26 dezembro 2007

BRASIL

O Brasil, Ilha do Brasil, de São Brandão, era uma das muitas ilhas que desde o sec. IX. povoavam a imaginação dos cartógrafos da idade média, Era igualmente conhecida por Hy Brasil, e dizia-se que quando os marinheiros a descortinavam no horizonte, se afastava à medida que tentavam aproximar-se dela. Isto explicará a disparidades de localizações conhecidas, e que, de carta para carta, variavam centenas senão milhares de milhas. Segundo a lenda terá sido descoberta por São Brandão, monge Irlandês,, cerca do ano de 565. Brasil provém do Celta BRESS, que deu origem ao termo Inglês Bless, abençoar; Hy Brasil, é pois a TERRA ABENÇOADA.

CARAVELAS

Conhecidas há muito pelos árabes da orla mediterranica , as caravelas ajudaram a moldar o mundo como hoje se conhece. De facto, os Portugueses de então, com o génio e a arte que a necessidade aguçara, desenvolveram um pequeno mas esbelto navio, que permitia navegar contra o vento, o único meio de impulsionar os navios da época. As barcas ( barchas) de pano redondo e remadores, não permitiam viagens longas, pois a tripulação e remadores, já enchiam o navio, ao contrario das esbeltas caravelas, que disponibilizavam espaço para os “ arrumos”. Também o seu pequeno calado as tornavam únicas, para navegações de exploração. Como disse Cadamosto, as caravelas são os melhores barcos do mundo.A vela, a sua colocação e o seu tamanho, são também obra do engenho português. E talvez dos mais significativos.
Na imagem, as caravelas de Pedro Alvares Cabral, a quererem dizer que já se sabia algo sobre o Brasil. e sobre o regime dos ventos referentes a essa viagem.; Muitos panos redondos.

23 dezembro 2007

18 dezembro 2007

JÁ VENCEMOS

BOM NATAL a todos os que me aturam. E melhor sorte .
BOM ANO.
É isto, a nossa gente; Não há crise, descasamento , ressaca ou repartição de finanças que nos tire o humor . A OESTE DA EUROPA, bem juntinho ao oceano.... como tão bem ( eu não) se cantava no liceu de Aveiro, sob a batuta afinadissima do senhor Prof. Sereno.
Estas fotografias também são de Aveiro.
Deliciem-se

17 dezembro 2007

BOTA A BAIXO

OOOPSSSSS.....
Nunca esta expressão estve tão bem!
Imaginemos SÓ as explicações que tiveram de encontrar para explicar o inexplicável.....
É o Zé Serra que me dá estas jóias....

12 dezembro 2007

O POR DO SOL EM S.JULIÃO DA BARRA HOJE 17 13 HORAS

Começou assim, às 17 13
Depois foi um corropio de vermelhos, até desaparecer

Não é concorrencia, mas estava tão bonito, o sol, o mar....

11 dezembro 2007

A BOUNTY

Em cima, a Bounty, que foi desenhada para o cartaz do filme com o mesmo nome; Este navio, ou melhor, da sua revolta, nasceu um país, quase - Pitcairn Island, perto do Tahiti - onde ainda hoje se encontram os descendentes dos seus tripulantes. Esta ilha estava cerca de 200 milhas fora da posição nas cartas da altura; Era o local ideal.
Falta acrescentar que viveram todos muito felizes, com as cachopas que tinham " arranjado" no Tahiti, até terem conseguido destilar a primeira cachaça; Aí foi o Xico dos Pipos...
Em baixo, fotografias da replica da Bounty, 33 pézes maior que a original, construída em Lunemberg, na Nova Scotia, Canada. Enverga a bandeira dos U.S.A. Mesmo assim, insistem em chamar-lhe HMS Bounty! Vá-se lá saber porquê....

O CABO MONDEGO (parte II)

Imagens inéditas, do JFMV ao leme a aproximar-se do babo Mondego. Onde se lê a preocupação no seu rosto, pelo encurtar das distancias ao malfadado cabo e pelo adensar das nuvens, a pronunciar algum aguaceirito de vento.
Só a grande pericia desta equipagem permitiu esta passagem. Cabo Mondego para ré do través.
BOOOAAA!!!!

07 dezembro 2007

CAIXINHA DAS ALMAS

O Blue Moon vinha para Lisboa, ainda no Canal Principal de Navegação.
Já sabemos para onde vão. Fica em Aveiro, aquela terrinha ao pé de Ilhavo, para quem não sabe.

06 dezembro 2007

BARRA DO RIO DOURO

Espantosa, pela força. Devia ser máquina a toda a força, fechar os olhos e rezar.... E não era preciso coragem! Dizem por aí! Este navio fazia trafego costeiro.

05 dezembro 2007

RIO DOURO

Lindissima a imagem das tres preciosidades. Só o Ana MAria é perceptivel, PARA MIM..... Imaginem só o País ter 3 ou 4 barquinhos destes, para treinos e embaixadorias...

04 dezembro 2007

Ganhámos uma operadora nova: A Fónix! É claro que não a escrevem assim, como eu, mas é assim que a vamos começar a chamar.

Perdeu-se" O "termo que no léxico cultural do povo, indicava o espanto, a dor, a surpresa; Ganhou-se uma operadora de telefone, ainda que virtual.

Bom , só nos resta o FOSGA-SE, que decerto vai subir aos primeirissimos lugares das preferencias , a julgar pela pesada vulgarização que o termo anterior vai sofrer.

01 dezembro 2007

AVISTAMENTO

Regra 12 do RIPEAM
Quando dois navios à vela se aproximam um do outro, com risco de abalroamento, um deles deve afastar-se do caminho do outro da seguinte forma:
1.- Quando os navios recebem o vento por bordos diferentes, o que receber o vento por BB deve ceder passagem ao outro.
2.- Quando os dois navios recebem o vento pelo mesmo bordo, o que estiver a barlavento deve desviar-se do que estiver a sotavento.
3.- Quando um navio, que recebe o vento por BB avista um navio , por barlavento, e não consegue determinar com segurança por que bordo este está amurado, deve desviar-se do caminho do outro.