30 novembro 2007

OS TERRA NOVAS

Duas belíssimas imagens de 2 lugres patachos, Franceses, a navegar, creio para os Grande Bancos; Eram os TERRE-NEUVES, navios potentes com vento " de empurrar". Também usavam muito os pesqueiros da Islândia, mas nesse caso, já eram os lugres que para lá navegavam, bem melhores na bolina , ou ventos " de puxar"; Estas duas expressões, são minhas, creio e gosto bastante delas, portanto nada de criticas! Crê-se que os Franceses ( Bretanha) terão começado a pescar nos bancos da Terra nova antes de nós, até pela proximidade geográfica com a Inglaterra e Irlanda, que creio foi a GRANDE IMPULSIONADORA deste tipo de pescaria. Já em 1353, reinava em Inglaterra um senhor Eduardo, passou a Portugal uma licença de pesca nas suas águas, permitindo aí a pesca e o uso dos seus portos. Ora, creio que aqui será o inicio da gesta do BACALHAU, porque o bacalhau pescava-se por ali. Bom, o resto é fácil de imaginar.... Um bocadinho de cada vez, quando dão por ela estão encalhados na terra nova. Umas centenas de anos depois recorremos à Inglaterra novamente, agora para alugar e comprar navios , bem como tripulações. O que em Português quer dizer: Os primeiros pescadores Portugueses (modernos) do bacalhau, foram os .... Ingleses.

28 novembro 2007

SADINO - Ilustre desconhecido

Lugre de 2 mastros, de 34 metros de comprimentos e 193 toneladas de arqueação, foi construído por Mestre Arménio Bolais Mónica, na Gafanha. Foi vendido em 1977, para ser transformado em Yacht privado.

MARIA CLOTILDE

Este pequeno lugre, de 29,45 metros e 112,37 toneladas de arqueação, foi construído em 1948, em Faro, por Jose Miguel Amaro, para a Sociedade Maritima de Lagos, Lda.

Utilizada unicamente no trafego costeiro, com carregamentos de sal, cimento, carvão e pó de carvão, o navio naufragou algures ao largo da Costa Oeste de Portugal

INVEJA

É o que se sente, às 0830 da manhã, ao olhar para o mar.....

À ESPERA

Verdadeiro parque de estacionamento, aqui se esperam por cais, ordens de viagem ,etc.
Que deve ser um óptimo parque, nestas condições de tempo, garanto-vos que é.

MARGINAL CASCAIS - LISBOA HOJE

É dificil não reparar....

27 novembro 2007

NOVOS METODOS

Pensei em importar a ideia; Julgam que funciona?? Eu sei que para nomes maiores, teremos de aumentar a largura do cartaz, mas....

TAPE MAN

No CELTA MORGANA, o PARDAL, resolveu a questão das crianças em viagem. A imagem mostra um tripulante juvenil, a desfrutar do mar....

26 novembro 2007

ÉTICA

Em Sintra, a populaça cedo se habituou aos desmandos dos vários politicos foram passando por cá. Verdadeiros prodigios de da arte de bem cavalgar.... a sela dos outros.
Como se sabe, a paisagem é protegida e património da Humanidade.
Para a preservação, e para os vindouros, Sintra coloca-se em bicos dos pés....
Já em Lisboa, as torres são
objecto de escarnio das massas ;
Ainda bem que não se constrói em altura, cá no BURGO.
Hoje o Blue Moon está assim.

22 novembro 2007

O MEU BALÂO É MAIOR QUE O TEU

Variações em balão maior.

REGATA DO PONTÃO 8 - O FUTURO

É desta forma que se nos apresenta a futura regata do pontão 8. TOSTADINHO é o futuro.
Com efeito, a organização foi confrontada com este irrecusável argumento, e tudo leva a crer que já no próximo ano, a reunião seja à volta de um pequerrucho destes.

21 novembro 2007

GALILEO E EGNOS

Não sei se o conseguem ver, mas o Galileo, agora, só em Braga e por um canudo....
È verdade, parece que não se entendem quanto ao " funding" , e a parceria publico-privado, tão querida aos nossos governantes falhou, por aqui.... E é mais uma decisão para Lisboa, no próximo mês; Ao que se consta,seria a agricultura, ( verbas não gastas) a pagar , mas também se consta que os Franceses já se ofereram para gastar o resto e mais algum, mesmo sem projectos. Á valente.
Nós por cá, escapamos a estas vergonhas... Quem não pode ter navios, que tenha botes, dizia-se ( diz-se) na minha terra.
Carradas de razão!
O EGNOS, que iria afinar a pontaria dos Russos e Americanos ( possivelmente Chineses também), vai igualmente pelo mesmo caminho.
Organizem-se!!!! Organizem-se!!!!

20 novembro 2007

LISBOA

video

Aconteceu-me isto, em Lisboa, exactamenye em 2202, na minha viagem para baixo.

ADEGA COOPERATIVA DE SILGUEIROS- RAMO MARITIMO

Um amigo meu, Italiano nascido na Holanda, pediu-me um dia, por gostar muito do nosso Dão Adega Cooperativa de Silgueiros, para lhe levar uns garrafões da dita pomada. Claro que atendi ao seu desejo, e depressa os garrafões foram embarcados à vista de todos, como a imagem mostra. Um terno de estiva , e uns minutos depois, já estavam bem encanteirados no paiol. A chegada à Holanda, Rotterdam, aconteceu, e o meu amigo, à noite lá me foi buscar para comer uma lasanha que a Tina fazia que era de lamber os beiços.... Travessas e travessas da lasanha para a mesa. E nós , claro, tumba!!!! Os garrafões saíram para fora, e depois de um breve passeio foram para o porta bagagem do carro dele, à altura um citroen cx, azul. Ele foi, no carro, eu fiquei, porque tinha outras coisas para fazer. Não se tinham passado 15 minutos , entra uma brigada da policia do porto, À procura de, imaginem, de mim!! Yes, moi même, em pessoa, para interrogatório. O meu amigo, claro, já lá estava. Depois foi uma complicação para explicar aos senhores da policia que aquilo era remédio, que era para a saúde dele, que não era droga, e musica a toda a força em italiano e português para holandês ouvir; Mas nada. Inflexíveis! Identificados , viemos , agora os dois para o navio, beber um pouco do que ainda restava da pomada de Silgueiros, e lamber a feridas. O vinho nunca mais se viu; Parece que foram verificar se tinha drogas escondidas, ou emigrantes ilegais.... Pelas minhas contas, devem ter verificado uns litros por dia, até ter acabado.... Malandros.....

17 novembro 2007

CAPA

Nesta imagem, do Lugre Groenlandia, é a correr com o tempo, que é grosso. Quando o vento é muito, muito, dá para " achanar" o mar, no dizer das gentes de bordo. Perde-se, no entanto, a visibilidade, e a locomoção no convés é impossivel.

16 novembro 2007

DIA NACIONAL DO MAR

E dá para desejar um óptimo fim de semana, maritimo-turistico.
A todos.

O CAMAROTE DA PROA

A ocasião era de expectativa; Estava-se em vesperas de largar para os Açores, no que seria a primeira grande viagem de mar para muitos.
Reunidos em Cascais, todos se banquetearam, antes da largada. O senhor da fotografia, de quem não vou dizer o nome, mas que é muito grande e ocupa uma cama toda ( as vezes não chega) , após ter merendado bem , pergunta-me se não terei qualquer coisa para o estomago, que estava enfartado ( imagine-se lá com o quê??); Respondi-lhe que sim, que tinha um licor que os alemães usam para ajudar às digestões; O nosso amigo não se faz rogado e emborca 2 ou 3 copos do tal licor.
Não foi preciso esperar muito, para o ouvir lamentar que estava mal disposto, e com a cabeça a andar à roda; Que foram os alemães que o estragaram, que são os ares de Cascais, que são as tias, sei lá, que tudo... Atirou-se para dentro do barco, cabine da proa, e acordou passadas 200 milhas...

15 novembro 2007

AINDA A REGATA DO PONTÂO 8

POSEIDON no seu melhor. O nosso amigo Pedro Granger deliciou-nos
À nossa popa

E ao lado

Próximo da chegada, a preocupação do leme....

13 novembro 2007

O COISO

Estou habituado a tudo Tem 3 velas sob enrolador.
A que não se vê, está no convés, partida sob temporal no Finisterra, à espera de conserto. Foi o aço que falhou.... Possivelmente, não será maritimo.
O senhor veio da HUNGRIA, pelos rios com a coisa. Enfiou no mar em Roterdão.
Tem um ar pacifico, que engana. Demorou 22 anos a construir isto. N~ºao sei quantos casamentos terá sacrificado, mas foram decerto muitos.

12 novembro 2007

A REGATA DO PONTÃO 8 - NA DOCA

Ainda na doca, os barquinhos a recato

Juntou-se grande numero de barcoletas, a fazer inveja a regatas outras, de outros.

Para o ano, é que vão ser elas - Matança do porco e tudo !!! ASAE vai deixar!
Aqui o MARIAS , quando ainda julgava ter ganho a regata ( ainda não tinha sido dada a partida).
Depois, na secretaria, conseguiu ficar 3 lugares e meioà frente do Blue Moon. Correram com o testo en su sitio....

E lá vamos nós....

10 novembro 2007

3ª REGATA DO PONTÃO 8

Foi hoje disputada a 3ª Regata do pontão 8 da Doca de Alcântara, a mais famosa regata de barcos com cozinha que o País inteiro conhece. Este pontão orgulha-se de ser o oitavo , a começar do primeiro, e o único com tal distinção. Teve o final que todos esperavam, e , ao fim de 37 minutos, estavam todos prontos para ir para o restaurante, com a regata já debaixo do braço, ajudados que fomos por Éolo, também convidado.
O dia começou animadissimo, com a habitual feira de trocas e saldos maritimos, subitamente interrompida por 3 brigadas daASAE, que nos obrigaram a partir mais cedo que o esperado.
Amanhã há mais.

07 novembro 2007

CASCAIS E A VELA

Repare-se no tamanho do mastro, que aparece por ´detráas do cargueiro.

LUGRES ESCUNAS E BARCAS . CASCAIS

Um lugre Dinamarquês, fundeado e sinalizado, como mandam as regras. Bonito navio Os Alemães mantêm esta magnifica barca, que me vão dizer qual é. A hora para a fotografia não era a melhor...
E esta velha conhecida, A AMISTAD, que voltou a Cascais. A mais bonita escuna do mundo, quiçá mesmo de Cascais....