quinta-feira, abril 15

VULCÕES E AQUECIMENTO GLOBAL


Não, não é o que pensam... De facto, a panela está o lume e aquece, derrete algum gelo, mas tudo volta imediatamente ao normal, quando se desliga o gás.


Agora as fumaças lá em cima....... são tudo menos fumaça.



Há alguns anos o químico holandês Paul Crutzen, professor na Alemanha do Max- Planck Institute for Chemistry e prémio Nobel pelos seus estudos sobre a formação e decomposição do ozono na atmosfera terrestre, Inspirado pela erupção do vulcão PINATUBO, lançou a ideia de colocar lá em cima partículas de enxofre, mais precisamente na estratosfera (a mais alta camada da atmosfera) que funcionariam como pequenos espelhos que reflectiriam os raios solares para o dono, permitindo arrefecer um pouco o planeta. Se não nos matasse, funcionaria às mil maravilhas. Ideia que já não era nova, pois os desflorestamento das matas da Indonésia, com os seus enormes incêndios, tinham dado indicações nesse sentido. Apesar de diferentes situações, havia analogias a aproveitar.

E com jeito, já temos o AL Gore a pensar em elevadores espaciais, convoyer belts saidos da imaginação mais insana ,com custos insondáveis, mas que depositariam o enxofre lá na poça.

Por cá, teríamos o nosso Marketeer de serviço a empacotar e a vender aos portugueses pacotinhos de enxofre das minas do diabo, acompanhados de pequenos balões de ar quente. E claro, com a respectivo chip de matricula. Imposto de selo pago a parte, juntamente com o imposto de circulação terrestre, mais o adicional para a circulação espacial. Tudo nos conformes, que não há nada na lei que nos diga o contrario.

O portuguesinho, esse, discutiria apaixonadamente se os sacos vermelhos eram melhores que os sacos verdes, ou antes pelo contrario.....

FIGUEIRA DA FOZ, AO LARGO

A começar em Peniche, os barquinhos de pesca aparecem. Poucos, mas aparecem. Se a fitorologia do Berard der certo, estes também acabam, ou começam a pescar crude.....Este, particularmente vermelho é bonito.


As redes de emalhar, os anzóis e correlativos deveriam , à semelhança do que de melhor se faz nas estranjas, criar uma certificação  para evitar que esses nabos abetarrabos , que dão pelo nome de Douradas ou robalos, sejam IMPINJIDOS aos menos avisados  como peixe bom. Quando NÃO O É!



Figueira,na alheta.



Tem sido dos portos do Continente, com crescimento mais acentuado.

AS BERLENGAS



O 10 de Junho devia ser assim! Nada de sobressaltos, vento encomendado e entregue em conformidade.
Boa visibilidade, e temperatura amenissima. Só faltava a flotilha dos comedores de sardinhas, mai-lo o grande comedor de sargos.... (fresquissimos!!!!)


Estes amigos, ou estão com a bussola avariada , on então....
Não sei.


Navega-se de forma diferente, nestes meninos.....Mas para Norte????


Há gente para tudo. Mesmo para ir para Norte??
Pois parece que sim.

O DIA PERFEITO


O perfect day, é para estes companheiros, um banco, uma cana de pesca, e o peixe a picar.


Mesmo com o balanço e o incómodo de se entornar metade da cerveja.....

ENTRE CABOS


Cabo Raso, visto do Sul.




A Roca, que tanto trabalho nos dá à vela. Dia de calmaria, aqui. As nortadas é que lhe dão nome. Aqui vista do Sul, também.

MAERSK NEWTON

o avistamento ( ou não) dos navios desta casa, normalmente indicam o estado de saúde do mundo. Não serão só os tanques, mas estes em conjunto por exemplo com os porta contentores. Só ha gigantismo  com fartura.
Maersk Newton ( Crude Tanker )

Shipyard : Dalian Shipyard Industry Co. Ltd,China
Built Year : 2009
Length (metres) : 321.66
Beam (metres) : 57.99
DWT : 307284
GRT : 159911
Date Entered Fleet : 2009-02-20
Main Engine : Sulzer 7RT-Flex 84T-
BHP : 40005

Em piqueno, isto dá para cima de 2.000.000 de barris.

MARIANNE


Novissimo, 2009.

domingo, abril 4

WIND SURF

O WIND SURF pertence à categoria de navios que não existem. É um navio a motores, como podemos ver numa das fotografias abaixo na  saída da chaminé, mas também tem velas, que lhe deverão dar uns 2 ou 3 nós A MAIS, poupando energia, somente. Mas é interessante o conceito. Descomplicando é um navio com 5 estais e uma mezena, pois com 5 mastros deverá ser: Traquete, contra traquete, grande, contra mezena e mezena. Veremos se não erro.


A luz da manhã ajuda muitissimo ao trabalho.




Pormenor  do enrolador hidraulico de um dos estais( são 5).



O mastro da mezena, também com enrolador, e com a vela enrolada.

As saídas da vela grande.


Interessante, esta cultura. Como o navio vem das caraíbas, temos moluscos caraí... não sei dizer..... carabaíneiros??Vamos ter as nossas moluscas e os nossos moluscos com parceiro .s novos, abençoados no Tejo. Ganda Páscoa, para o(a)s tipa(o)s Virão cheios de erva e rastas???



E a decencia feita marinheira. É a primeirissima vez que vejo um tripulante de colete, ainda que não completamente colocado.... De barrete, ( capacete) vejo muitos.






sábado, abril 3

OS NAVIOS DOS AÇORES


A preparar a nova estação. Para a ATLANTICOLINE


Este é um dos  navio que "faz" os Açores no verão. São 3. Conjuntamente com O ARIEL e o Hellenic WIND, o Santorini ( só me lembro dos gelados, não sei porquê), lá faz as rotas das ilhas. Decerto estudou-se bem a questão do afretamento. Ouvi dizer que se zangaram as comadres, e os ENVC ficaram com um trambolho. Aquilo por lá deve ser o ATL para a rapaziada. Só pode!
Santorini:
Número IMO - 7330040
Bandeira - Grécia
Indicativo de Chamada - SXQR
Arqueação Bruta - 4590 t
Arqueação Líquida - 1647 t
Porte Bruto - 1200 t
Ano de Construção - 1974
Construtor - Dubigeon, Nantes, Saint Nazaire, França
Comprimento fora a fora - 115,65 m
Comprimento entre perpendiculares - 108,39 m
Boca - 18,70 m
Pontal - 11,55 m
Calado - 4,60 m
Bordo Livre - 1,61 m
Armador - Hellenic Seaways, Atenas, Grécia
Velocidade - 20,5 nós

NAVIOS


Nunca o tinha visto por cá. Não gastou nada.

O ALTELAND é alemão de Hamburg.

CHEZ NOUS, ON FAIT BON ......


Deve ter sido uma parodia para toda a gente. Esta fragata, a CASSARD, abasteceu também. Só o CdG não gastou nada.


Aqui a preparar o caldeirame, para a grande largada. Gente simpática, de acordo com os suecos.

sexta-feira, abril 2

O PADRINHO JOÃO E O HOHESAND


Bastante depois de fecharem a água, ei-los que se metem à estrada, no caso à água, e por esses mares vão. E o Padrinho João a ensinar o caminho



Airoso



Carregue para dados

THE FRENCH FORBIN


Com os Franceses nunca se sabe.  Este navio é daqueles " sem assinatura radar", como agora se diz. STEALTH, dizem os anglo saxofónicos. Esquivos, dizemos nós, que por este andar, nunca vamos chegar a ter nenhum.
Para que treinem o francês, aqui vão os dados:CARREGUE AQUI

O senhor Forbin, como não podia deixar de ser, foi pirata e dos bons. Consta que preso pelos ingleses, conseguiu fugir numa embarcação miuda,atravessando o canal da Mancha.Coisa, pouca, nunca se aventurou pelo Mar da Palha, o Straw Sea, que só de invocado, dava direito a fraldas novas.

O TROENSEZINHO DA MAERSK


Ainda a passar a ponte

 
1 417 TEUS construido em 1992 .

ESTA VIDA DE MARINHEIRO


As tripulações protegem-se como podem. Aqui, o arame a prometer algum descanso.
Os piratas, agora mais afoitos que nunca, vão romper os fundilhos.

Na outra ponta do cabo, estava UM homem. Mesmo assim, conseguiram com que o cabo caísse., malogrando a manobra. Tradição maritima????

WEC VAN EYCK






É visita deste blog.

NOVAS OPORTUNIDADES

Abriu este ano um novo curso, para todos os que querem subir na vida, como o excelente moçoilo  das imagens que dão o mote.


Com o curso de Limpa Chaminés Maritimo, recentemente obtido ( fim de semana passado), ei-lo a começar a garimpar as chaminés da nossa alegria.
Por falar em alegria, sabiam que na Europa comunitaria, o numero de passageiros em cruzeiro foi de cerca de 5 milhões durante o ano de 2009?? Cresceu 74% nos ultimos 6 anos.
As coisas que esta gente sabe......



quinta-feira, abril 1

SAIDA DOMINICAL À SEXTA ( MESMO QUE PASCOALINA)

Foi a grande invasão

Uma invasão de UM

Mas a coisa compôs-se

E prontos

Toca a subir o enxoval, o vento era Oeste (?)

Ou talvez nem tanto