31 outubro 2007

SAGRES 7O ANOS - PARTE II

Fotografia do calendario da cozinha do VERONIQUE, que hoje fica bem.
Bonita imagem de familia:
-Sagres
-Navio Hidrografico Auriga
-Polar , réplica do AMERICA
-Vega
Aparentado - O Delmar Conde, com meios próprios, como só ele.

SAGRES 7O ANOS

Junto-me a todos os que marcaram o dia de ontem, que deveria ser feriado, mas enfim....
Imagens bonitas,cheias de vento, do meu AMIGO Domingos Batel.
Sobre a SAGRES, todos sabem tudo; Ou quase.

30 outubro 2007

TEORIA DO BÚFALO

Hoje, logo pela manhã, recebi o estimulanmte mail, que passo a transcrever. Por motivos óbvios, o autor não é citado.
Quando uma manada de búfalos é caçada, só os búfalos mais fracos elentos, em geral doentes, que estão atrás do rebanho, são mortos primeiro.
Essa seleção natural é boa para a manada como um todo,porque aumenta a velocidade média e a saúde de todo o rebanho pela matança regular dos seus membros mais fracos.
De forma parecida opera o cérebro humano: beber álcool em excesso, como nós sabemos, mata neurônios, mas, naturalmente, ele ataca os neurônios mais fracos e lentos primeiro.Neste caso, o consumo regular de cerveja, cachaça, whisky, vinho, rum, vodka, elimina os neurônios mais lentos, tornando seu cérebro uma máquina mais rápida e eficiente.
E mais: 23% dos acidentes de trânsito são provocados pelo consumo de álcool. Isto significa que os outros 77% dos acidentes são causados pelos que, inadvertidamente é certo, ainda bebem água, sumos , refrigerantes ou outra coisa qualquer!!!
Colabore com a DVG. Vamos evitar os tais 77% de acidentes inúteis.

25 outubro 2007

CONVIVÊNCIA DIFICIL

Não deveria ser, pois, dificil de juntar o velho e o novo, na mesma linha.
A questão é a visibilidade, para não dizer monumentalidade das obras novas.
A nova avenida, aqui já foi em viaduto. Não sei se ainda será! Mais à frentem querem por contentores, na zona historica dos paquetes e passageiros.

23 outubro 2007

AMISTAD II

A carga humana não era tratado como tal; E como tal, morria muita gente,, outros ficavam doentes, que eram imediatamente atirados ao mar, +para evitar contágios
Mapa das zonas onde eram "tomados " os reféns
Fizemos parte da história. Só isso.

O SENTIDO DAS PROPORÇÔES

Pois......

AMISTAD

A escuna " AMISTAD" réplica de uma outra escuna de 1830, a Frindship, de bandeira americana, e vendida a um armador espanhol, passando para o registo desse país como "Amistad". Este nuestro hermano era engenhoso de ideias.... Bom, todos viram o filme, que relata a historia de uma partida de escravos da Serra Leoa para Cuba ( então espanhola) e que, apesar da proibição do trafico de novos escravos , muita gente fazia tábua rasa das instruções da Corte. Há também um navio português, que faz a primeira parte do transporte, o TECORA. Bom, os escravos revoltaram-se, mataram o capitão e armador Sr. Ramon Ferrer ( um gajo com nome de presunto, o que é que esperava???) e o seu cozinheiro Celestino , poupando a vida , ao que parece, ao criado de câmara, António, e a 2 marinheiros..
Após o sucesso do motim, tentaram navegar para Este, forçando para isso um espanhol ferido, a orientá-los com a navegação para o nascer do Sol; Só que o senhor à noite voltava para Oeste, na esperança que o navio se mantivesse próximo de Cuba. Como sempre acontece nestes casos, uma tempestade ( zita) levou o navio para a costa dos USA, onde após alguma peripécias foram capturados pelo brigue Washington ( nem de propósito) e levados a reboque para New London, Connecticut.
Aqui conhecem a prisão, e, para mal da Espanha e dos seus interesses, o tribunal declara-os libres. Estão a ver, é com estas coisas que amarguraram as relações com a Europa.
E para festejar o 200º aniversario do fim do trafico de escravos, este Amistad, réplica cerca de 3 metros mais longo e com uma poucas mais de tábuas para baixo também, faz o denominado ATLANTIC FREEDOM TOUR 2007, tendo estado por estes dias em Lisboa, na Doca do Espanhol, Local lindissimo, junto ao BLUE MOON

22 outubro 2007

BLUE MOON SHUTTLE

Próximo da marca do seguro, em pela acção no mar de Cascais. Poucos minutos após estas imagens, estávamos a tomar o pequeno almoço, no convés, a divertir-nos com as gaivotas, e a saborear um " bacon à antigo", com uns ovos mexidos e uma canecas de café com leite, de morrer. Por isso , hou viagens a terra!!! Pão do dia.

O SOL EM OUTUBRO

O tempo tem destas coisas; Mais cedo ou mais tarde vamos ouvir alguns arautos das desgraças, a falar nas mudanças, que este Verão de Inverno é o principio do fim do mundo, e mais uma série de patacoadas, que lhes vão dar, com toda a certeza, alguma (triste) notoriedade. Mas até lá, vamos gozar este tempinho do Senhor, ou com dizem os alemães: Estáumtempodocaraças!!!!

A MARGEM SUL

Parte da fortaleza da Trafaria e o Antigo Lazareto.
O futuro do Porto de Lisboa

A FROTA PESQUEIRA

Até parece uma tarde nos Virgin Rocks em dia bom.
A fotoghrafia de baixo mostra a junção das águas em S.Julião da Barra. De facto, ali começa o MAR.

AQUI JAZ

Aí temos mais um novo padrão, deixado por intérpidos marinheiros, do sec.XXI.
O Armador desinteressou-se pelo navio, é cara a sua remoção. A seguradora , essa , quer lá saber!!!!
O estado da nossa Marinha de Pesca

15 outubro 2007

CASCAIS DE AMARELO

Olá AVERNAVIOS!!!
Qual é a armação do Yellow?? PArece o PIU-PIU!!!!!

ALCANTARA - FRENTE DE RIO

Vou tentar começar com a discussão do TERMINAL DE CONTENTORES em Alcantara, versus SANTA APOLÓNIA.
Frontalmente contra a instalação/manutenção deste terminal. É o local histório dos antigos terminais de passageiros, de que todos nos recordamos. Vamos mantê-lo assim!
Peço desculpa da fotografia, mas para caber todo este pedaço de Lisboa, tive de encolher.