29 agosto 2006

O ERNESTO E O JOHN

Até que pode ser um bom rapaz, mas vem danado com a vida....

E todos os que fazem do mar a sua vida, ou a sua paixão, temem estes encontros, que normalmente são únicos . Nesta imagem o caminho esperado; Mas não se pense que estas coisassó acontecem no Atlantico e nas Caraíbas; Lá ao lado, do outro lado da lingua de terra, a mesmissima coisa, só que lá já vai no (J)OHN , 11 E.

Vejam lá essas gentes, como vivem....

28 agosto 2006

O REGRESSO

E como tudo o que é bom acaba depressa e a a saladinha de ovas com azeite transmontano e vinagre do pingo doce também estava a dar as ultimas, despachámops as ultimas cervejinhas geladinhas, e vai no ir para lisboa , a aproveitar alguma agua ( muito pouca, de facto).

DELMAR CONDE

O Delmar Conde , há muitos anos a fazer barcoletas, fantásticas para a Ria de Aveiro, ( digo eu ,que sou de lá), os DC /$=, o que com a tecla Caps Lock em baixo dá 740 , construiu este 12 metros , embarcação rapidissima ( nas popas é demais, segundo dizem), que ele e os filhos , e com a ajuda de alguns amigos , tripulam de forma brilhante; Desta vez, e, Cascais, a coisa não terá corrido tão bem, mas já não tem de demonstrar nada, especialmente, quem vem das classificações da regata à Madeira e de Lagos.
Parabéns!!!!!

O DC 1200, foi desenhado também por Delmar Conde. Há já uma versão de grande turismo (?), passe a publicidade.

27 agosto 2006

OS DRAGÕES DE CASCAIS

Roupita de inverno, pois claro!

AO LARGO DE CASCAIS

Mais vento houvera, mais vento levara.....

AO LARGO DE CASCAIS

QUEBRAMAR - CHRYSLER - 27AGO06

Eu já não via tanto vento junto, desda a ultima nortada do leste, que apanhei no sul de Espanha..... Bolas

QUEBRAMAR - CHRYSLER

Os AMIGOS do Quebramar Cidade de Lagos, desta vez bateram o pé e ficam em segundos, encostadinhos ao primeiro; MAs ainda lá vão. A tarde esteve especialmente ventosa, o que fez uns escaldões dos tesos; 3o nózes, e sempre bem acima dos 25. Mas as imagens dizem mais

17 agosto 2006

BARCAÇAS VOLTAM AO TEJO- Mas ainda não sabem....

"Sempre existiram barcaças no Tejo, só que alguém achou que não interessava e deixou-se cair o trafego de barcaças"

"! Se não existirem interessados para para a exploração deste tipo de transporte, a A.P.L. está disponivel para o fazer....."

" ... O projecto ainda não foi apresentado ao sector.... " "... faz parte do plano estratégico para o Porto de Lisboa..."" " Já há interessados no negócio...."

Isto , encontra-se na imprensa ;Po rtuguesa, pelo menos; Preocupa-me o facto da APL ter um plano estratégico, que só por si é mau; Com toda a certeza que a quebra do tráfego dos batelões, foi um plano estrtégico, só que de outra "avis rara", aterrada no mundo portuario; Agora temos estratégia mas ninguém sabe..... BOA! Cada tiro, cada melro. Mas já há interessados ; Quem perguntam vocês???

O Harry Potter, o Capitão America, O Super Homem, e mais alguns super heróis e mágicos reconhecidos ; BOA!!!!

Lisboa, com os seus paquetes, ( mais do que Madrid, segundo dizem) a serem abastecidos por fornecedores espanhóis e holandeses, com alemães e belga à mistura; Éstratégia, diriam uns conhecidos meus.....

10 agosto 2006

A " NOVA" TRANSAT JESTER CHALLENGE

Incomodados com o facto de não poderem participar na Transat dos nossos dias, um grupo forte de marinheiros de varios países decidiram continuar com o espirito que em tempos norteou a OSTAR ( Observer Single Handed Trans-Atlantic Race); Assim surge o Jesper Challenge, com saida de Plymouth e chegada a Rhode Island. Isto tudo tem de ser feito numa barcoleta de 30 pés no maximo.
Em 1960 , na primeirissima OSTAR, 5 embarcações partiram e cinco chegaram, sendo que quatro delas tinham à volta de 8 metros ( 26 pézes), sem a sofisticação dos dias de hoje. Acreditam que todos têm o direito de navegar e atravessar o atlantico , sem terem de se submeterem a regulamentos. É uma opinião; Mas já sairam, já estão no BIG BLUE´. A peça mais elaborada que estas barcoletas têm, é , pasmem, o leme de vento; Basta dizer que usam normalmente uma só bateria, um painel solar, e 3 leds de navegação ( faróis de) . Largaram 10 de 13 inscritos , 7 Britânicos, 1 Francês, 1 Australiano ( Have a foster, mate....) e um Keniano. A barcoleta maior é um BENETEAU FIGARO 1 de 30 pézes.
Texto vergonhosamente copiado e horrivelmente mau traduzido da revista PRACTICAL BOAT OWNER ^de Agosto

09 agosto 2006

O ARCO DA SENHORA DO PRANTO

Estas imagens têm, entre elas, alguns anitos ( bastantes , e não é por acaso); Fizeram o imaginario de muitos durante muito tempo. Mas a sua história: Havia dois: O do Ti Casimiro e o do Ti Barreto; Com a ajuda indispensável da garotada, uns dias antes dos festejos, eram colocados no ar, com grande algazarra e direito a foguetorio e tudo, os dois arcos, que, delimitavam mais ou menos, a zona dos festejos; Eram como Portas da Festa; O Ti casimiro, junto à Capela, colocava o seu; já velhinho, mas sempre muito cuidado; Lá mais rua acima , justamente em CIMO DE VILA, o Ti Barreto também se achava com direito a festança, e por isso vai de encavalitar o seu arco, mais novo mas tão bem arreado como o Ti Casimiro, em dois buracos feitos na estrada, que ao tempo era de paralelos. Era a zona de passeio, onde se davam voltas intermináveis, para a frente e para trás, a parecer sem rumo certo, mas sempre com a mira em alguém do outro sexo; Ainda era assim! Nós, os garotos, éramos os reis da festa, desta nossa, que começava e acabava antes da outra, dos adultos; De manhã, lá pela fresca das 8 horas, já todos esperávamos com uma caneca de “café do saco “ no estômago, e uma carcassa engolida à pressa, que o arco não podia esperar; Suávamos como todos, e no fim ainda tínhamos força para ir correr atrás das canas dos foguetes, muitas vezes com os donos das terras atrás de nós, com uma ameaçadora vara ao alto.

01 agosto 2006

CALDO ENTORNADO

Orça, Orça.... ÓÓÓÓRÇAAAAAA!

A SUSTENTAVEL VERDADE

Pois, para que não digam que a tripulação do Blue Moon só come e dorme, aqui estão duas (2) imagens que provam exactamente o contrario; Aqui está escarrapachado, o preto no branco, ( o branco no preto ???) , que esta valorosa tripulação também se desloca ( e bem ) para os locais onde como e dorme, claro!!!!!

REJUBILEMOS

Esta fotografia torna o facto oficial. Portugal está maior, no caso mais largo, mas isso pouco importa, o que conta é que está maior:
-O que se apercebe na fotografia, é a areia da " ilha do Bugio ", que há uns anos a esta parte tem andado arredia, e de quem já se dizia que tinham sido os espanhóis que a tinham tirado, para assim tornarem o país mais barato e logo mais apetecível a uma futura OPA .

A DIMENSÃO HUMANA

Para se juntar ao post seguinte, e só para se reparar com atenção na dimensão que os navios tomaram, ou como somos sempre iguais....

VALHA-ME DEUS!!!!!

Por acaso, e como passei muito próximo deste bisonte ( ou o contrario) , reparei que o calado médio era cerca de 8,5 metros; Repare-se na altura do menino, e digam-me lá se não há-de andar muitos dias com o motor desligado.....
Também por acaso, são dois já os casos que conheço de navios destes que se deitam; Ora não sendo daquela terrinha, porque será???

REGATA À MADEIRA

Não sei o que era, mas ouvi que era a largada

de uma regata até à Madeira ; A armada estava lá

para os acompanhar; Estranhei serem tão poucos.

Provavelmente são bons.