30 maio 2008

UM ALENTEJANO N'AMERICA

É sim senhor. Em 1498, 30 deste mês de Maio, partiu de Espanha, para a sua terceira viagem às Américas, ou ao Japãp, ou à India, que isto é tudo o mesmo, este senhor natural de Cuba, e que falava Castelhano com sotaque a Português.

YELLOW

Arrisca-se a isso.
Fotografias de hoje, 30 Maio, às 0745. Praia da Conceição.
Em 1421 Joana D'Arc era queimada em Rouen, na Normandia controlada pelos Ingleses.
Já em 1942, provavelmente outros ingleses, começavam o bombardeamento da cidade alemã de Colónia, iniciando a operação Millennium. Operação essa que acabou num banco privado. Com um presidente nomeado pelo governo da altura.

FUNDEADOS

Colados à mão

CHEGADOS

Os dois pelo mar. Mas um com mais mar que o outro.

29 maio 2008

FABRICOS 2008

Tendo em

vista o 10 de Junho, que tão próximo já nos aparece, o Blue Moon entra em fabricos, ligeiros, mas sempre são fabricos( zinhos).

Começou-se então por verificar os instrumentos de navegação, sempre os mais necessarios em qualquer embarcação.

Assim retirou-se a mesa do SUN DECK ( 1ª Classe), afim de se renovar os vernizes. Nas fotografias pode-se ver o João, ( mestre destas artes) a apertar uns parafusos à mão, apoiando o rabiosque no canto da dita mesa.

Repare-se na parafernália de equipamentos que são necessários a esta, aparentemente fácil, desmontagem.

Fotografias telemoveizadas .

Logo a seguir passaremos ao fogão, para o check up anual; Vai-se cozinhar uma bacalhauzada para ver se está tudo dentro dos parametros....

E assim segue a vida, a 29 de Maio de 2008:

Neste dia o Cagaréuzinho já tinha 24 horitas de vida, O JFVV AINDA não estava sóbrio, e JFK, o nascia no Massassuchets.

Também neste dia, em 1914, o navio Empress of Ireland colidiu com o Storstad, navio de transporte de carvão, da Noruega, afundando-se de seguida, e levando consigo 1073 vidas de marinheiros.

27 maio 2008

27 MAIO

Em 1941, a Royal Navy britanica afundavam o BISMARCK, originando cerca de 2500 mortos

Em 1951, o DALAI LAMA rendia-se ao exercito Chinês.

26 maio 2008

26 MAIO, CASCAIS

E o raio do motor que não pega.....
O blue Moon, tem um acoco destes , de borracha, com um moulinex a mistura a 2 tempos. Pois ao fim do inverno, miraculosamente, e sempre igual, pega à terceira ou quarta bombada, lá se aguentando assim toda a santa da silly season.....
Dia tristonho este, com esta chuva. Em 1940, os Ingleses começaram a retirada de Dunquerque, permitindo assim a reorganização do seu exercito em Inglaterra. Bastante mais Cedo, a NOSSA pincesa Catarina de Bragança, começa a dar com o chá nos ingleses, de uma forma tal que ainda hoje não o largam.....
Já oscar Wilde, é preso por ser um " Sodomita", nos dizerem de então. Hoje estava na moda.

NORGE

Foi, inicialmente, o HMS PHILANTE. Que serviu como escolta dos combóios durante a II GM. Foi então comprada ( ainda era feminino, O BARCO) pelo noruegueses para oferecer ao seu Rei, S M o Rei Haakon VII, em 1947.
Navega de Maio ao final de Setembro.
O povão cá do sitio, oferecia um iate a um fulano a quem chamam pinóquio, ligava-lhe o motor, trancava-lhe o leme, e com um bilhete a anunciar que o tinhamos oferecido para adopção internacional sem opção de devolução......

23 maio 2008

POBRA DO CARAMIÑAL

Foi por estas paragens que os nossos amigos de Ilhavo, a Grande, se encantaram. Também terá havido alguns cagaréus, para o colorido.
O mar aqui é de facto um sonho. Fresco.
Tanta ilha, ilhoca, peninsula assim assim, enseadas, enfim, lembrem-se de algum formato esquisito que a mãe natureza tenha, e ele está lá. Acompanhado por boas comidas e bebidas. Não é por acaso, que antes da moda do Algarve e do calor, estas paragens eram o " terreno" preferido dos YACHTSMEN de então.
Os portos, portinhos e coisas do género sucedem-se em catadupas, fazendo-nos creer que são quase demais. Mas não são.....
As gentes, são a génese dos nossos povos, com algum francês e inglês que tenha sucumbido ao calor luso.Está tudo dito. Estamos em casa, digo eu.
Está perfeito.
A haver um aparelho de medida para a inveja( sim, isso mesmo, INVEJA), estaria a rebentar a escala.
Depois disso , só mesmo a promessa, de na primeira oportunidade, lá estar a calcorrear esteas águas.
Só não sei se consigo aguientar até à próxima Rias, a de 2009.
A ver vamos, como diria o céguinho!
Fotografias e planos do Google e do " Atlantic Spain and Portugal" do Royal Cruising Club Pilotage Foundation
Uma queixa que se ouvia desta marina, era a sua " franqueza" ao Leste. Pela imagem do google , dá ideia de estar resolvido, o problema.
Para os quandrantes de Oeste, a terra protege bem, e por isso, os pontões todos do lado de fora. Mas é estranho...
Já agora, por lá sabe-se que cá em baixo, se paga, num porto comercial ,e por 9 metros de barco, 220 € por mês??

19 maio 2008

NAVIOS DAS DESCOBERTAS

Lembram-se desta colecção???
Esta, a Flor de la Mar, dizem estar carregada de ouro e de prata, à espera que a desenterrem; Anda meio mundo maluco, atrás dela.
A CARAVELA , que começou a nossa aventura nos 1400 . Precisavamos de uma agora, em 2008

BERBEQUIM MARITIMO

Consegui pescar o Manel, para esta empreitada marítima, convenientemente regada com uma cervejita ou duas ( 3??) e a sandoxa de atum da praxe.
O Manel é uma fera, nestas coisas. Ele é diodos à bolhão Pato, transistores estufados, condensadores grelhados e até, sei lá, triodos à cafreal.

Nas soldaduras, o Manel teve de dar o braço a torcer, quanto ao ferro de soldar, da China do Sul, e importado pelo Sr Ezequiel.

E aqui está o aparafusador /berbequim, com o fio das colunas que dão até meio mastro; Ao alto; Deitado não experimentámos.
Bonito não é?? Descobriu uma segunda vida, este aparelhometro, de 19 ,00 €.
Vai fazer UM JEITÃO
A surpresa estava guardada para o final. Dentro da bateria, amovivel e recarregavel , entre outras coisas, descobrimos esta perola da China do Sul... O Manel apostava que não tinha nada, dado o peso. Perdeu. Mas não foi por muito.

10 maio 2008

ROCK AROUND THE COCK

Neste dia 10 de Maio , mas de 1954 , foi lançado o disco "Rock aroud the clock" do Bill Haley e dos seus Comets . Esta canção foi a primeira " róckada" a estar à frente no TOP TEN dos U.S.A., mas um ano depois, 1955.
Foi através de um filme que a canção se tornou reconhecida e conhecida como todos nos lembramos. De facto, a canção abre o polémico filme "Blackboard Jungle " - versando a deliquencia juvenil -estando pois reunidos os condimentos para um sucesso que até esta data, estava arredio.
Se juntarmos a este facto, um outro que é o nascimento de uma das mais importantes pessoas do mundo ( vivas), temos então um ano de VINTAGE PLUS. Em Cascais estava-se assim, com o Espichel de um lado e a baía do outro.

08 maio 2008

8 DE MAIO

Antoine Lavoisier, que tantas dores de cabeça nos deu, perdeu a dele, neste dia. Graças à revolução francesa.
BIBA
Os MOODY sempre foram as "roullotes de la mar". São mais caros, mas também bastante melhores que o standard francês.
Chegou ha pouco tempo.

07 maio 2008

GLAS DOWR

Este tamboril dos mares , é um " Offshore processing ship", que em português vernaculo é uma fábrica. De porcarias, a ver pelo nome: DOW. Tem 97.523 tons de DWT, arvora a bandeira das Antilhas Holandesas, essas, onde o fisco põe a massa a render patacos.... É um navio de 1996. O numero IMO é o 911 66 20

OCTOPUS

Esqueci-me de referir que se trata do OCTOPUS; Nome curioso, de uma curiosa série da tb.
Imagem do TENDER ; só 63 pés
Aqui estão todos a brincar. À popa há ainda a " garagem# do submarino, que se vê em baixo. Cruzeiro aqui, cruzeiro ali.....
Belissimo barcaljoiço.
Estou que nem sei.

7 DE MAIO

Além do afundamento do LUSITANIA, em 1915, causando 1.198 mortos, por parte dos U SHIPS alemães, também há para recordar a rendição incondicional aos aliados, em Reims, destes mesmos alemães.
Em 2008, atracou no FAIAL esta beleza dos mares, que foi bota abaixado no dia 1 de Agosto de 2003; Navegou pela 1ª vez em Janeiro de 2004. Possui uma tripulação permanente de 60 pessoas. Botes, é como segue:
O principal tem 63 pézes; Mais 7 de varios tamanhos.
Tem ainda, no seu interior, um mini submarino, de 40 pés, com capacidade para 10 pessoas.
Mede 126,19 metros, e tem 21 metros de boca. Neste caso, bocarra. Cala 5,85 metros. Tonelagem de Registo, grossissimas 9.932 tons. Atinge uma velocidade maxima de 20 nózes, e tem uma autonomia de 8.000 milhas.
Para isso serve-se de 8 (OITO) Mercedes Benz de 2,400 cavalos cada(!!) e dois Geradores de 6 MW.
Bandeira de GeorgeTown, aliás , à semelhança do Blue Moon I.

O submariono aproxima-se

Vista de noite

Imagem a reter: as proporções

Numa marina

06 maio 2008

O DIA NO MUNDO

Foi no dia de hoje, 6 de Maio, que durante a manhã, o dirigível Alemão , HINDENBURG, o maior e mais sofisticado jamais construído, explodiu ao “ atracar” em Lakehurst, New Jersey. Morreram 35 pessoas. Foi talvez o primeiro grande acidente a ser transmitido em directo, se bem que ainda na rádio, o que ajudou à enorme consternação. Navegava a 85 milhas por hora, transportava 97 passageiros, media 240 metros de comprimento, e era impulsionado por um belo Mercedes Benz. ( alemão).Uma fuga de hidrogénio , localizada na popa, foi a causadora do desastre.Tinha já 10 viagens no activo, quando se deu o desastre.

6 DE MAIO

Uns ainda dormem. O JOD estás de chegada.
A cor da manhã

CAMPEONATO NACIONAL

Ou o regresso a casa. A pressa é muita. E deve dar gozo, estes " rondanços".