quinta-feira, junho 12

JÀ FARTO DO MAR

O vento estava a espevitar-se, e eu lamentava o facto de não ter saído mais cedo. Mas as coisas são o que são, e há que aguentar e cara alegre. O que não aconteceu com todos os tripulantes.
Estou farto desta porra! Era o que mais se ouvia entre a tripulação. Dois enjoados e um a prometer voltar de autocarro, o que aconteceu, para o meu mais completo espanto: Deixou-me na doca , e foi-se, para apanhar o autocarro para Lisboa.Afinal havia outra... forma de voltar.
Enfim, coisas de marinheiros....

A NAVEGAR SEM MÃOS

Nestas tentativas de fotografar , o melhor que nos pode acontecer é cair e ficar sentado. Já o pior, são esfoladelas, nódoas negras, enjoos, vómitos fantasticos, e aí por diante.
Aqui dei um " bate cú" quer ainda hoje recordo: dolorosamente.
É recorrente a frase: Uma mão para o barco, outra para nós.
Ora, os que de nós ainda têm veleidades de querer tirar fotografias ou " retratos", fica-nos o défice de membros. Precisávamos de pelo menos mais 2 braços com os respectivos apendices: as santas das mãos.
O vento e mar já davam um ar da sua graça

quarta-feira, junho 11

CASCAIS PENICHE

Já ca falei na " FABRICA DO VENTO " , essa obra defenitivamente Sintrense, e de que aqui se dá uma imagem; Lá naqueles altos, que não se vêem, fica Sintra e o seu castelo altaneiro, onde moram os deuses dos ventos. Bentos lá para cima, mas nada santos, não senhor. E é aqui, que estes gajos fabricam o vento e o despacham por aí abaixo, em diferentes pacotes, que são de vendaval, nortadas, vento cumó caraças, e por aí adiante.
Estas nuvens, são despejadas por fora da ROCA, umas 10 a 15 milhas para Norte e Sul, delimitando uma faixa de pouca visibilidade ( poalho) e mais vento, claro ! Bento lá para cima.
Foi o nosso primeiro encontro, ainda o tempo permitia alguma distracção. Era de manhã( zinha) e os espiritos andavam altos. Não há força de alcool, que a noite tinha sido muito comedida. Just in case.
Era uma bela barcoleta, só a motor. Pelo tamanho, a cozinha deverá ser interessante. Navegava com o mar e o vento na popa. Para estes, o vento não tem grande importancia. São embarcações diferentes, e comportam-se diferentemente, também. Mas têm de se ajeitar ao mar, como este, que navegava devagarinho, a correr com a vaga.

LISBOA PENICHE COM CASCAIS

Eu sabia, através dos multliplos avisos de amigos e não só, que ia ser um entardecer / noite de muito vento.
Mas havia um ( 1), um só sitio onde o vento referido era NE 15 nós. E claro, naquela vã esperança, eis que me meto a caminho, só para ver este pôr do sol, lá para Cascais....
Pintado à mão.
Depois foi uma pernoita curta, em Cascais, a dormir.
Pouco, como se convém nas barcoletas...

sexta-feira, junho 6

O PONTÃO 8 E A ARMADILHA

O pontão 8 foi assaltado. Assim, de chofre, foi a naticia que fez as manchetes no próprio pontão 8. 11, ONZE, meus amigos, onze navios foram assaltados pelo remanso da noite, numa euforia de vidros e portas arrombadas. O BLUE MOON escapou ileso, o que me deixou de certa forma sorumbático, e a indagar-me se eles, os ladrões, não consideravam o BLUE MOON digno de um assaltozito; Por outras palavras, é lixo, aquilo, que faça um ladrão virar a cara???? Claro que não, e a resposta está na fotografia acima. O estado em que se encontrava o navio, com a agravante de ter a mesa desmontada, era desolador; Ora, OS NOSSOS AMIGOS, no afã de "fazerem " mais barcos,afã legitimo, digo eu, devem ter pensado perante a imagem de trabalho : Já cá estivemos; Sigamos para o próximo.....

quarta-feira, junho 4

A PESCA A BORDO

Por definição, não se pesca nada de jeito. NUNCA . Aqui o PARDAL apanhou uma peixa da familia das minhocas, que deve servir para as garoupas palitarem os dentes. Mas atenção , meus amigos, que da forma que a actividade repressiva das forças da " ordem(????)" marcha, é muito natural que venham perguntar pelas licenças, agora em Peniche. Por isso , cá vai a minha contribuição para a Desgraça Nacional. Da lei: A pesca lúdica, com ou sem auxílio de embarcações, só pode ser exercida por meio de linha de mão, cana de pesca, corripo ou corrico e toneira .Na pesca lúdica apenas é permitida a utilização de embarcações registadas no recreio ou na actividade marítimo-turística, salvo o disposto no número seguinte. No exercício da pesca lúdica na modalidade desportiva podem ser utilizadas embarcações registadas na pesca, desde que se verifiquem as seguintes condições: a) A prova ou competição tenha lugar em águas oceânicas ou interiores marítimas; b) A capitania do porto competente previamente o autorize; c) Seja devidamente justificada a ausência de alternativas para o recurso a tal tipo de embarcações. Sem prejuízo de outras restrições ou orientações fixadas pelas autoridades competentes, não é permitida a ctividade da pesca lúdica nas seguintes áreas: a) Barras, respectivos acessos e embocaduras; b) Canais de acesso, canais de aproximação e canais estreitos em portos; c) Canais balizados; d) A menos de 100 m de docas, portos de abrigo, embarcadouros, estaleiros de construção naval e estabelecimentos de aquicultura; e) Portos de pesca e marinas de recreio; f) Praias concessionadas, durante e época balnear, a menos de 300 m da linha da costa; g) A menos de 100 m da zona de qualquer esgoto. O peso máximo total de capturas diárias de peixes e cefalópodes autorizado na pesca lúdica é de 10 kg por praticante devidamente licenciado, podendo ser capturados e retidos um ou mais exemplares, não sendo contabilizado para o efeito o peso do exemplar maior. Licença 1—O exercício da pesca lúdica, com excepção da apanha, está sujeito a licença, individual e intransmissível, a emitir pela DGPA, mediante o pagamento da respectiva taxa. Agora é pagar e não bufar..... Licença pesca lúdica de embarcação, local, válida por um mês – 10€ Licença pesca lúdica de embarcação, local, válida por um ano – 30€ Licença pesca lúdica de embarcação, local, válida por três anos – 85€ Licença pesca lúdica de embarcação, nacional, válida por um mês – 15€ Licença pesca lúdica de embarcação, nacional, válida por um ano – 60€ Licença pesca lúdica de embarcação, nacional, válida por três anos – 170€

LEME DE VENTO

Apesar dos avanços que vamos tendo, no capitulo dos pilotos automáticos, todos os sistemas têm a ver com energia, ou no caso dos veleiros, a falta dela. Os pilotos hidráulicos ou eléctricos, possantes , " comem" sempre uns 7 amp/hora, facilmente, tornando impraticável a um pequeno veleiro, os devaneios prolongados no mar. Pelo menos sem o homem do leme, sempre atento e molhado, e olhar resignado, àquela "chatice". Estes pilotos de vento ou lemes de vento, são aparelhos simples e ao mesmo tempo fascinantes. Até o seu principio não é fácil de apreender, até ao dia...Estes bonecos permitem fazer um piloto em casa, para experimentar no barco. Quem quer arriscar?? Na net há toda a informação necessária.

segunda-feira, junho 2

OS NOVOS A 2 DE JUNHO

Não fora o homem da lancha, do coco, e nada mexia.
Cascais, 0830
Neste dia em que , em 1952, a Rainha Elizabeth II foi coroada Rainha de Inglaterra, em Westminter Abbey.
O verdadeiro borda d´agua

ISLAND PACKET

Construídos nos USA, na South Caroline, é um dos " tesos" no mar.
Não é uma gama À francesa, com dezenas de modelos; é um navio sólido e fácil de navegar, com pouca gente a bordo.
Estava em Cascais, hoje de manhã.
Tem a particularidade do estái, ter uma " retranca esquisita"; Mas funcional.

domingo, junho 1

AS REGATAS

Pano todo para cima, que os 5 minutos vão estoirar
É outro campeonato, penso eu
O TAL ARROZ, de prego a fundo
Talvez o maior exemplo de " empurrão " que temos tido na vela, nos ultimos ano. Só mesmo a paixão.

O RIO AO DOMINGO

Fica bonito o rio.

sexta-feira, maio 30

UM ALENTEJANO N'AMERICA

É sim senhor. Em 1498, 30 deste mês de Maio, partiu de Espanha, para a sua terceira viagem às Américas, ou ao Japãp, ou à India, que isto é tudo o mesmo, este senhor natural de Cuba, e que falava Castelhano com sotaque a Português.

YELLOW

Arrisca-se a isso.
Fotografias de hoje, 30 Maio, às 0745. Praia da Conceição.
Em 1421 Joana D'Arc era queimada em Rouen, na Normandia controlada pelos Ingleses.
Já em 1942, provavelmente outros ingleses, começavam o bombardeamento da cidade alemã de Colónia, iniciando a operação Millennium. Operação essa que acabou num banco privado. Com um presidente nomeado pelo governo da altura.

FUNDEADOS

Colados à mão

CHEGADOS

Os dois pelo mar. Mas um com mais mar que o outro.

quinta-feira, maio 29

FABRICOS 2008

Tendo em

vista o 10 de Junho, que tão próximo já nos aparece, o Blue Moon entra em fabricos, ligeiros, mas sempre são fabricos( zinhos).

Começou-se então por verificar os instrumentos de navegação, sempre os mais necessarios em qualquer embarcação.

Assim retirou-se a mesa do SUN DECK ( 1ª Classe), afim de se renovar os vernizes. Nas fotografias pode-se ver o João, ( mestre destas artes) a apertar uns parafusos à mão, apoiando o rabiosque no canto da dita mesa.

Repare-se na parafernália de equipamentos que são necessários a esta, aparentemente fácil, desmontagem.

Fotografias telemoveizadas .

Logo a seguir passaremos ao fogão, para o check up anual; Vai-se cozinhar uma bacalhauzada para ver se está tudo dentro dos parametros....

E assim segue a vida, a 29 de Maio de 2008:

Neste dia o Cagaréuzinho já tinha 24 horitas de vida, O JFVV AINDA não estava sóbrio, e JFK, o nascia no Massassuchets.

Também neste dia, em 1914, o navio Empress of Ireland colidiu com o Storstad, navio de transporte de carvão, da Noruega, afundando-se de seguida, e levando consigo 1073 vidas de marinheiros.

terça-feira, maio 27

27 MAIO

Em 1941, a Royal Navy britanica afundavam o BISMARCK, originando cerca de 2500 mortos

Em 1951, o DALAI LAMA rendia-se ao exercito Chinês.

segunda-feira, maio 26

26 MAIO, CASCAIS

E o raio do motor que não pega.....
O blue Moon, tem um acoco destes , de borracha, com um moulinex a mistura a 2 tempos. Pois ao fim do inverno, miraculosamente, e sempre igual, pega à terceira ou quarta bombada, lá se aguentando assim toda a santa da silly season.....
Dia tristonho este, com esta chuva. Em 1940, os Ingleses começaram a retirada de Dunquerque, permitindo assim a reorganização do seu exercito em Inglaterra. Bastante mais Cedo, a NOSSA pincesa Catarina de Bragança, começa a dar com o chá nos ingleses, de uma forma tal que ainda hoje não o largam.....
Já oscar Wilde, é preso por ser um " Sodomita", nos dizerem de então. Hoje estava na moda.

NORGE

Foi, inicialmente, o HMS PHILANTE. Que serviu como escolta dos combóios durante a II GM. Foi então comprada ( ainda era feminino, O BARCO) pelo noruegueses para oferecer ao seu Rei, S M o Rei Haakon VII, em 1947.
Navega de Maio ao final de Setembro.
O povão cá do sitio, oferecia um iate a um fulano a quem chamam pinóquio, ligava-lhe o motor, trancava-lhe o leme, e com um bilhete a anunciar que o tinhamos oferecido para adopção internacional sem opção de devolução......

sexta-feira, maio 23

POBRA DO CARAMIÑAL

Foi por estas paragens que os nossos amigos de Ilhavo, a Grande, se encantaram. Também terá havido alguns cagaréus, para o colorido.
O mar aqui é de facto um sonho. Fresco.
Tanta ilha, ilhoca, peninsula assim assim, enseadas, enfim, lembrem-se de algum formato esquisito que a mãe natureza tenha, e ele está lá. Acompanhado por boas comidas e bebidas. Não é por acaso, que antes da moda do Algarve e do calor, estas paragens eram o " terreno" preferido dos YACHTSMEN de então.
Os portos, portinhos e coisas do género sucedem-se em catadupas, fazendo-nos creer que são quase demais. Mas não são.....
As gentes, são a génese dos nossos povos, com algum francês e inglês que tenha sucumbido ao calor luso.Está tudo dito. Estamos em casa, digo eu.
Está perfeito.
A haver um aparelho de medida para a inveja( sim, isso mesmo, INVEJA), estaria a rebentar a escala.
Depois disso , só mesmo a promessa, de na primeira oportunidade, lá estar a calcorrear esteas águas.
Só não sei se consigo aguientar até à próxima Rias, a de 2009.
A ver vamos, como diria o céguinho!
Fotografias e planos do Google e do " Atlantic Spain and Portugal" do Royal Cruising Club Pilotage Foundation
Uma queixa que se ouvia desta marina, era a sua " franqueza" ao Leste. Pela imagem do google , dá ideia de estar resolvido, o problema.
Para os quandrantes de Oeste, a terra protege bem, e por isso, os pontões todos do lado de fora. Mas é estranho...
Já agora, por lá sabe-se que cá em baixo, se paga, num porto comercial ,e por 9 metros de barco, 220 € por mês??