sexta-feira, fevereiro 22

LABRINCHA

O N/M LABRINCHA, de 377 GT e 40 ,5 metros de comprimento de sinal, foi construído em 1902 por Bornholms Maskinfabrik, Ronne, Dinamarca, como o Lugre Patacho de 3 mastros Johannes. Em 1918 recebe um motor auxiliar, e é vendido para a Finlandia, para Mariehamm. Em 1937 torna-se o Nossa senhora dos Anjos, da Mutualista e em 1952 o Labrincha, de Labrincha e Filho, Lda, Lisboa. Em 1958 passou a chamar-se S. Silvares, de Lisboa e 1967 AMISIL, da COMPONAVE, também em Lisboa. 1992 foi o ano em que foi desmantelado, ainda em Lisboa, possivelmente no Seixal. Enquanto Labrincha, transportou bacalhau salgado verde da Terra Nova para Portugal.

2 comentários:

Anónimo disse...

No meio de tanta alteração de nacionalidade, de propriedade, de nome e de características, sinal de uma intensa actividade, navegando pelos mares desta nossa Terra, impressiona os seus 90 longos anos de vida!

E que ricas estórias não deveria ter para contar a história deste magnífico navio, que à semelhança de muitos outros, lá foi parar ingloriamente ao "matadouro", perdendo-se certamente mais uma excelente oportunidade de preservar mais um pouco a nossa memória marítima.

Como nos devemos sentir tristes e envergonhados ao ter conhecimento destes casos. País de marinheiros...

garina do mar disse...

e "Nossa Senhora dos Anjos" o meu colégio ;)