domingo, outubro 4

PREOCUPADO EU ??!!

" blá,blá, blá.........El camino del próximo Ejecutivo portugués, que se conocerá en un mes, será, pues, empinado e inestable. Un Gobierno frágil y extremadamente dependiente deberá lidiar, en el país más pobre de la Unión Europea, con alarmantes niveles de deuda, déficit público y paro, un escenario bien conocido también a este lado de la frontera. Su misma formación va a estar condicionada por las elecciones locales del próximo 11 de octubre, circunstancias que acabarán difiriendo en varios meses la aprobación del presupuesto de 2010. Este contexto político y económico está aderezado con las deterioradas relaciones entre el primer ministro repetidor y el presidente de la República, el conservador Aníbal Cavaco, cuya figura ha salido empañada de la campaña electoral.
blá,blá, blá........."
in EL PAÍS, 29.09.09
Que é que eles sabem, que nós não sabemos??
Ou será que nós sabemos que eles sabem que nós não sabemos que eles sabem?? O quê ??
O desmentido final não apaga o sentimento.....

sábado, outubro 3

O ETERNO REISOL

Comecei assim o dia.
Ajuda

REGATA BELÉM ALHANDRA

Uma das muito poucas que tenho pena de não fazer. Pela festa que é, e o que ela representa para a " malta" de Alhandra e de todos os de UP RIVER...
Mordi-me todo. O Clube Nautico de Alhandra, teve a amabilidade, como sempre o fez todos os anos, de me telefonar para saber se iria fazer a regata. Não que eu seja importante, ou tão importante assim, pois devem ligar a todos; Mas sabe bem e lava por dentro....
Pró ano, sDq, lá estaremos.

EUROPA AOS PEDAÇOS

A nossa " marca" indelével. Fica como um carimbo da passagem por LISBOA.
Para a proa, harmonia.
Um casal a quem surpreendi, logo pela manhã, e antes do breakfast, ele a fazer a barba, e ela já toda aperaltada para a posteridade. Foram simpaticos e retribuiram a graça.

EUROPA AGAIN

Não sabia que havia de me calhar em sortes, dar de comer a esta beleza.
Digo beleza, porque deve ser talvez o navio melhor desenhado, mais humanizado e com um conjunto mais gracioso. Mais e melhor, para mim repito, do que as novas e mastodónicas construções, a modos que tão sem graça. Lembro os dados do navio aqui.
De qualquer dos lados que se olhe, ficamos enfeitiçados. Simples, funcional e bonito. Não vale a pena inventar....

sexta-feira, outubro 2

TRITON E OUTRO

Ou vice versa 1830 de hoje

CRUZEIROS NO TEJO

Catamaran ( assim mesmo , estranjeirismo) de bentoinhas, ainda.
Dados do FANTASIA

EUROPA

A acostar em Lisboa, no dia em que se discute o tratado de cá. Lá, na Irlanda.
Dados do navio Europa

SEXTA FEIRA - 02

Manhã a modos que para a avermerdalhado.... Não fora estes simpáticos aparecerem, e só tinha o CR ( Cristo Rei, caraças!!) para botar figura.

CHRISTINA 1

Vessel's Details:
Ship Type: Cargo
Year Built: 1993
Length x Breadth: 129m X 20m
DeadWeight: 9410 MT
Speed recorded (Max / Average): 12 / 10.7 knots
Flag: Panama [PA]
Call Sign: 3EBE7
IMO: 9012800
MMSI: 371089000

QUINTA FEIRA - AEK 1 BENFICA 0

Quinta feira de manhã.

quinta-feira, outubro 1

O IMPOSSIVEL , OU TALVEZ NÃO

Empresa suspende táxis na ria à noite
JOÃO PAULO COSTA A "Alquimia do Mar", empresa proprietária de um dos barcos envolvidos no acidente na ria de Aveiro que ontem provocou três mortos, vai suspender os táxis marítimos durante a noite e em situações de nevoeiro intenso....
O gerente da "Alquimia do Mar" considera que foi o nevoeiro q ue mais contribuiu para o acidente mas aguarda pelas conclusões do inquérito.
Excertos da publicada por joao madail veiga @ 11:23 AM Retirei do João Veiga este trecho que creio saiu na IMPRENSA.
Sabemos que a imprensa escreve o que lhes ditam. O aforisma de que a maior ameaça ao conhecimento , não é a ignorancia mas antes a ilusão do conhecimento, leva-me ao seguinte: - A gerencia de uma das empresas envolvida diz que " ...vai suspender os táxis marítimos durante a noite e em situações de nevoeiro intenso...". Perfeito. Como se a noite influenciasse a visibilidade..... Sei que de noite todos os gatos são pardos, mas carago, uns mais que os outros!
Não é dificil saber das condições em que deve ser praticada a navegação em casos de visibilidade reduzida , que não de noite - Regras 6, 19 e 35 do Rieam. A regra 6 aconselha sobre a velocidade de segurança, a 19 define o procedimento dos navios em condições de visibilidade reduzida , enquanto a regra 35 atenta nos sinais sonoros quando se navega nestas condições. O gerente da "Alquimia do Mar" considera que foi o nevoeiro que mais contribuiu para o acidente .
Maravilha de dedução, para quem tem ideias soibre a noite.....
Muito à pressa, procurei o equivalente ao que transcrevo em baixo mas para o Porto de Aveiro, e não encontrei. Falta minha, com toda a certeza.
Do REGULAMENTO DO PORTO DE LISBOA
".... 9.b Visibilidade Reduzida
Com visibilidade reduzida a navegação, além de obedecer ao estipulado no Regulamento, nomeadamente nas suas Regras 19 – Procedimento dos navios em condições de visibilidade reduzida e 35 – Sinais sonoros em condições de visibilidade reduzida, deve ainda, actuar de acordo com as seguintes regras:
9.b.1 - No Porto de Lisboa, é proibida a navegação, em condições de visibilidade reduzida.
9.b.2 - Cada navio ou embarcação deve considerar visibilidade reduzida aquela que lhe limitar o seu horizonte visual ao dobro da distância a percorrer, até parar, em condições de extinção forçada de velocidade, para o regime de velocidade que estiver a ser utilizado.
9.b.3 - Exceptuam-se ao nº 9.b.1 os seguintes navios e embarcações:
9.b.3.1 - De propulsão mecânica, que naveguem auxiliados pelas informações de equipamentos de radar, cuja montagem tenha sido aprovada e se mantenha em boas condições de funcionamento e obtidas por tripulantes devidamente habilitados a fazerem uso de tais informações.
9.b.3.2 - Que tenham um comprimento inferior a 12,20 metros e não estejam a ser utilizados no transporte de passageiros ou cargas perigosas.
9.b.4 - Quando a visibilidade for inferior ao estabelecido no nº 9.b.2 os navios
Será que é preciso mais????

DIA DE TRABALHO

LISBON MIST

O rio oferece estes disfarces.

A DRAGAÇÂO

Deve ser do que se trata aqui. Os dragados, provenientes de zonas a montante, são descarregados aqui, a ESTE da Ponte sobre o Tejo, com a maré a encher.
As imagens mostram o momento em que a draga se solta.

A GRANDE NÉVOA - A ORIGEM

Momento exacto em que, não se sabendo por ordem de quem, começou a sair o nevoeiro que infestou parte da cidade no dia de ontem.
Acredita-se que tenham sido produzidos varios quincalhões de metros cubicos, por forma a cobrir a cidade de Lisboa. Não se tratando de atentado, pensamos aqui que foi mais um "fait divers", desviando a atenção dos peixes do nosso rio, ao verdadeiro sermão que aí vem dos vários candidatos ao trono de Lisboa.

LISBOA

Visto do rio, antes da grande névoa.