Se houver altura melhor para estar caladinho, avisem!
O Sol levantava-se com a preguiça da manhã, e a Lua teimava em ficar de pé; São ambientes quase mágicos, estes . Nesta noite tinha tido a companhia de umas dezenas, largas, de golfinhos, que fizeram as delicias do Afonso ( até à exaustão) e as minhas, claro. Também desisti, de brincar com eles; Fizeram cerca de 1 hora a roçarem no barquito, como a querer brincar. Fantástico.
Bacon, ovos e queijo, foi a receita deste dia; Não muito bem apresentado, é certo, mas o balanço ditava as suas leis; Por outro lado, o Afonso tinha acabado de acordar, e como sózinho tinha de cozinhar e manter o quarto, o " pôr a mesa " ficou relegado para segundas núpcias. Não é grave, não é bonito, mas é prático.
"D. Pedro pela graça de Deus, Rei de Portugal e do Algarve A quantos esta carta virem faço saber que os Homens Bons de Sines me enviaram dizer que se fosse minha mercê de os fazer isentos da sujeição de Santiago do Cacém cuja aldeia era e que fosse vila per si que eles se queriam cercar e fazer aquele muro que ora começaram por si E pediram-me por mercê que os quisesse isentos e livres da dita jurisdição e lhes outorgasse que esse lugar de Sines fosse vila per si e houvesse jurisdição de si e juízes para fazerem justiça e direito (...) E eu vendo o que me rogaram e analisando os prós e os contras da situação geográfica desta minha terra porque aquele lugar está em aquela costa de mar E porque estando assim descercado podia por aí a minha terra recear grande dano. E querendo fazer graça e mercê aos ditos lugares de Sines Tenho por bem e mando que o dito lugar de Sines seja isento da sujeição de Santiago do Cacém cuja aldeia era e que seja vila per si."
O nascer do Sol, será talvez o momento mais marcante de qualquer viagem por mar.... Raramente , se tem , em terra, a sorte de o ver nascer do horizonte, ou porque á mais luz, ou porque há obstáculos, ou até não se está a pé normalmente a esta hora ( disponibilidade).Para mim sempre o foi; Embarcado como imediato , muitos e muitos anos, tinha a meu cargo ver se o Sol se levantava bem, conferir erros das agulhas com a ajuda dele, e mais tarde ter uma recta de altura, para preparar a posição do meio dia; Também, se fosse caso disso, fazia uma rectas para a velocidade e o abatimento.
Até que pode ser um bom rapaz, mas vem danado com a vida....
E todos os que fazem do mar a sua vida, ou a sua paixão, temem estes encontros, que normalmente são únicos . Nesta imagem o caminho esperado; Mas não se pense que estas coisassó acontecem no Atlantico e nas Caraíbas; Lá ao lado, do outro lado da lingua de terra, a mesmissima coisa, só que lá já vai no (J)OHN , 11 E.
Vejam lá essas gentes, como vivem....
O Delmar Conde , há muitos anos a fazer barcoletas, fantásticas para a Ria de Aveiro, ( digo eu ,que sou de lá), os DC /$=, o que com a tecla Caps Lock em baixo dá 740 , construiu este 12 metros , embarcação rapidissima ( nas popas é demais, segundo dizem), que ele e os filhos , e com a ajuda de alguns amigos , tripulam de forma brilhante; Desta vez, e, Cascais, a coisa não terá corrido tão bem, mas já não tem de demonstrar nada, especialmente, quem vem das classificações da regata à Madeira e de Lagos.
O DC 1200, foi desenhado também por Delmar Conde. Há já uma versão de grande turismo (?), passe a publicidade.
"Sempre existiram barcaças no Tejo, só que alguém achou que não interessava e deixou-se cair o trafego de barcaças"
"! Se não existirem interessados para para a exploração deste tipo de transporte, a A.P.L. está disponivel para o fazer....."
" ... O projecto ainda não foi apresentado ao sector.... " "... faz parte do plano estratégico para o Porto de Lisboa..."" " Já há interessados no negócio...."
Isto , encontra-se na imprensa ;Po rtuguesa, pelo menos; Preocupa-me o facto da APL ter um plano estratégico, que só por si é mau; Com toda a certeza que a quebra do tráfego dos batelões, foi um plano estrtégico, só que de outra "avis rara", aterrada no mundo portuario; Agora temos estratégia mas ninguém sabe..... BOA! Cada tiro, cada melro. Mas já há interessados ; Quem perguntam vocês???
O Harry Potter, o Capitão America, O Super Homem, e mais alguns super heróis e mágicos reconhecidos ; BOA!!!!
Lisboa, com os seus paquetes, ( mais do que Madrid, segundo dizem) a serem abastecidos por fornecedores espanhóis e holandeses, com alemães e belga à mistura; Éstratégia, diriam uns conhecidos meus.....
Incomodados com o facto de não poderem participar na Transat dos nossos dias, um grupo forte de marinheiros de varios países decidiram continuar com o espirito que em tempos norteou a OSTAR ( Observer Single Handed Trans-Atlantic Race); Assim surge o Jesper Challenge, com saida de Plymouth e chegada a Rhode Island. Isto tudo tem de ser feito numa barcoleta de 30 pés no maximo.
Estas imagens têm, entre elas, alguns anitos ( bastantes , e não é por acaso); Fizeram o imaginario de muitos durante muito tempo. Mas a sua história:
Havia dois:
O do Ti Casimiro e o do Ti Barreto; Com a ajuda indispensável da garotada, uns dias antes dos festejos, eram colocados no ar, com grande algazarra e direito a foguetorio e tudo, os dois arcos, que, delimitavam mais ou menos, a zona dos festejos; Eram como Portas da Festa; O Ti casimiro, junto à Capela, colocava o seu; já velhinho, mas sempre muito cuidado; Lá mais rua acima , justamente em CIMO DE VILA, o Ti Barreto também se achava com direito a festança, e por isso vai de encavalitar o seu arco, mais novo mas tão bem arreado como o Ti Casimiro, em dois buracos feitos na estrada, que ao tempo era de paralelos. Era a zona de passeio, onde se davam voltas intermináveis, para a frente e para trás, a parecer sem rumo certo, mas sempre com a mira em alguém do outro sexo; Ainda era assim!
Nós, os garotos, éramos os reis da festa, desta nossa, que começava e acabava antes da outra, dos adultos; De manhã, lá pela fresca das 8 horas, já todos esperávamos com uma caneca de “café do saco “ no estômago, e uma carcassa engolida à pressa, que o arco não podia esperar; Suávamos como todos, e no fim ainda tínhamos força para ir correr atrás das canas dos foguetes, muitas vezes com os donos das terras atrás de nós, com uma ameaçadora vara ao alto.
Pois, para que não digam que a tripulação do Blue Moon só come e dorme, aqui estão duas (2) imagens que provam exactamente o contrario; Aqui está escarrapachado, o preto no branco, ( o branco no preto ???) , que esta valorosa tripulação também se desloca ( e bem ) para os locais onde como e dorme, claro!!!!!
Esta fotografia torna o facto oficial. Portugal está maior, no caso mais largo, mas isso pouco importa, o que conta é que está maior: