sexta-feira, janeiro 13

O GRANDE NORTE

Mais duas imagens do Norte da Europa, muito possivelmente de THORSHAVEN, nas Ilhas Faraoé, por cima das Shetlands, onde durante a guerra ( e agora) se encontra(va ) a Base Naval de Skappa Flow; Também nesta zona encontramos a Merry men of mey, que é uma corrente de maré, bastante forte, de que dou esta imagem retirada de Wikipedia: - The Merry Men of Mey’. Forms off St John’s point in the west going stream and extends as the tide increases NNW across the firth to Tor Ness. The worst part is over a sand wave field about 3 ½ miles west of Stroma. The waves formed by this race form a natural breakwater with relatively calm water to the east of it, particularly noticeable when a westerly swell is running. Tides in this area can exceed 10 kts. Para se navegar à vela, como se pode constatar, só com continhas bem feitas, e uma boa dose de " self discipline", qu é o minimo.

AHOY WE GO

Aqui estou eu, num numero de circo, que mesmo na hora do patrão eu arranjava forma de realizar....

Possivelmente, aqui a mostrar a algum tripulante mais mariquitas como é que se subia ao mastro de sinais.

Devia andar pelas Dinamarcas, a julgar pela bandeirita içada.

A GRONELANDIA

Era ( e é, julgo eu ) a vista do jardim lá do barco; 360 graus que se rodasse, era a mesmissima coisa , sempre. Mas ainda mais impressionante, ao vivo. Enorme !

AS VIAGENS NA TERRA DOS OUTROS

De todas as viagens que fiz, as que parava pela Groenlandia, e que aconteceram durante alguns anos entre Maio e Outubro, são sem dúvida das que guardo com mais carinho; Não pela Terra, pelas pessoas (Os habitantes mal se viam) ou pelo mar que até lá - era terrivel o cabo Fareweel - tinha de passar, SEMPRE, mas talvez pelo tempo que me deu para olhar para tudo; Lembro-me de acontecimentos incríveis, que só lá poderiam existir; mas fica para depois. Carregava na altura uma terra rica em qualquer coisa que já não me recordo, mas sei que era para a industria do aluminio. O destino era Copenhaga. Só se podia trabalhar entre Maio e Outubro, e era normalmente o primeiro e ultimo navio a fazer o trafego; Pelo degelo parcial do mar, que nos permitia navegar ( com muita dificuldade) em Maio, e no começo do gelo em Outubro, que nos ia impedir totalmente o navego. A fotografia mostra o 2º Piloto do navio, que não me recordo o nome ( infelizmente) e o navio após o primeiro nevão.
Tenho saudades daquelas viagens.... e daqueles tempos

POIS É!!

Claro que estou chateado; Elees falam e depois não fazem nada....
Deixam-me para aqui, assim, sózinho, e não hei-de ter esta cara!!!!
António Cunha, em estaleiro...

quinta-feira, janeiro 12

D.FERNANDO E GLÓRIA

Era este o estado em que se encontrava a bonita fragata , conhecida pela D. Fernando, e que, apesar de tudo o que dela se diz ( que não anda, que foi desenhada depois do almoço, Charrua, etc. etc.) é um navio fantástico, uma das poucas fragatas ainda a navegar ( se bem que a nossa não navega, com os mastros aldrabados , impedindo por isso a sua utilização com velas ) , ganhando até alguns prémios internacionais; Deveria navegar, e ser bem aproveitada; Construída no Portugal da altura ( India) e por Portugueses também há altura.
Fotografia tirada em Aveiro, no estaleiro onde foi reabilitada.

sexta-feira, janeiro 6

CP VALOUR - A LUTA

É um embate formidável ! Triste, para os que, como eu, têm o mar por devoção; Mas igualmente bonito, sem dúvida; Estas fotografias devo-as ao meu querido primo Filipe Vitorino, neto do capitão do Senhora da Vida, navio da pesca do bacalhau, pois sim senhor! O Capitão Simões.

COMO TU ERAS....

Das várias fotografias que recebi do malfadado CP VALOUR, foram estas que me chamaram a atenção; Apesar das condições de mar não terem sido, ao que parece , tumultuosas, os estragos são já notáveis e apreciáveis! Agua mole em ferro duro.... não rima mas é tão verdade como a que rima!

quarta-feira, janeiro 4

SIRICAIA À LA JÚLIA ( TAMBÉM!!!! )

Porque nestas ultimas 2 semanas atraquei por outras tantas vezes neste pratito delicioso, que me atrevi a questionar a " MESTRA " da dificuldade de cozedura do dito ; Para meu espanto, a Senhora olha-me nuito séria e diz: - Olha que é muito fácil! E dá para fazer no barco!! Foi o que eu quis ouvir..... Pois então vamos ao resto da conversa: - Começamos com: 0.5 Kgs de açucar .- 2,5 Dls de Água.- 0,5 Lts de leite.- 100 Grs de Farinha normal ( Imaginem com a super!?!? ) 9 Ovos Faz-se um ponto leve com o açucar e a água. desfaz-se a farinha no leite, e ferve-se em papa. Mistura-se com o açucar em ponto. Juntam-se as gemas e mexe-se; Depois batem-se as claras e junta-se ao creme. Polvilha-se uma forma com canela e vai ao forno por 25 minutos; Se abrir rachas não faz mal. Serve-se com ameixas de Elvas, em conserva; Ou então com mel..... Espero que esteja correcto. Tentem no barquito, vá..... Coragem, que é mais fácil do que 2 dias enjoado..... Garanto eu!!!

sexta-feira, dezembro 30

ROJÕES À ALENTEJANA

Com os desejos de um BOM ANO de 2006 , junto os " Rojões À Alentejana" versão Julia.

Foi durante um almoço ajantarado, em casa do Barreto, em Aguiar, Alentejo de Cima, que me foi dado a provar esta maravilha , que pela sua simplicidade e rapidez de fabrico, se prestam perfeitamente à sua realização a bordo; Desde claro, que se não utilize o método do Perú.....! Pois bem, e de acordo com a Julia ,g rande cozinheira, o festim começa assim:

PARA 4 PESSOAS:-----------------------------------------------------------------------------

600 Grs de carne de porco, ( com muita febra) cortada aos bocados medios.

4 dentes de alho e sal grosso para temperar a carne.

Molho de pimentão - 1 colher de sopa ,e vinha branco - 1 copo médio ( Relembro o berú!!!)

Tempera-se e deixa-se a repousar durante cerca de 6 horas, até ficar tudo farto de esperar;

Depois coloca-se num tabuleiro de ir ao forno, rega-se com um bom golpe de azeite, e manda-se com aquilo para o forno, durante 1/2 hora; Vira-se a carne a pedido.

E é assim, fácil, barato e não dá milhões, mas sabe bem que se farta; Acompanhar com um bom vinho, é essencial.

quinta-feira, dezembro 29

PIN - INSTITUTO PORTUGUES DE NAVEGAÇÃO

Aqui estão, dados à estampa, os õrgãos sociais do PIN.

FELICIDADE

E foi a primeira imagem que me veio à cabeça, quando vi este "desgraçado" agarrado à caneca do cafè (??) com 4 metros de mar atrás dele, a sorrir com quantos dentes tem!------------------
É de facto a imagem da FELICIDADE.
Devidamente enfarpelado, com arnês colocado en su sitio, ( a meu ver erradamentel) - mal se vê na fotografia, mas está colocado no balaústre à popa..

quarta-feira, dezembro 28

NAVIOS QUIMICOS

Algumas saudades, ( só as coisas boas) deste navios; Passei lá alguns anos da minha vida; O Armador era Luso Alemão. São navios terriveis, pela carga, e pela rotação das cargas; Pequenos mas com muita arrumação; Aliás, maiores ,seriam atentados contra a Mãe Natureza; Assim, a acontecer alguma coisa, mais facilmente se resolve ; Este encalhou no Rio Escalda,e esteve próximo do desastre; Soda Caustica e Ethlylene, tudo boas cargas....
Temos óptimas tripuklações deste tipo de navios AGORA!!! Creio que me percebem.....

MISTO PASSAGEIROS E CARGA

É só uma curiosidade, mas antigamente, em Portugal havio uns navios - bonitos para a época , e que eram os "As" e os "Bs" das companhias Nacioanal e Colonial; Lembro-me do Braga ( praticão) e o Benguela ( 3rd mate). Carregavam não me lembro , mas umas 5.ooo tonnes de carga e 12 passageiros; o navio da figura, com 175 metros de comprimento, transporta 80 passageiros (?) e 1120 TEUS. ( posições de contentores).
Não será uma originalidade, portanto! Construído em 1988 na Coreia do Sul, falhou o transporte de passageiros na America do Sul. OP seu primeiro nome foi AMERICANA .------------------------------------------------------------------------ (in Ships monthly)

terça-feira, dezembro 27

INSTITUTO PORTUGUÊS DE NAVEGAÇÃO

-----------------------------------------------------Artigo 7º--------------------------------------------------------------------------------(Direitos dos Sócios)------------------------------ 1. São direitos dos Sócios Activos: a) Tomar parte nas Assembleias Gerais da Associação, discutindo e votando todos os assuntos que às mesmas forem submetidos; b) Eleger e ser eleito para os orgãos da Associação; c) Beneficiar de todas as iniciativas da Associação; d) Apresentar, aos orgãos competentes da Associação, as propostas e sugestões que considerem úteis para a prossecução das finalidades daquela; e) Examinar a escrituração e as contas da Associação nas épocas e nas condições estabelecidas pela Lei e pelos Estatutos; f) Exercer todos os demais direitos que para ele resultem dos presentes Estatutos e dos Regulamentos da Associação; g) Utilizar, nos termos regulamentares, os serviços da Associação. 2. São direitos dos Associados, dos Sócios Beneméritos e dos Sócios Honorários: a) Tomar parte nas Assembleias Gerais, com direito de voto, excepto relativamente às matérias de destituição dos titulares de orgãos da Associação, aprovação do balanço, alteração dos Estatutos, extinção da Associação e autorização para esta demandar os administradores por factos praticados no exercício do cargo, matérias estas da competência exclusiva dos Sócios Activos; b) Utilizar os serviços da Associação nas condições que forem estabelecidas. 3. Perde provisoriamente os direitos a que este artigo se refere o sócio que tiver as quotas em atraso por um período superior a três meses, sem prejuízo das sanções previstas no art. 10º. 4. Não podem ser admitidos como Sócios: - os falidos; - as pessoas responsáveis por falência fraudulenta de quaisquer sociedades.

Instituto Português de Navegação

É o que falta ; Não se habilitam ao balde de plastico, não ganham nenhuma viagem até à Falagueira, mas têm oportunidade de fazer história; -----------------------------------------Capítulo II -------------------------------------------FINS E ATRIBUIÇÕES------------------------ Esta Associação tem por fim unir as entidades individuais e colectivas, de todo o território nacional, que se dediquem ao desenvolvimento das actividades humanas no mar, no ar, no espaço e em terra, com o objectivo de compartilharem do desenvolvimento da ciência, da utilização da navegação e técnicas de informação relacionadas com as actividades acima referidas.

AVENTURA ? AO FUNDO À ESQUERDA

O Sr. Patrick Guimet, marinheiro francês de SANGRIA de 8 metros em punho, conta-nos o que passou na nossa costa, a navegar para Sul; Creio que todos nós já passámos por isso; Aqueles dias de nortada rija, com 38 e mais nozes, 3 rizos ( 4??) ou só com um trapinho à proa, genoa toda enrolada, e nós pequeninos com mar forte a forçar-nos ao máximo; Tripulações enjoadas, sal e água por todo o lado; A nortada cai com a noite, mas também tem dias de se manter até às 5 ou 6 da manhã; Não ha pior..... MAs é bonito que se farta, e enche o ego passar por isso;

sexta-feira, dezembro 23

BOAS FESTAS

Porque é NATAL, e para se ver como os nossos queridos "terreiros (??)" se tratam ; Sim, porque isto é impens´vel e impossivel a bordo........ CLARO!!!!
RECEITA DE PERU COM WHISKY
Ingredientes:1 garrafa de whisky - do bom, pois claro!!1 peru de aproximadamente 5 KgSal, pimenta e molho verde a gosto350 ml de azeite extra-virgem500 g de bacon em fatias Nozes moídasModo de preparar:
Envolver o peru no bacon e temperá-lo com sal, pimenta e molho verde a gosto.Massajá-lo com azeite.Pré-aquecer o forno durante aprox. 10 minutos. Beber uma boa dose (dupla) de whisky enquanto aguarda.Colocar o peru numa assadeira grande.Sirva-se de mais duas doses de whisky.
Ajustar o terbostato na marca 3, e, debois de uns binte bidutos, bonha para assassinar. Digu, assar a ave. Beber bais uba dose de whisky. Debois de beia hora, formar a baertura e controlar a asssadura do pato.Tentar zentar na gadeira, zervir-se de uooooootra dose boa de whisky. Gozer (?), gosturar(?), gozinhar (?), sei lá, f***-se o beru. Deixar o vilho da **ta no vorno bor ubas 4 horas.Tentar tirar a berda do beru de lá.Bandar bais uba boa dose de whisky pa dentro, dendar nobabente tirar o ca**ão do beru do vorno, borgue na bribeira denndadiiiva dããão deeeeeeeuuuu.Begar o beru que gaiu no jãoo, e enjugar o vilho da **ta gom o bano de limparrr o jãoo e gologá-lo duba pandeja ou galguer outra borra, bois, avinal, vozê nem gossssssssta buito dessa berda de beru. Bronto!E VOUAS VEESTAS.....

quarta-feira, dezembro 21

VIRAR O BONECO 2

Pelo que se sabe deste caso, as consequências resumiram-se simplesmente à perca da embarcação; Mas quase sempre é pior.... Muito Pior ...

VIRAR O BONECO

Estas imagens já foram vistas, revistas e tornadas a ver, inclusivé foram capas de algumas revistas e tema central de muitas outras; mas não será demais fazer notar a falta de bom senso, a que os anglo-saxões chamam , neste caso, de seamamship .

sexta-feira, dezembro 16

ONDE ESTÁ O WALLY

O Blue Moon I, demarca-se dos outros veleiros, mas onde está???

BACK TO THE FUTURE

Imagem do semáforo de controle da navegação na ponte da Doca de Alcantara, recentemente inaugurados ( Ponte e Semáforo) e, a acreditar nas palavras do Presidente do C.A. do Porto de Lisboa, a abater rapidamente, com o fecho da zona sul da doca para guarda de contentores; Lembro que esta ponte foi colocada para o transito pedonal - turistas dos paquetes que teimam em parar cá ; Espero que não queiram repetir a graça de tentar fazer da Doca do Espanhol ( Alcantara) o tal parque de estacionamento - Olhá EMEL!!!!!!

AO VIVO NA DOCA DE ALCANTARA

Entrada na Doca de Alcantara de uma lancha da Policia Maritima, a rebocar uma outra lancha( avariada????)

segunda-feira, dezembro 12

ALETRIA À ANTIGA

Novamente do FLIPINHO FONSECA, este doce que nos é tão querido: A aletria, - que quando feita com mestria, é um manjar dos deuses; Eu que o diga, quando a Rosa Petinga a faz.... Aletria à antiga Ingredientes: (Para 6 pessoas) 500 gr. de aletria 4 cascas de limão 500 gr. de açúcar 1 litro de água + 1 litro de leite 100 gr. de manteiga + sal q.b. Modo de preparação:Numa 1ª fase, deverá juntar-se o leite, água, manteiga, sal, açúcar, e limão. Quando tudo isto começar a ferver, junta-se a massa e quando estiver devidamente cozida, coloca-se "estendida" num tabuleiro para secar. Deverá ser cortada em pedaços para ser servida.

BACALHAU ENSALSADO

Do FLIPINHO, esta novidade, para testar a bordo, agora com os dias + frios; Acompanhar com ARAGONÊS 2003, e dormir o resto da tarde.
Para 4 pessoas Ø 1,5 kg de batatinhas novas Ø Sal qb. Ø 4 postas de bacalhau demolhadas Ø 2 dl de azeite Ø 3 dentes de alho Ø l molhinho de salsa, picado Ø 2 colheres (sopa) de vinagre Lave muito bem as batatinhas e leve-as ao lume a cozer com pele em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorra-as bem e dê-lhes um pequeno "murro", sem as abrir. Entretanto, asse as postas de bacalhau no grelhador, como habitualmente. Quando grelhadas, retire-lhes as espinhas e lasque-as grosseiramente. Num tacho largo, leve ao lume o azeite e, quando quente, junte-lhe os dentes de alho, previamente esborrachados. Em seguida, adicione as batatas e o bacalhau e deixe aquecer bem, mexendo de vez em quando. Por fim, junte a salsa picada e o vinagre, retire e sirva quente.

sexta-feira, dezembro 9

4 FACES DE UM ENJOO PARA UMA PERSONAGEM

Só o Afonso, para aguentar o enjoo desta forma ; Foram umas horitas ainda, e o rapaz, aparte estas expressões, lá se aguentou... Vezes houve em que tive de o amarrar bem amarrado.....

A DOBRAR CABOS (AINDA !! )

São o Cabo da Roca e o Cabo Raso, os outros dois cabos que o Veiguinha dobrou; Com ajuda, claro; Para os não iniciados, é assim que os vemos de fora, com máquina com lente de 200, claro!!

quinta-feira, dezembro 8

A DOBRAR CABOS

O Veiguinha, aqui naquele instante mágico, a seguir à tachada de bacalhau abanado ( 3 encores) e antes da sesta, a preparar-se para dobrar mais um cabo; Desta vez, o infeliz foi o Cabo Mondego, como demonstra a fotografia.

CONTRA O VENTO

É talvez das " maiores habilidades" conseguidas pelos homens do mar, essa forma fantástica de caminhar práticamente contra o vento; O ir onde parece ser impossivel; Deu-nos ( a Portugal) durante um breve periodo de tempo, a possibilidade de ir mais além, e de ter o reconhecimento do mundo; Hoje estamos de costas para o mar, e o que podia ser um novo motor, é só motivo para algumas fotografias. É pena.