22 setembro 2009

EQUINÓCIO de 22 SETEMBRO

Calhou este ano assim. E às 22 horas e qualquer coisita, a declinação do sol será se 00º, passando o Sol a estar a SUl da linha equatorial da esfera celeste ( eliptica). A modos que funcemina como a latitude do Sol na esfera .

A

Pois para mim é mais AHHHHHH! Este será ainda caso unico; esperemos que continue assim, para bem dos nossos olhos.
Nas vistas até às amuras, parece-se de facto, com os navios; PARECE-SE!
Agora no resto, meus amigos, é uma coisa com garagem. Enorme.
Parece um navio de guerra, talvez a meio caminho entre o navio e o submarino. No minimo atómico, claro!! Dados do navio aqui

O FAROL DE CACILHAS

Assinala o Cabo de Cacilhas. E também a melhor imperial ao Sul do Tejo. A rapaziada que trabalhava(?) na extinta CPP ( Não confundir com a CCPP - Casa Custodio Cardoso Pereira), quando despegavam do dia de trabalho paravam normalmente por ali para 2 dedos de conversa e uma imperial; ou duas; ou três; Ou quatro..... Há pouco fiz essa romaria, me fiquei-me por 2 imperiais. E pouca conversa.
Este farol envermelheceu com a camara. Antigamente era VERDE!!!!!

ATÉ AMANHÃ

Acabamos a Segunda assim.

M.V.MAINGAS

Vai atracar.
Dados do navio aqui

OCEAN MAJESTY- UM BELO NAVIO

Os passageiros..... Navio de tosado, que tão pouco se vê.
Em baixo percebe-se bem a diferença, quer de conceitos quanto à construção e utilização, quer de forma, notando-se no caso do ventura, o encaixotar da forma. Mas há pior ( melhor ?)!!
M/V OCEAN MAJESTY ( in infocruzeiros.com)
".....
1966- Contruído para a Transmediterranea S.A., como navio de passageiros regular entre a Península Espanhola e os arquipélagos de Canárias e Baleares, nos estaleiros de Union Naval de Levante S.A., Valencia, Espanha com o nome de M/V JUAN MARCH.
1985 – Vendido pela Transmediterranea, após quase uma vintena de anos como navio de passageiros entre os arquipélagos Espanhois e a Península, para a SOL Lines de Chipre, como cruzeiro-ferry e rebaptizado como nome de M/V “ SOL CHRISTINA” baseado na rota Piraeus-Rhodes-Limassol-Alexandria.
1986- Vendido à Opale Lines com o nome de M/V “ KYPROS STAR”.
1988 – Fretado pela companhia Adriatica e Navigazione como ferry na ligação Brindisi-Patras.
1989 – Vendido à Majestic Cruises, Piraeus para reconversão como navio de cruzeiros e rebaptizado de M/V “ OCEAN MAJESTY”com bandeira Grega , alterando capacidade para 535 passageiros.
1994- Fretado pela Epirotiki para cruzeiros no mediterrâneo essencialmente, com o nome de M/V “OLYMPIC” alterado posteriormente para M/V “ HOMERIC”.
1995 – Fim do charter e a Majestic Cruises rebaptiza o navio outra vez com o nome de M/V “ OCEAN MAJESTY”, navegando desde então com a bandeira Portuguesa, ostentando a Madeira como seu Porto de Registo...Foi anunciado recentemente que a Page & Moy irá abandonar o mercado dos cruzeiros e o navio deverá ser entregue ao seu armador para finais do ano 2009...Existem rumores que o seu futuro poderá passar pelo charter ou aquisição por um armador Português ......"

VENTURA - APROXIMAÇÃO AO CAIS

A aproximação ao cais do Terminal de Passageiros , distinguindo-se as gruas para desembarque dos passageiros. O VENTURA - dados do navio - participou na festa.

21 setembro 2009

OS MALUCOS AO SÁBADO

Adrenalina.
Insanidade
Coragem
Não sei se é preciso mais alguma coisa, para fazer estas figuras....
Cá pelo que me toca, fico-me pelo mar.
Cacilhas , Almada,

DESCONTO DE 5 CENT. AOS FINS DE SEMANA

E a bomba lá vai, toda lampeira, encher a pança a esta gente. No caso o PACIFIC DREAM.
Pacific Dream, que este ano deixou o nome de Island Star. Construído para os gregos da Celebrity Cruises como o Horizon, foi posteriormente passando para os Island Cruises em 2005 que lhe deram a bela graça de Island Star e para a Pullmantur Cruises, onde a rebatizaram como Pacific Dream .
Os cruzeiros deste navio, partem de Lisboa, da Madeira, e das Caraíbas.

FUNCHAL - A CHEGAR

Navio Funchal: Nunca mudou de nome. Mas mudou de maquinas. E de dono, desde 1961, ano em que foi construído para a Insulana, com 9 846 GT.

FÓRUM ALMADA - REGATA

Eram muito, mas muito mais..... Não sei o que se passou.....

À PROA

O melhor, e como diz um amigão meu " a mais bastas vezes", é não fazer nada.... E eu subscrevo.....

GOLFINHOS EM LISBOA

O Delphin Voyager, ex Cruise One e Ex Orient Venus, sem ser um navio muito vistoso, é também imponente. Construção Japonesa Dados aqui
MV DELPHIN:
Belo pedaço de navio, para 554 passageiros sómente (?). Construido em 1974, 16,214 GT bem medidas, para a BLACK SEA SHIPPING COMPANY, como cruzeiro / ferry, com o nome de Belorussiya. Ainda passou pela vergonha de ser a Kazakhstan II, antes de se tornar defenitivamente o DELPHIN, em 1966.
Os dois navios são operados por ver aqui

20 setembro 2009

POR DETRÁS DE MACAU

M.V.MACAU - CONTAINER FEEDER - DIRECT FROM OWNERS +++++++++ABT 4.660 DWT - BLT 1991 SIETAS - GL - 374 TEU/168 FEU /231 @14T / 50 REEFER - MAK 4486 BHP- OUTRIGHT OFFERS - TRADES EAST MED - SPOT IZMIR TURKEY - SUGGEST AS BROKERS TEST LVLS LOW 2´S (USD/MIO ONCE OUTRIGHT). MV MACAU IMO number : 9014365 IMO number : 9014365 Call Sign : VRBK3 Gross tonnage : 3815 Type of ship : General Cargo Ship Year of build : 1991

19 setembro 2009

MANHÃ DE SABADO 19 SETEMBRO 2009

Começou assim, meia britosa....
Mesmo para nascente, não era grande espingarda
Até rebentar nesta maravilha, sempre tão diferente,
E os primeiros raios da manhã, para os noctivagos.....

18 setembro 2009

MV VISTA MAR

275 passageiros ou 330, não sei bem. Mas para 111 tripulantes.
Diria que se trata de um yacht tamanho XL.
Retirado da " The World Passenger Fleet" ...MV VISTAMAR: The 330 passenger VISTAMAR was built in Spain in 1989. Primarily marketed in Germany through Plantours, she measures 7,489 gross tons and sails on worldwide itineraries with a recent focus on Mediterranean and Indian Ocean cruises....."

BRAEMAR

Ontem abastecemos os dois Fred Olsen cá no burgo. Este foi o primeiro. Navio com condição humana, bonito. Muitos ingleses, de meia idade ou mais.
Se soubessemos falar inglês, como uma pessoa que eu cá sei, também fariamos cruzeiros, ou se calhar cruises...
Os dados do BRAEMAR