segunda-feira, junho 14

A COISA


Pois, é mais a coisa que outra coisa. É a coisa.
State of art do seculo passado, esta ponte hoje da para o cunsumo


Se não se for exigente. O mais agradável, era sem dúvida o " roncar " do motor, qual bólide de competição. Era o meu bocadinho, o acelarar da coisa, até respirar........

São motores com muita " disponibilidade"  para os arranques ( natureza dos rebocadores oblige). Verdadeira obra de arte. Sem um queixume, de cá para lá; Recordo, 19 dias, praticamente.

ENTRE SÓIS


Entre o nascer do sol, acima, e o por do sol, abaixo, mediavam 3 refeições e muito, muito calor. O dia nascia razoavelmente limpo, até o calor fazer o seu trabalho e encher tudo de nuvens,de uma forma avassaladora. Quase que se tocavam. Água em cima de nós, água por baixo. Aqui os aguaceiros ainda eram aguaceiros.....


Sempre mais espetacular, o por do sol encantava quem o via. Neste fase, ainda de quartos de 6 horas ( sextos??), dava para ver os dois, e isso preenchia-me o dia. Gozava com o que tinha visto, e antevia em puro deleite o que estava para vir. O resto são cantigas. Com ou sem piloto automático.

NAVEGAR

Normalmente, a precaução aconselhava-nos a usar um pouco mais de distancia, entre nós; Mas como se tratava de uma viagem de certa forma atípica, deu para tudo; A entreajuda esteve sempre presente, mesmo tratando-se dos nossos congéneres "gallegos"


A vaga larga, sempre presente, deu pano para mangas durante todos os 19 dias. Se dias houve em que, pelo nosso rumo, o incómodo era minorado, outros houve em que as coisas mais simples deste mundo., tais como comer e comer, eram muito dificultadas. Pobre cozinheiro, que com 2 mãos fazia autênticos milagres.


Depois de alcançado, é vê-lo pela popa


E a vida lá continuava, no ramerame do costume; Quartos, baixo e mais quartos. De inicio de 6 horas, até se ter um terceiro homem para o leme.



Sim, que não havia piloto automático. Raramente existe, nos rebocadores.
Mas isso fica para outra núpcias.

sábado, junho 12

LISBOA LUANDA, SEM TIRAR FORA



Saiu-se entre duas águas. Navio(zinho) pronto, logo pela  manhã procedeu-se, informalmente  ao mudar da bandeira.
Não houve comes e bebes, o que deu algum jeito, dados o atrasado da hora e o apetite de alguns tripulantes, como verifiquei mais tarde; e tardiamente.



Entre percalços, insultos e quejandos, lá se içou a bandeira correctamente, com o facalhão para cima e a estrela para baixo.

De Lisboa saíram o Montevil, que era a minha montada, e o Caramujo  a do Fernando Cagaréu. Poucas milhas afora, já se tinha esta vaga " roliça", que na primeira noite deu para dormir embalado, com os anjos.Um pouco mais à frente, esperava-nos outro rebocador, novinho ( zero kms, no dizer dos responsáveis) que  vá-se lá saber porquê,  foi feito em Espanha. Só a nossa especialização em " serviços " para explicar.
Os velhos são de cá, de 1981.

Este fim de dia, sem direito a raio verde que só foi visível lá para o o Atlântico Sul ( julgo eu que se viu;  que a minha credibilidade estava em jogo  entre os tripulantes, todos benfiquistas) esperou-nos lá por fora.
Não é seguramente "a viagem da vida" , mas é das mais marcantes. Pelas dificuldades, pelo que se improvisou, pelo que se fez, e ainda mais pelo que não se fez.Nunca se esquecem estes momentos, sempre junto à água. 55 nós de vento vindos do nada, no meio de perto de 40 graus de temperatura e 110 % de humidade.´Chuva horizontal em 20 segundos. Mas depois conta-se.

quinta-feira, junho 10

PEIXES VOADORES


Temos de ter paciência, para ver este ex-libris do mar. Tratamos aqui de um passaroco a voltar às origens, ou " bien au contraire" , trata-se de um peixaroco nos primeiros estagios da evolução no sentido que darwiniano??Por outras palavras, os vindouros vão ver este bicho a nadar ou a voar??? Tem  de aumentar as imagens, para uma melhor visualisação.
Aqui estava na fase do arranque, a sair da água. Não consta que pegue de empurrão....

De facto  de facto, o bicharoco deveria chamar-se peixe planador, pois é o que faz. Não bate as asinhas, não tem trejeitos de " buador". Antes dá " ao rabo"....

Mas nem por isso deixa de fazer uns plananços que surpreendem. Pelo folego da manobra....

LUANDA


Como é do nosso conhecimento, a velocidade de rotação da Terra, no Equador ou proximo dele, é maior, fazendo com que tudo se mova mais rapidamente que nas zonas temperadas , acima dos trópicos. Pela primeira vez, tal facto é captado em fotografia, que " ajunto" cópia acima; verifica-se pois, facilmente tal facto...... Amplie, para melhor compreensão(??).

Claro, que após alguns minutos, e apanhando a tal marginal a descansar das canseiras de andar mais depressa que o resto do mundo, lá consegui esta imagem mais paradita.

Estava no 26ª piso do hotel Presidente, na baixa de Luanda  paredes meias com o portão do Porto . Construído de 1971 a 74 creio eu, era uma bela obra de engenharia, à época; hoje, lá vai fazendo o seu caminho.
A janela não abria, e por dentro deu isto.

terça-feira, junho 8

ALCANTARA E OS CONTENTORES

De férias, daquelas de não fazer nada, não estou. Também o ritmo de trabalho não me permite afirmar que estou nisso, no trabalhinho. Estou em LUANDA, essa bela localidade, fundada por colonos vindos de ILHAVO,  a GRANDE. Como sabéis, na sua rota para o Sul, os Ilhavos, depois de fundarem a  Nazaré, a Trafaria, e por aí  adiante, fundaram LUANDA, onde até o "L" é igualzinho ao "L" de ILHAVO. Gandas Homens, Grandes terras....
Aqui recomendo o SPA, para o jantarinho. E um bom amigo para pagar a conta!
Os rebocadores MONTEVIL e CARAMUJO já cá moram, com o mesmo nome, só que com registo de LUANDA


Não será muito dificil de qualificar de , na melhor das hipoteses, profundamente desonestos e  mal intencionados  todos os intervenientes na assinatura deste contrato. Estranhamente para um país de direito, a coisa repetiu-se na integra, como um bis, na assinatura do contrato para o TGV..
O direito não  é aplicavel, neste país??? Ou a bancarrota é antes do mais  ética? Porque moral..... Os portugueses estão como em 1640??
Foda-se

terça-feira, maio 18

BIGAMIST 7


A largada da primeira regata do dia 5. O Bigamist não se descortina, ainda. Depois será uma cavalgada solitária.

Que deu origem à " nossa festa". Ganhámos esta regata, mas que não foi suficiente para nos livrar do "carro vassoura"

AUDI MED CUP - TROFEU DE PORTUGAL

O Sec de Estado da Defesa e das Coisas do Mar, mostra-se.




Vejam se o descobrem.

quinta-feira, maio 13

NOVAS DO RIO E DO MAR

Do rio, trago muito que contar.
Tanto, que o tempo me é escasso para tal. Mas lá irei, com vagar, que o vagar faz sábios.
Acho eu!
Bom , mas nestes dias, e fruto do ocaso, tenho umas fotografias simplesmente fantasticincrivimerosielporrajánão sei mais.


Isto é o preambulo




MEDCUP ITSELF, gents.


Onde temos um armador ( PEDRO MENDONÇA) que com o seu BIGAMIST 7, vai fazendo a vida dificil aos outros concorrenres. E ao Bigamist também. Mas a coisa bvai melhorar, garanto-vos



Ganhadores, estes rapazes do QUANTUM



Assistencia aos sapatos de um senhor que não digo......

Aqui vão, só a jeito de ante estreia

domingo, maio 2

SMOKE ON THE WATER

A gente lembra-se, diziam os miudos em relação à musica.
A gente esquece-se que os navios, quando atracados também são poluidores, muito especialmente nestas bandas, onde os teores de enxofre nos combustiveis são a granel.....
Ainda não se ouviu falar em navios electricos; Imagina-se porquê. Também, a solução mais simples, que seria a de dar energia a partir de terra a TODOS OS NAVIOS ATRACADOS, nunca passou pelas brilhantes mentes lusas. Isto porque , eventualmente, polue-se mais para " fabricar a corrente" que é necessária para tal, do que neste deixar andar, doce ramerame.....
O não fazer barragens atempadamente, por questões MERAMENTE politicas, pesa, claro.
A gente lembra-se, senhores, a gente lembra-se!

UM DIA DESTES


SVITZER SINES


Galp Marine

                                        
                                                          Lisboa Princesa de Belem

sábado, maio 1

COMO OS PAQUETES SE VÊEM EM LISBOA


Ou de outra forma, como é que o passageiro de um navio de cruzeiros, vê  outro ( se for caso disso )


Este local, que é o Avançado de Alcantara, TPA, TPR, e Liscont, tudo mexido em poucas centenas de metros, é presentemente o local da discórdia, entre os lisboetas ( e não só).


Retirando o lado estético da coisa - trata-se, juntamente com o parque das nações, de uma zona de lazer perfeitamente consolidada, de bom arranjo, e diria mesmo única.


Este estado de coisas pode ser perfeitamente mudado, nada a opor. Retiram-se os jardins, paquetes e companhia e fica o Terminal de contentores. Mas para sempre. Assume-se.

                                     
Ora o que se está a preparar, é o dar cabo de uns tantos biliões à custa de trabalhos temporários, que desfeiam Lisboa, e que são afinal para REFAZER daqui a alguns anos; Se bem que o temporário em Portugal  se assuma como definitivamente provisório.


E o porto de águas mais profundas, a resolução do problema da Costa da Caparica, poderá estar afinal ao virar da esquina, na tão pouco falada GOLADA DO TEJO.

O direito à indignação, tão propalado em tempos (a maior parte das vezes sem razão, veja-se agora o estado da Nação) parece que é afinal num só sentido. E a  atirar para a desgraça.

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O MEIN SCHIFF DE NOITE


Digam lá se não parece que as estrelas do céu desceram cá para baixo, para nos acompanhar???


A fotografia à noite fascina-me, mesmo com os tremidos. As cores de noite ganham uma vida nova, só possivel com a escuridão.

O MEIN SCHIFF E O POSEIDON


Mais uma aparição deste já classico.Alegra sempre.



A cruzar-se com o RV Poseidon. RV stands for Research Vessel.
Os Açores mais as suas fumarolas e a extensão submarina recentemente reivindicada, não serão alheios à estadia do POSEIDON



A fazer-se ao cais dos contentores de passageiros de Alcantara.






Atracado Junto à doca da Naval Rocha



CELEBRITY EQUINOX



Não há navios feios. Um pouco como o vinho. Também não há vinhos maus. Simplesmente há-os melhores.Ou mais bonitos.
Esteve por cá, vaidoso, a mostrar-se.
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