sexta-feira, fevereiro 15

A FAINA

Não lhe sei o nome; Não é , no entanto, uma fotografia vulgar de se ver. Uma muleta a trabalhar.... Note.se o mastro a dizer francamente para vante.

5 comentários:

Laurus nobilis disse...

Segundo o livro "Veleiros de Portugal", este barco de pesca existia já no século XVIII e pescava entre os Cabos da Roca e Espichel... É uma magnífica fotografia, deveras curiosa!

garina do mar disse...

a 1ª vez que ouvi falar da muleta foi no Seixal e já não havia!!
são uns barcos estranhos... não sei se gosto...

Marieke disse...

É...são mesmo estranhos..ainda há pouco tempo vi um programa inglês..sobre pesca pelágica...que usavam estes barcos...é pá ..aquilo balançava muito...são barcos desenculatrados.....opinião de leiga

joão marinheiro disse...

As Muletas eram uns barcos fantasticos que praticavam a pesca de arrasto lateral, movidos pela força do vento e das velas, quanto mais vento menos pano, podiam envergar até 11 velas, eram muito comuns no estuário do Tejo e tambem na costa. Aquando da espo 98 equacionou-se a construção de uma replica, projecto que não medrou, preferindo-se fazer o mau trabalho de recuperar a fragata, que deu para encher os bolsos a muitos tubarões/espertalhões...e que hoje apodrece, porque em vez de se pedir a opinião a quem sabe de cosntrução naval inventou-se, e agora é vero o casco na parte cobreada todo podre...enfim...
Abraço deste lado e parabens pelo teu fantastico blog.

Anónimo disse...

A Muleta é hoje o principal símbolo do concelho do Seixal. Ela está em evidência no brasão do município e, em tempos idos, navegava pelo Tejo em busca de peixe.