959, com uma capacidade para carga de 60.000 tons. Foi aumentado no Japão para 120.000 tons (!!) passando a medir cerca de 1.000 pés de comprimento; Quase o mesmo que o Blue Moon, sem gurupés.
Este JUMBOIZING fez com que o Torrey Canyon fosse ( e seja) encarado como o primeiro dos Super tanques .
Em 1967era propriedade da Barracuda Tanker Corp., do grupo Union Oil Co. of California.
A 18 de Março do mesmo ano, enquanto em viagem de Al-Ahmadi, Koweit, para MILFORD HAVEN, no SW do País de Gales, em charter para a British Petroleum , um erro de navegação (??) fez com que embatesse a cerca de 17 nós de velocidade nas denominadas Pollard’s Rocks, rasgando 6 tanques, originando o primeiro desastre ecológico de grandes proporções .A mancha resultante atingiu 700 Km2 , e o navio foi considerado perda total.