29 agosto 2009

À MARGEM

Tantas e tantas vezes autores das mais variadas coreografias que quebram a modorra deste porto de Lisboa , os rebocadores, aqui numa pausa do seu dia.
Merecida.

28 agosto 2009

ZÉZITO

O rebocador Zézito, num momento de ternura recolhida com o seu projenitor (??)

DOCA DO ESPANHOL

Não serão novidades. Na VERA CRUZ, filmava-se ou intervalava-se. Não consegui distinguir....
E não queria passar por paparazi de umas poucas despenteadas.
Nos outros a inação era palavra de ordem.

ANJA C

É mais bonito quando visto " ao lume de água"
Name: Anja C
Year Built 2006
Call Sign: MMTT9
Flag: UK
Class: GL
Port of Registry: Cowes
Yard of Build: Jiangsu Yangzijiang
Type: General Cargo Ship
IMO number: 9362669
P + I: Standard Dwat: 8100
Summer DWCC: 7800
Draft: 6.19m
Loa: 108.2
Beam: 18.2
Depth: 9.0
GT: 5604
NT: 2877
Air draft in Ballast: 27.35
Distance WLTHC in ballast: 7.7m
Main Engine: B&W Alpha STXType/Model: 7 S 27 - MK6 MCOutput: 2800 kWAux Engine: Lindenberg D2876Emergency Generator: Lindenberg D2866

26 agosto 2009

ELES ANDEM AÍ...

Depois de ter, distintivamente, demonstrado a questão das marés - ver post antigo como o caraças e que já nem eu sei onde anda; depois de ter demonstrado que o enrugamento da crosta terrestre é resultante de uma travagem súbita que a terra fez, provavelmente num cruzamento sideral mal assinalado ( concessionado à estradas de portugal, probably), eis-me de novo com provas irrefutáveis da vida fora da terra; Neste caso na água! A dondocas da medusa, toda lampeira, mais não é que a hospedeira deste estranho ser, que, lá do seu cantinho, nos vai observando...
Ou será mais um Dispositivo Electronico disponibilizado por esta governação, para fazer cumprir a taxa de farolagem???
Já pagaram a deste ano???

INDEPENDENCE OF THE SEAS

Atracadito, perto do Blue Moon, bem acompanhado.

NORWEGIAN JADE

Ou como eu vejo o dito, pelo meio do emaranhado de brandais e, estais e outros que tais.....

NAUTICAT 44

Neste caso, o "NO AGENDA"
Vai de saída. Há noticia deste naviozinho nas rias galegas. Que todos os anos, enchem .....
É a minha barcoleta fetiche....

25 agosto 2009

ELENA

É muito dificil ter-se uma ideia da grandiosidade deste navio.
É um desenho de 1910, construído nos dias de hoje. O original ganhou a Transatlantic race em 1928.
Mas o melhor, é vê-o no http://www.schoonerelena.com/, ou então passar por Cascais, que está por lá.
Como em todas as grandes realizações da humanidade , aqui também há mãozinha de portugueses.... Parece que os molinetes, ou peças deles, são feitas cá.

24 agosto 2009

FREJA R

Construida em 1982, tem a particularidade de se “ abrir” em duas para descarregar os dragados, que vai buscar através de 2 tubos de sucção, até uma profundidade de 25 metros. A imagem mostra uma barcaça, com a mesma particularidade, somente como exemplo.
Ex:Heinrich Hirdes
N º IMO : 8105105
Bandeira : Denmark
MMSI: 219313000
Comprimento : 77.0m
Boca : 14.0m
Indicativo de Chamada : OZNG2

PURPLE BEACH

Nº IMO : 9138135 Bandeira: Marshall Islands MMSI : 538090223 Comprimento: 192.0m Boca : 27.0m Indicativo de Chamada : V7FK3

CHARLOTTENBORG

São navios para portos desta época. Em cais como os nossos, ficam aquém do expectável. Mas a rampa funciona bem. Basta pensar, que o conceito das famosas auto-estradas do mar, começa nas ditas....
Numero IMO : 7813705 País : Gibraltar MMSI: 236289000 Comprimento : 186.0m Boca : 32.0m Indicativo de Chamada : ZDGY3

LADY ELENA E COMPANHIA

Lady Elena (IMO 9167409) , Bandeira Antigua & Barbuda f. Mede uns bons 99m, bocarra de 16m e uns 3 465 GT. Construido em 1998 por Tachibana Shipbuilding & Engineering, Anan, Japan.
MALMO : Numero IMO: 9373242 País: Malta MMSI : 249357000 Comprimento : 150.0m Boca : 24.0m Indicativo de Chamada : 9HQH9

PORTUGUÊS SUAVE

21 agosto 2009

NORWEGIAN JADE

Custou 500 milhões de dólares a construir, no Meyer Werft Papenburg, Germany e destinou-se originariamente para o Mercado do Hawaii, baptizado Pride of Hawaii.
Saiu da rota do Hawaii em Fevereio de 2008, sendo encaminhado para o mercado de verão Europeu, mudando então a bandeira para as Bahamas e o nome para Norwegian Jade.
General characteristics
Class and type: Jewel Class cruise ship
Tonnage: 93,558 gross tons
Length: 965 ft (294 m)
Beam: 106 ft (32 m)
Draft: 27 ft (8 m)
Decks: 15
Capacity: 2,224 passengers
Crew: 1,100
E o adeus, por esta.

ARKLOW ROCK

Port of Registry Arklow, Ireland Call Sign E.I.M.Z. IMO No. 9291705 MMSI No. 250509000 Yard Barkmeijer Stroobos B.V., Holland Year of Build 2004 Class Bureau Veritas Class Notation + 3/3E+ CARGOSHIP DEEP SEA + MACH + AUT-MS Heavy CargoBRG Class No. 04199R Official No. 403339

MONTES CLAROS

Do site da Transtejo -
"...Os navios Campolide, Dafundo, Palmelense, Seixalense, Sintrense, Madragoa e Montes Claros e Moscavide pertencem à Classe Cacilhense e entraram ao serviço na Transtejo, entre 1980 e 1982. Construídos pelo Estaleiro FOZNAVE, na Figueira da Foz, pelo Estaleiro Argibay, em Alverca e pelo Estaleiro Naval de São Jacinto, têm capacidade para 480 passageiros distribuídos por quatro salões com instalações sanitárias.
Principais Características
Comprimento: 29,20m
Boca: 7,25m
Pontal: 2,21m
Calado: 1,80m
Arqueação Bruta: 304 tons
Monocasco: Aço
Funcionamento e Sistema de Propulsão
Velocidade Máxima: 10 Nós
Motor: mtu8V 396 TC
Propulsão: Hélices de Passo Variável

A PESCA E A CAÇA

Primeiro há que reparar ca cara de verdadeiro e puro gozo dos pescadores. O gato é freguês diario deste pontão. Os pescadores também. A " Pesca " é atirada viva, e o gato primeiro entretem-se a caça-la. Depois é um festim....
Falta-me a ultima imagem do gato, que é uma bela de uma soneca ao sol....