quinta-feira, abril 15

AS BERLENGAS



O 10 de Junho devia ser assim! Nada de sobressaltos, vento encomendado e entregue em conformidade.
Boa visibilidade, e temperatura amenissima. Só faltava a flotilha dos comedores de sardinhas, mai-lo o grande comedor de sargos.... (fresquissimos!!!!)


Estes amigos, ou estão com a bussola avariada , on então....
Não sei.


Navega-se de forma diferente, nestes meninos.....Mas para Norte????


Há gente para tudo. Mesmo para ir para Norte??
Pois parece que sim.

O DIA PERFEITO


O perfect day, é para estes companheiros, um banco, uma cana de pesca, e o peixe a picar.


Mesmo com o balanço e o incómodo de se entornar metade da cerveja.....

ENTRE CABOS


Cabo Raso, visto do Sul.




A Roca, que tanto trabalho nos dá à vela. Dia de calmaria, aqui. As nortadas é que lhe dão nome. Aqui vista do Sul, também.

MAERSK NEWTON

o avistamento ( ou não) dos navios desta casa, normalmente indicam o estado de saúde do mundo. Não serão só os tanques, mas estes em conjunto por exemplo com os porta contentores. Só ha gigantismo  com fartura.
Maersk Newton ( Crude Tanker )

Shipyard : Dalian Shipyard Industry Co. Ltd,China
Built Year : 2009
Length (metres) : 321.66
Beam (metres) : 57.99
DWT : 307284
GRT : 159911
Date Entered Fleet : 2009-02-20
Main Engine : Sulzer 7RT-Flex 84T-
BHP : 40005

Em piqueno, isto dá para cima de 2.000.000 de barris.

MARIANNE


Novissimo, 2009.

domingo, abril 4

WIND SURF

O WIND SURF pertence à categoria de navios que não existem. É um navio a motores, como podemos ver numa das fotografias abaixo na  saída da chaminé, mas também tem velas, que lhe deverão dar uns 2 ou 3 nós A MAIS, poupando energia, somente. Mas é interessante o conceito. Descomplicando é um navio com 5 estais e uma mezena, pois com 5 mastros deverá ser: Traquete, contra traquete, grande, contra mezena e mezena. Veremos se não erro.


A luz da manhã ajuda muitissimo ao trabalho.




Pormenor  do enrolador hidraulico de um dos estais( são 5).



O mastro da mezena, também com enrolador, e com a vela enrolada.

As saídas da vela grande.


Interessante, esta cultura. Como o navio vem das caraíbas, temos moluscos caraí... não sei dizer..... carabaíneiros??Vamos ter as nossas moluscas e os nossos moluscos com parceiro .s novos, abençoados no Tejo. Ganda Páscoa, para o(a)s tipa(o)s Virão cheios de erva e rastas???



E a decencia feita marinheira. É a primeirissima vez que vejo um tripulante de colete, ainda que não completamente colocado.... De barrete, ( capacete) vejo muitos.






sábado, abril 3

OS NAVIOS DOS AÇORES


A preparar a nova estação. Para a ATLANTICOLINE


Este é um dos  navio que "faz" os Açores no verão. São 3. Conjuntamente com O ARIEL e o Hellenic WIND, o Santorini ( só me lembro dos gelados, não sei porquê), lá faz as rotas das ilhas. Decerto estudou-se bem a questão do afretamento. Ouvi dizer que se zangaram as comadres, e os ENVC ficaram com um trambolho. Aquilo por lá deve ser o ATL para a rapaziada. Só pode!
Santorini:
Número IMO - 7330040
Bandeira - Grécia
Indicativo de Chamada - SXQR
Arqueação Bruta - 4590 t
Arqueação Líquida - 1647 t
Porte Bruto - 1200 t
Ano de Construção - 1974
Construtor - Dubigeon, Nantes, Saint Nazaire, França
Comprimento fora a fora - 115,65 m
Comprimento entre perpendiculares - 108,39 m
Boca - 18,70 m
Pontal - 11,55 m
Calado - 4,60 m
Bordo Livre - 1,61 m
Armador - Hellenic Seaways, Atenas, Grécia
Velocidade - 20,5 nós

NAVIOS


Nunca o tinha visto por cá. Não gastou nada.

O ALTELAND é alemão de Hamburg.

CHEZ NOUS, ON FAIT BON ......


Deve ter sido uma parodia para toda a gente. Esta fragata, a CASSARD, abasteceu também. Só o CdG não gastou nada.


Aqui a preparar o caldeirame, para a grande largada. Gente simpática, de acordo com os suecos.

sexta-feira, abril 2

O PADRINHO JOÃO E O HOHESAND


Bastante depois de fecharem a água, ei-los que se metem à estrada, no caso à água, e por esses mares vão. E o Padrinho João a ensinar o caminho



Airoso



Carregue para dados

THE FRENCH FORBIN


Com os Franceses nunca se sabe.  Este navio é daqueles " sem assinatura radar", como agora se diz. STEALTH, dizem os anglo saxofónicos. Esquivos, dizemos nós, que por este andar, nunca vamos chegar a ter nenhum.
Para que treinem o francês, aqui vão os dados:CARREGUE AQUI

O senhor Forbin, como não podia deixar de ser, foi pirata e dos bons. Consta que preso pelos ingleses, conseguiu fugir numa embarcação miuda,atravessando o canal da Mancha.Coisa, pouca, nunca se aventurou pelo Mar da Palha, o Straw Sea, que só de invocado, dava direito a fraldas novas.

O TROENSEZINHO DA MAERSK


Ainda a passar a ponte

 
1 417 TEUS construido em 1992 .

ESTA VIDA DE MARINHEIRO


As tripulações protegem-se como podem. Aqui, o arame a prometer algum descanso.
Os piratas, agora mais afoitos que nunca, vão romper os fundilhos.

Na outra ponta do cabo, estava UM homem. Mesmo assim, conseguiram com que o cabo caísse., malogrando a manobra. Tradição maritima????

WEC VAN EYCK






É visita deste blog.

NOVAS OPORTUNIDADES

Abriu este ano um novo curso, para todos os que querem subir na vida, como o excelente moçoilo  das imagens que dão o mote.


Com o curso de Limpa Chaminés Maritimo, recentemente obtido ( fim de semana passado), ei-lo a começar a garimpar as chaminés da nossa alegria.
Por falar em alegria, sabiam que na Europa comunitaria, o numero de passageiros em cruzeiro foi de cerca de 5 milhões durante o ano de 2009?? Cresceu 74% nos ultimos 6 anos.
As coisas que esta gente sabe......



quinta-feira, abril 1

SAIDA DOMINICAL À SEXTA ( MESMO QUE PASCOALINA)

Foi a grande invasão

Uma invasão de UM

Mas a coisa compôs-se

E prontos

Toca a subir o enxoval, o vento era Oeste (?)

Ou talvez nem tanto

SEABOURN SPIRIT


O Seabourn Spirit a preparar a atracação. Note-se o helice de proa ( impulsor, thruster) a trabalhar. Este impulsor só é verdadeiramente eficaz se operado a bvelocidades reduzidas. Também muitas empresas e estaleiros subdimensionam os helices e ou os motores, resultando muitas vezes em eficácias reduzidas.

Conceito de Yacht, vida disso mesmo. Eleita muitas vezes a melhor companhia de cruzeiros em pequenos (??) navios.




Já visto e revisto, com toda a certeza, mas aqui vai mais uma vez alguns dados do navio e da companhia.



O FRAN mantem-se à espera. Com o arrefecimento global, teremos cruzeiros em Lisboa, rapidamente.