sexta-feira, junho 9

A PESCA - 2 CONCEITOS

Por estas alturas pescava-se de 2 formas : De arrasto ou com anzóis ( à linha) e os navios retinham essa denominação - Navios de linha ( S.Ruy e Inacio Cunha) ou de arrasto ( Senhora das Candeias).S. Ruy - 1939 de 61 metros, 1050 tons 15.000 quintais ; Ainda me fez companhia, na Terra Nova. Tinha o Salão de Oficiais mais bonito que se possa imaginar !
Inácio Cunha - 1945 , 53 metros 775 tons e 11.000 quintais; Não era a BOTA DA TROPA que ressalta da fotografia; Eram airosos, sem ser bonitos, este navios.
Senhora das Candeias - O único arrastão deste lote . ( lateral, porque na altura não se fazia mais nada) 1948 , 72 metros, 1-215 tons e 20.000 quintais.
Para se ter uma ideia do que se pescava, em termos médios, por viagem :
Navio de linha: 1387 Tons de peixe
Arrastão lateral : 1774 Tons de peixe
Redes de emalhar: 1192 tons de peixe.
Arrastao de popa: 2426 tons de peixe
Os navios de redes de emalhar, são os navios de linha transformados para as redes e que basicamente consistia em acrescentar um convés por cima do convés anterior, ligando os dois castelos, e criando simultaneamente um piso para colocar as lanchas de pesca e um resguardo para se tratar do peixe ao abrigo do tempo;

LUGRES

O Senhora da Saúde, com 48 metros e 426 tons; 7.000 quintais. O Creoula, 58 metros ,e 670 tons e 9.000 quintais - Um naviozão;

2 EPOCAS - 2 NAVIOS

O lugre ANA MARIA, de 40 metros e 270 toneladas de arqueação. Trazia 5.000 quintais de peixe. O BISSAYA BARRETO, já a motor, com 51 metro de comprido e 712 tons; Veja-se a diferença; Cerca de 11.000 quintais, à descarga.

O LUGRE BACALHOEIRO - ANTES E DEPOIS DA CAMPANHA

Pelas fotografias, muito antigas, percebe-se que numa, está de largada, a reboque. e na outra está a atracar, com uma bateira à popa possivelmente para passar cabos a terra. Lugre com popa de painel, que não sei o nome

terça-feira, maio 30

VARADEIRO IMPOSSIVEL

Barcos de pesca, já de um porte bastante razoável - dá para comparar com o camião ao lado - acabadinhos de atravessar a ponte ; POR CIMA!!

MAU TEMPO EM TERRA

Todos nós conhecemos o género; É sempre bonito por mais revisitado que seja o tema; Lembra-me o cais em Ponta Delgada - Açores, durante as tempestades; O navio reforçava ( e muito ) as amarrações , e por lá ficava, ISOLADO, onde nem carros nem peões conseguiam passar, dada a violência da vaga; A estiva também não trabalhava, claro. E era assim naqueles dias, muito que a modos de molhado.

quarta-feira, maio 24

PORCO DE HONRA ??

Eu sei muito bem como estas coisas são; Nem sempre é fácil, outras vezes nem por isso, e algumas vezes há que não senhor..... Eu sei! Aqui temos uma amostra, de um cadáver recolhido pouco antes de " marchar"; Reparem na embalagem e no aprumo da situação.

quarta-feira, maio 10

O MAR E O MAU TEMPO

Cheias de força, esta imagens não são? Enviadas pelo meu amigo Alberto Hélio. Imaginem o cozinheiro e os tachos..... Ou os tachos e o senhor, que não é o mesmo!

segunda-feira, maio 8

BRILLIANCE OF THE SEAS

Ei-lo que se vai, orgulhoso do dever cumprido; Conseguiu vir a Lisboa!! É maciço , recortado na costa; Mas bonito

DRAGÃO DE CASCAIS

Estavam cá fora, estas criaturas...

CASCAIS COM SINTRA AO FUNDO

Perdi o enfiamento por pouco..... Torre do Museu Conde Castro Guimarães pelo Farol de Santa Marta .

COMPANHIA

Fomos sempre acompanhados; Umas vezes a andar mais, outras menos, que as barcoletas são mesmo assim; Todas iguais todas de frente. Ontem estava para as pesadas; 20 Nozes estabelecidos, o que é uma maravilha.....

LISBOA - CASCAIS

Ontem, Domingo, a maré ajudou a ir a CASCAIS.... É sempre muito bonita , esta viagem... E deu até para mais, para uma bordada mais larga,sempre com bom tempo e bom vento.

NO CAMINHO CERTO

Somos constantemente bombardeados com o facto de Lisboa ter o maior numero de visitas de cruzeiros; É capaz de ser verdade.... Mas se até os abastecimentos vêm de ESPANHA e ALEMANHA , conforme os carros que estavam a abastecer este naviozito..... repare-se no tamanho do navio de abastecimento a vermelho ( GALPA MARINE cento e tal metros...); Que se há-de fazer? Valha-nos Deus, que pelos homens....