domingo, setembro 30

ANO 2000 EM LISBOA, VISTO DE 1904

Repare-se nesta jóia, da autoria do Sr. Arq. Pedro Vasconcelos, e que é a reedição de um artigo ilustrado publicado em 1904.
"...Os balões e as machinas voadoras Quanto ao porvir dos globos aerostáticos, creio como Santos Dumont, que o problema está em inventar um motor de tanta energia e tão leve quie, sem necessidade de aumentar a força ascencional do aerostato, este possa luctar contra o vento. Tenho a convicçlão xde que há de realisar isto o homem que invente um motor de dynamite ou de algodão polvora. Peso por peso, há explosivos que conteem cem vezes mais energia do que o petroleo ou o alcool, e que podem ser utilisados, creando uma serie de diminutas explosões de dynamite dentro dos cilindros.......

Ó PR'A ELES....

Ainda são daquele final de tarde feliz.
Ontem também foi dia de São Blue Moon I, com arranjos vários.
Está in " pristine condition" para o navego.

sexta-feira, setembro 28

VULCÕES

Sabia que tinha estas imagens por aqui. Foram surripiadas da net, de um blog que há-de ter a ver com vulcões.
Nem consigo imaginar o " CAGAÇO" desta gente, a navegar com isto....

SUNSET BOULEVARD

Ali, quem vem de Xabregas, mas do outro lado????
Até doía, mas foi......

terça-feira, setembro 18

NOTICE TO ALL

O pão do costume, bem como outras coisas, esperam pelos passageiros. Proximo destas datas, temos a primeira leva de emigrantes portugueses ( continentais) para as Americas, que eram uma ilha.

Ó MAR

Ó mar salgado
Quanto do teu sal
Não é do bacalhal
Lá para os meus lados, é mais " sáu" e " bacalháu", mas também está bem.
Isto do mar, tem mais a ver com os olhos de quem vê. Mas é sempre bonito, mesmo quando está furioso, como nesta imagem.

quarta-feira, setembro 12

A EMPOSTA PARTE II

Ei-los!!!!

O DIA EM QUE A TERRA PAROU

Tenho uma teoria:

- Como todos nós já desconfiávamos, e ao contrario do que nos querem fazer crer, a Terra está parada, paradinha, há muitos milhões de anos. Chegou a rodar, um pouco, talvez até muito, mas depois, como um pião, foi perdendo a força e deixou de girar.

E só se mantém de pé, direita da silva , graças ao peso do gelo na Antárctica, que é de tal forma enorme, que sustem na vertical , ou quase, a nossa muito amada Terra. Isto tudo me contou a Dª Ana Tólia, senhora de muitas posses, ali para os lados das Espanhas, mas mais à frente. Como as fotografias cabalmente demonstram, o “ deixar de girar “ foi de tal forma violento, que, com a inércia , muita da Terra encaraquilhou, ficando neste estado. Ao mesmo tempo, com a travagem, as águas do Atlântico saltaram, deixando grande parte deste enorme oceano em estado de maré vazia, enquanto a água navegava pelos ares ( para a direita, como o encaraquilhamento) indo aterrar no Mediterrâneo; Felizmente que quando o Atlântico chegou ao Mediterrâneo, este já lá não estava, evitando-se assim uma tragédia sem precedentes. De facto, o Mediterrâneo sob o mesmíssimo efeito, saiu desarvorado, rumo a Leste, indo aterrar mo Mar vermelho, Mar de Aral, Mar Negro, etc.

É essa a verdadeira génese doas mares interiores.

segunda-feira, setembro 10

À EMPOSTA

" Cacei" estes alliens à emposta, para o Sul. Nem tinha reparado neles...
O que são??

DE CABEÇA

Pelos buracos na rochas, consegue-se identificar o local; Mergulho, caça, pesca????
Quem sabe?

O OUTRO ESPICHEL

Ou como NORMALMENTE não se vê; Para baixo, levamos fogo no rabo, com a pressa de chegar às imperiais de Sines ou de Lagos; Também normalmente, são 30 nós na alheta.
Para cima, vem tudo farto, e quanto mais depressa melhor; Fogo à peça , que é o que se ouve mais. Desta vez, e com a benevolencia do armador do Celta Morgana, andámos " por lá". E paga o trabalho.

METEOROLOGIA

No seu afã de prever o futuro, o Homem tem destas coisas: " Probable Nor'easter to sou'west winds, varying to the southward and westward and eastward and points between; High and low barometer, sweeping round from place to place; Probable areas of rain, snow, hail and drought, succeeded or preceded by earthquakes with thunder and lightning." Mark Twain Eu acrescento: Mai nada.......

terça-feira, setembro 4

FIM DO DIA

Foi por aqui que o SOL se desdediu de nós; Já estavamos bastante próximos da marina, e por isso também lhe desejámos uma boa noite. Mas arriou-se com o que tinha de melhor para se despedir. E os marinhairos calejados lá vão dizendo: -Rosado sol-posto Cariz bem disposto E assim foi.

VISTO DE BORDO

Um arco já razoável do horizonte próximo, do nosso barco.

segunda-feira, setembro 3

CASCAIS LISBOA

Com o telemóvel.
Depois de saciados de conversa e de comida, após roermos as casacas de conhecidos e politicos, amigos e outros, lá nos metemos ao caminho. Durante este sabado com o Manel, ( ele é engenheiro de papel passado), estudámos e testámos o sistema de arinque, com pesos que mais tarde explico; Vou registar a ideia primeiro. Pena é que íamos perdendo a bóia, mas isso é outra história; Valeu-nos a caridade alheia, que ao ver aparelho tão redondo não hesitou em questionar:
- Para que é isso??
- Para ajudar o ferro , berrámos; Devia ter elucidado mais o senhor, mas passou.
Depois, dizia eu, foi com este Oeste de 8 ou 9 nós, que nos metemos ao caminho. Pau de spi a segurar o estai, grande toda aberta, piloto automatico no seu posto, e aí vão eles, à desfilada; Os três: O Manel, eu e o piloto.
Parece que o ManelFS gostou.